Buscar

Roubo art 157CP

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Roubo artigo 157 do Código Penal
“Subtrair coisa alheia móvel, para si ou para outrem, mediante grave ameaça ou violência a pessoa ou depois de havê-la por qualquer meio, reduzindo a impossibilidade de resistência. Pena reclusão de 4 a 10 anos, e multa”.
Objeto jurídico – é um crime complexo, na medida que atinge mais de um bem jurídico: o patrimônio, a integridade física e a liberdade do indivíduo.
Elementos objetivos do tipo – são os mesmo elementos descritos no delito de furto (art. 155 CP):
Subtração como conduta típica
Coisa móvel como objeto material
A circunstância de a coisa ser alheia como elemento normativo 
A finalidade de assenhora mento definitivo, para si ou para terceiros, como elemento subjetivo.
Acrescentado pelo emprego:
Violência – caracteriza-se pelo emprego de força física ou ato agressivo. Ex= agredir a vítima com soco ou chute.
Grave ameaça – violência moral, consiste no prenúncio de um acontecimento desagradável, com força intimidativa, desde que importante e sério. Pode se dar por promessa de morte, lesão ou pratica de violência sexual.
Qualquer outro meio que reduza a vítima a impossibilidade de resistência – essa forma de execução do roubo é também conhecida como violência impropria. E quando o agente subjuga a vítima antes de efeituar a subtração, porém sem emprego de violência física ou grave ameaça. Ex= colocar sonífero na bebida.
Sujeito ativo – qualquer pessoa. Admite coautoria e participação.
Sujeito passivo – o proprietário, bem como o possuidor ou detentor do bem, que sofra prejuízo econômico, e também todos aqueles que sofram a violência ou grave ameaça, ainda que não tenha prejuízo patrimonial.
Consumação – quando o agente retira o bem da esfera de disponibilidade e vigilância da vítima. Entende-se, atualmente, inclusive nos tribunais superiores que o “roubo se consuma no instante em que o ladrão se torna possuidor da coisa móvel alheia subtraída mediante grave ameaça ou violência, não se fazendo necessário para que o agente se torne possuidor saia ele da esfera de vigilância do antigo possuidor” (STF-RV.Crim.4.821-5/SP-Pleno-Del. Ministro Neri da Silveira.DJ 11.10.1991)
Tentativa – É possível. Quando o agente emprega a violência ou grave ameaça e não consegue se apodera dos bens visados.
Classificação – comum, material, de forma livre, comissivo (como regra), instantâneo, de dano, unissubjetivo, plurissubsitente.
Espécies – simples e próprio (caput), improprio (§ 1°), com causa de aumento (§ 2°), qualificado pelo resultado (§ 3°).
Roubo improprio – no roubo improprio, o agente queria inicialmente comete apenas um furto, e já havia, inclusive, se apropriado do bem visado, contudo, logo após a subtração ele emprega violência ou grave ameaça a fim de garantir sua impunidade ou a detenção do referido bem.
Causas de aumento de pena art. 157 § 2° A pena aumenta-se de um terço até a metade:
 I – se a violência ou ameaça é exercida com emprego de arma = arma e todo objeto que tem poder vulnerante (potencialidade lesiva), isto é capacidade de mata ou ferir. Há entendimentos que, simulação de arma, arma de brinquedo, arma quebrada, incapaz de efeituar disparo não se pode reconhecer a qualificadora.
II – se a concurso de duas ou mais pessoas = o autor de roubo, atuando com um ou mais comparsa, devem responder mais gravemente pelo que fez.
III – se a vítima está em serviço de transporte de valores e o agente conhece tal circunstância = de acordo com texto legal, e necessário, que o agente tenha plena ciência de que está roubando alguém que está em serviços de transporte de valor. O presente dispositivo tem por finalidade conferir proteção aos que trabalham com esse tipo de transporte.
IV – se a subtração for de veículo automotor que venha a ser transportado para outro estado ou para o exterior = essa qualificadora só se aperfeiçoa, quando o agente cruza a divisa com outro estado ou fronteira com outro pais.
V – se o agente mantem a vítima em seu poder, restringindo sua liberdade = exige que a vítima seja mantida em seu poder por tempo justificadamente relevante.
Qualificadora - art. 157 § 3° se da violência resultar lesão corporal grave, a pena é de reclusão, de 7 (sete) a 15 (quinze) anos, além de multa; se resulta morte, a reclusão é de 20 (vinte) a 30 (trinta) anos, sem prejuízo da vítima.
Pelo resultado lesão corporal grave = é uma das hipóteses de delito pelo resultado, que se configura pela presença de dolo na conduta antecedente (roubo) e dolo ou culpa na conduta subsequente (lesão corporal grave art. 129 §§ 1,2).
Pelo resultado morte (latrocínio) = é a figura conhecida como latrocínio, que dá quando o agente provoca a morte da vítima durante o roubo. Também se exige dolo na conduta antecedente (roubo), e dolo ou culpa na conduta subsequente (morte).

Outros materiais