Direito Administrativo exercícios
52 pág.

Direito Administrativo exercícios


DisciplinaIntrodução ao Direito I82.429 materiais496.281 seguidores
Pré-visualização30 páginas
(PC/ES AGENTE DE POLÍCIA CESPE/2008) A autarquia em questão é uma entidade que faz parte da administração pública indireta do Estado.
1.4.1 \u2013 Organizações Sociais
(OAB CESPE/2007.1) Acerca das entidades paraestatais e do terceiro setor, assinale a opção correta.
A) As entidades do denominado sistema S (SESI, SESC, SENAI, SENAC) não se submetem à regra da licitação nem a controle pelo TCU.
B) As entidades paraestatais estão incluídas no denominado terceiro setor.
C) As organizações sociais são pessoas jurídicas de direito privado, sem fins lucrativos, instituídas por iniciativa de particulares, para desempenhar atividade típica de Estado.
D) As organizações da sociedade civil de interesse público celebram contrato de gestão, ao passo que as organizações sociais celebram termo de parceria.
(SEGER-ES ESPECIALISTA EM POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO GOVERNAMENTAL CESPE/2007) A Emenda Constitucional n.º 19/1998, que trata da reforma administrativa, introduziu os entes de cooperação, ou paraestatais, denominados de 3.º setor, que fazem parte da administração pública indireta.
(TRF 5ª REGIÃO JUIZ FEDERAL SUBSTITUTO CESPE/2007) A qualificação de entidades como organizações sociais e a celebração de contratos de gestão tiveram origem na necessidade de se desburocratizar e otimizar a prestação de serviços à coletividade, bem como de se viabilizarem o fomento e a execução de atividades relativas às áreas especificadas na Lei n.º 9.637/1998, como ensino, pesquisa científica, desenvolvimento tecnológico, proteção e preservação do meio ambiente, cultura e saúde.
(TRF 5ª REGIÃO JUIZ FEDERAL SUBSTITUTO CESPE/2007) O quarto setor é o espaço institucional que abriga um conjunto de ações de caráter privado, associativo e voluntarista e, em geral, estruturado e voltado para a geração de bens e serviços públicos de consumo coletivo.
(TRF 5ª REGIÃO JUIZ FEDERAL SUBSTITUTO CESPE/2007) A ação de controle do Estado sobre organizações do terceiro setor que recebem, utilizam e gerenciam recursos públicos está amparada na Constituição Federal. Com o controle estatal, objetiva-se assegurar não apenas a regular aplicação dos recursos públicos transferidos, mas também a observância dos princípios da legitimidade e da economicidade na aplicação desses recursos, de forma a preservar o bem público, a correta identificação dos beneficiários e a minimização dos custos dos recursos utilizados na consecução das atividades, sem comprometimento dos padrões de qualidade, buscando-se, em suma, a eficiência alocativa do dinheiro público.
Acerca do denominado terceiro setor, julgue o item que se segue.
(AGU ADVOGADO DA UNIÃO CESPE/2008) As entidades de apoio são pessoas jurídicas de direito privado sem fins lucrativos, que podem ser instituídas sob a forma de fundação, associação ou cooperativa, tendo por objeto a prestação, em caráter privado, de serviços sociais não exclusivos do Estado. Tais entidades mantêm vínculo jurídico com a administração pública direta ou indireta, em regra, por meio de convênio. Por sua vez, os serviços sociais autônomos são entes paraestatais, de cooperação com o poder público, prestando serviço público delegado pelo Estado.
Regulamentando dispositivo previsto no inciso XXI do art. 37 da Constituição Federal de 1988 (CF), a Lei n.º 8.666/1993 veio a dispor, em substituição ao Decreto-lei n.º 2.300/1986, para todos os entes da Federação, da administração direta e indireta, sobre as compras, alienações, concessões e permissões de serviços públicos, bem como sobre obras, serviços e locações da administração pública. Como objetivo maior dessa lei, tem-se a seleção da proposta mais vantajosa para a administração, respeitando a isonomia entre os participantes do certame. Com relação ao procedimento licitatório e sua concretização via a
contratação, julgue os itens:
(ANATEL ANALISTA ADMINISTRATIVO CESPE/2008) Por não fazerem parte da administração pública direta, ou mesmo indireta, e terem recursos exclusivamente das empresas privadas, as entidades componentes do sistema S conseguiram, recentemente, reverter, a seu favor, posicionamento do Tribunal de Contas da União (TCU) que dispunha sobre a obrigatoriedade de observância dos princípios licitatórios às entidades integrantes desse sistema.
Acerca das organizações sociais (OS) e das organizações da sociedade civil de interesse público (OSCIP), julgue os itens a seguir.
(MMA ANALISTA AMBIENTAL ADMINISTRAÇÃO CESPE/2008) Uma das características dos contratos firmados entre a administração pública e as OS é a obrigatoriedade de realizar licitação para selecionar aquela efetivamente qualificada para a prestação de determinado serviço público.
(MMA ANALISTA AMBIENTAL ADMINISTRAÇÃO CESPE/2008) As OSCIP \u2014 que podem atuar na preservação e conservação do meio ambiente e promoção do desenvolvimento sustentável \u2014 são criadas para assumir a responsabilidade pela execução de serviços públicos, com vistas à extinção de órgãos ou entidades da administração. O vínculo das OSCIP com a administração pública se estabelece por meio de termo de parceria e elas não estão impedidas de obter lucros.
(AUGE/MG AUDITOR INTERNO CESPE/2008) De acordo com a Lei n.º 9.790/1999 \u2013 Lei das Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIPs), é correto afirmar que
A) as pessoas jurídicas de direito público podem qualificar-se como OSCIPs.
B) as sociedades comerciais podem qualificar-se como OSCIPs. 
C) o deferimento ou indeferimento ao pedido de qualificação de uma organização como OSCIP é atribuição de competência do Ministério da Fazenda.
D) pessoa jurídica de direito privado que disponha dentre seus objetivos sociais a finalidade de promover a segurança alimentar e nutricional poderá, nos termos da Lei, qualificarse como OSCIP.
E) uma organização social pode também ser qualificada como OSCIP.QUESTÃO
1.4.2 \u2013 Autarquias
Considerando que a ANVISA é uma autarquia federal, julgue os itens a seguir.
(ANVISA TECNICO ADMINISTRATIVO CESPE/2007) A ANVISA não é imune ao pagamento de taxas instituídas pelos estados e pelo Distrito Federal.
(ANVISA TECNICO ADMINISTRATIVO CESPE/2007) Compete aos técnicos administrativos da ANVISA a formulação e a avaliação de planos, programas e projetos relativos às atividades de regulação realizadas pela agência.
(ANVISA TECNICO ADMINISTRATIVO CESPE/2007) A ANVISA é uma entidade da administração indireta federal, dotada de personalidade jurídica própria.
(ANVISA TECNICO ADMINISTRATIVO CESPE/2007) Aplicam-se à ANVISA os princípios administrativos da moralidade, da eficiência e da autotutela.
(ANVISA TECNICO ADMINISTRATIVO CESPE/2007) A ANVISA é subordinada ao Ministério da Saúde (MS).
(ANVISA TECNICO ADMINISTRATIVO CESPE/2007) O cargo de presidente da ANVISA é privativo de brasileiros natos.
(ANVISA TECNICO ADMINISTRATIVO CESPE/2007) A ANVISA é imune ao pagamento de imposto sobre propriedade predial e territorial urbana referente a imóveis utilizados para o exercício de suas competências legalmente definidas.
(ANVISA TECNICO ADMINISTRATIVO CESPE/2007) É vedada a acumulação de um cargo de técnico administrativo na ANVISA com um cargo de técnico administrativo no MS, independentemente de haver compatibilidade de horários. 
Alvarás de pesquisa minerária, concedidos à empresa Zeta Minerações e Pavimentações Ltda., foram revogados pelo Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), autarquia vinculada ao Ministério de Minas e Energia (MME), após o Comando do Exército ter solicitado, sob o fundamento da prevalência do interesse público, permissão para que a área fosse utilizada e explorada pelo 9.º Batalhão de Engenharia e Construções do Exército Brasileiro, tendo em vista a necessidade de que o Exército construísse, diretamente e em local próximo à área em exploração, instalações necessárias ao funcionamento de suas atividades. A empresa, então, solicitou ao ministro de Estado de Minas e Energia que este avocasse o processo administrativo e