Direito Administrativo exercícios
52 pág.

Direito Administrativo exercícios


DisciplinaIntrodução ao Direito I86.583 materiais502.542 seguidores
Pré-visualização30 páginas
C) O princípio da gestão participativa, que confere ao administrado interessado em determinado serviço público a possibilidade de sugerir modificações nesse serviço, não guarda relação com o princípio da eficiência.
D) A imparcialidade e a neutralidade do agente administrativo na prática dos atos não contribuem para a efetivação do princípio da eficiência.
E) A transparência dos atos administrativos é um importante aspecto do princípio da eficiência na medida em que coíbe a prática de atos que visam à satisfação de interesses pessoais.
(PC/RN DELEGADO SUBSTITUTO CESPE/2008) Acerca dos princípios de direito administrativo, assinale a opção incorreta.
A) Não se trata de exigência desproporcional e desarrazoada a cláusula que determina que conste nos comunicados oficiais o custo da publicidade veiculada.
B) Não pode ser invocado o princípio da isonomia com o pretexto de se conseguir a manutenção de benefício ilegalmente concedido a servidor.
C) Os princípios gerais regentes da administração pública, previstos na CF, podem ser invocados no âmbito da administração de pessoal militar.
D) O princípio da legalidade, no Brasil, significa que a administração nada pode fazer senão o que a lei determina.
E) A rigor, o princípio da finalidade não é uma decorrência do princípio da legalidade, correspondendo à aplicação da lei na conformidade de sua razão de ser.
A respeito do direito administrativo, julgue os itens seguintes.
(STF ANALISTA ADMINISTRATIVO CESPE/2008) A CF confere aos particulares o poder de controlar o respeito ao princípio da moralidade pela administração por meio da ação popular.
(STF ANALISTA ADMINISTRATIVO CESPE/2008) Os princípios da razoabilidade e da proporcionalidade estão previstos de forma expressa na CF.
(STF ANALISTA ADMINISTRATIVO CESPE/2008) Nos municípios em que não exista imprensa oficial, admitese a publicação dos atos por meio de afixação destes na sede da prefeitura ou da câmara de vereadores.
(STF ANALISTA ADMINISTRATIVO CESPE/2008) Nos processos administrativos, em decorrência do princípio da verdade material, existe a possibilidade de ocorrer a reformatio in pejus.
(CGE/PB AUDITOR DE CONTAS CESPE/2008) Em relação ao princípio da moralidade administrativa, assinale a opção correta.
A) A moralidade administrativa, por traduzir conceito jurídico indeterminado, não se submete, em sua acepção pura, ao controle judicial.
B) Na realização de ato administrativo, o agente público não precisa observar o princípio da moralidade administrativa para condutas entre órgãos da administração direta e da indireta.
C) Na prática de atos administrativos vinculados, o administrador não está obrigado a observar a moralidade administrativa, mas apenas os limites previstos em lei.
D) A moralidade administrativa surgiu inicialmente como explicação para o controle jurisdicional do desvio de poder.
E) A veiculação de propaganda de obra pública que promova o administrador público, se autorizada por lei, não implica violação da moralidade administrativa.
(FUNDAC/PB ADVOGADO CESPE/2008) Os princípios fundamentais da administração pública previstos de forma expressa na Constituição Federal não incluem o da
A) moralidade.
B) publicidade.
C) legalidade.
D) proporcionalidade.
(HEMOBRAS ANALISTA DE GESTÃO CORPORATIVA ADMINISTRADOR CESPE/2008) Pode o administrador público, em situações específicas, excetuar a aplicação do princípio da publicidade.
(HEMOBRAS ANALISTA DE GESTÃO CORPORATIVA ADMINISTRADOR CESPE/2008) O princípio da eficiência impõe ao administrador público a obtenção da plena satisfação da sociedade a qualquer custo.
(HEMOBRAS ANALISTA DE GESTÃO CORPORATIVA ADMINISTRADOR CESPE/2008) O princípio da impessoalidade prevê que o administrador público deve buscar, por suas ações, sempre o interesse público, evitando deste modo a subjetividade.
(HEMOBRAS ANALISTA DE GESTÃO CORPORATIVA ADMINISTRADOR CESPE/2008) O administrador público que se utiliza da divulgação de uma obra pública para realizar sua autopromoção viola o princípio da publicidade.
(HEMOBRAS ANALISTA DE GESTÃO CORPORATIVA ADMINISTRADOR CESPE/2008) O ato administrativo que contrarie o princípio da legalidade só poderá ter sua invalidade decretada pelo Poder Judiciário.
(MDS ATIVIDADE TÉCNICA DE SUPORTE CESPE/2008) A licitação destina-se a garantir a observância do princípio constitucional da isonomia e a selecionar a proposta mais vantajosa para a administração. Caso inexista viabilidade de competição, a licitação será dispensada.
(ME COMUM A TODOS OS CARGOS NÍVEL SUPERIOR CESPE/2008) Legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência são princípios constitucionais da administração pública.
(MPE/RR OFICIAL DE DILIGÊNCIAS CESPE/2008) Apesar de não estar previsto expressamente na Constituição Federal, o princípio da eficiência é aplicado na administração pública por força de lei específica.
(MDS ATIVIDADE TÉCNICA DE SUPORTE CESPE/2008) Caso a administração pública tenha tomado uma providência desarrazoada, a correção judicial embasada na violação do princípio da razoabilidade invadirá o mérito do ato administrativo, isto é, o campo de liberdade conferido pela lei à administração para decidir-se segundo uma estimativa da situação e critérios de conveniência e oportunidade.
Cada vez mais as organizações públicas buscam instrumentos de gestão que possibilitem o alcance de resultados que vão ao encontro de objetivos sociais. Esses objetivos são avaliados a partir de pressupostos de eficiência, eficácia e efetividade. Julgue os itens a seguir, a respeito da avaliação e da mensuração do desempenho governamental e dos processos participativos de gestão pública.
(MS TÉCNICO DE NÍVEL SUPERIOR DIREITO CESPE/2008) Efetividade se relaciona com a conquista dos objetivos desejados por determinada ação estatal, sendo irrelevantes os meios e mecanismos utilizados para se atingir tais objetivos.
(MS TÉCNICO DE NÍVEL SUPERIOR DIREITO CESPE/2008) Eficácia na área pública afere em que medida os resultados de uma ação trazem benefício à população.
(PGE/PB PROCURADOR CESPE/2008) O princípio da eficiência, introduzido expressamente na Constituição Federal (CF) na denominada Reforma Administrativa, traduz a idéia de uma administração
A) descentralizada.
B) informatizada.
C) moderna.
D) legalizada.
E) gerencial.
Uma concessionária de serviços telefônicos, empresa privada, suspendeu o fornecimento do sinal de telefone da residência de Paulo, após notificá-lo da falta de pagamento das faturas referentes aos meses de abril e maio de 2008. Paulo alegou, perante a concessionária, que, nesse período, estava viajando, não promovendo qualquer ligação, fato esse constatado pela concessionária, já que lhe foi cobrado somente o valor mínimo.
(STJ ANALISTA ADMINISTRATIVO CESPE/2008) Conforme a lei de regência, essa suspensão do sinal de telecomunicação foi indevida, diante do princípio da continuidade do serviço público.
(STJ ANALISTA ADMINISTRATIVO CESPE/2008) O valor cobrado pela concessionária caracteriza-se como taxa de serviço público, a qual pode ser cobrada pela efetiva ou potencial utilização do serviço público, já que o mesmo estava à disposição de Paulo.
(TCE/AC ANALISTA DE CONTROLE EXTERNO CESPE/2008)Assinale a opção correta a respeito dos princípios da administração pública.
A) O princípio da legalidade tem por escopo possibilitar ao administrador público fazer o que a lei permitir. No entanto, esse princípio não tem caráter absoluto, uma vez que um administrador poderá editar um ato que não esteja previsto em lei, mas que atenda ao interesse público.
B) O princípio da moralidade administrativa está relacionado com o princípio da legalidade, mas pode um ato administrativo ser considerado legal, ou seja, estar em conformidade com a lei, e ser imoral.
C) O princípio da publicidade não se aplica aos julgamentos realizados por órgãos do Poder Judiciário, uma vez que