Buscar

Fundamentos de Economia e Sustentabilidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Direito
Disciplina: Economia
Fundamentos de Economia
	NOME
	
	RA
	
Atividade Prática Supervisionada 
Anhanguera Educacional
2013
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Responsabilidade Social e Meio Ambiente
Aula-tema 03: O caminho da sustentabilidade
Atividade de Autodesenvolvimento
Trabalho desenvolvido na disciplina Economia apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Pratica Supervisionada, sob orientação do professor Luis Neutzling.
Anhanguera Educacional
2013
Estrutura sugerida para o trabalho
Questão 1: O que é Economia e quais são seus principais conceitos?
Resposta: Economia é a ciência social que estuda de que maneira a soiedade decide empregar reursos produtivos escassos na produção de bens e serviços, de modo a distribuí-los entr as várias pessoas e grupos da sociedade, a fim de satisfazer as necessidades humanas. 
Conceitos: Ciência social (estudo da teoria econômica), Escolha ( escolha entre as alternativas de produçãoe de distribuição), Escassez (Recursos produtivos ou faltores de produção limitados), Necessidades (As necessidades da população são ilimitadas e sempre se renovam), Recursos ( Reursos limitados contrapondo-se a necessidades humanas ilimitadas), Produção ( fatores de produção), Distribuição( partilhar os bens e serviços para as várias pessoas). 
Questão 2: Definir os principais problemas economicos e os principais sistemas econômicos.
Resposta:Problemas econômios: O que e quanto produzir (A sociedade terá que escolher quais produtos serão produzidos e as respectivas quantidades a ser fabricadas), Como produzir (A sociedade terá que escolher quais recursos de produção serão utilizados para a produção de bens e serviços, dado o nivel tecnológico existente. Os produtores escolherão aquele metodo que tiver menor custo de produção possível), Para quem produzir (A sociedade terá que decidir como seus membros participarão da distribuição dos resultados e de sua produção. A distribuição da renda dependerá não dó da oferta e da demanda nos mercados de serviços produtivos, mas também da repartição inicial da propriedade e da maneira como ela se transmite por herança).
Sistemas econômicos:
- Capitalista: Regido po forças de mercado, predominando a livre iniciativa e a propriedade privada dos fatores de produção.
- Socialista: As questões economicas fundamentais são resolvidas por um órgão central de planejamento, predominando a propriedade pública dos fatores de produção, hamados nessas economias de meios de produção. 
Questão 3: Conceituar, de forma clara e concisa, o Mercantilismo e a Fisiocracia.
Resposta: Mercantilismo: Primeira escola econômica tinha preocupações sobre concentração de bens de uma nação. Havia princípios de desenvolvimento do comércio exterior e acumular metais preciosos. O governo de um país seria mais forte e poderoso quanto mais riqueza tivesse, assim desencadeou guerras, acentuou o nacionalismo e manteve o Estado nos assuntos econômicos. 
Fisiocracia: Escola de pensamento Francesa defendia que a terra era a única fonte de riquezas e que havia uma ordem natural que fazia com o que o universo fosse regido por leis naturais, absolutas, imutáveis e universais, desejadas pela Providência Divina para a felicidade dos homens. Surgiu como reação ao mercantilismo, pois acreditava que era desnecessária a regulamentação governamental. A lei da natureza era suprema e tudo o que fosse contra ela seria derrotado. A riqueza consistia em bens produzidos com a ajuda da natureza em atividades econômicas.
Questão 4: Elaborar um relatório acerca dos conceitos fundamentais das leitura já realizadas, incluindo o conceito da Teoria Neoclássica e da Teoria Keynesiana.
Resposta: 
 Desde a atiguidade até a primeira escola econômica os estudos sobre economia eram muito vagos, deixando de lado a parte real monetária de fora e buscando a parte ética e moral da economia e como ela em si afetava a vida das pessoas. Porém mesmo sem ter consciência a necessidade de produção e distribuição de serviçoes e bens estavam presentes na vida dos cidadãos da época mercantilista. 
 A Fisiocracia veio para quebrar dógmas e mostrar que era a natureza que forneciam os alimentos e recursos necessários e portanto o controle obscessivo e o extremo poder do Governo era desnecessário. 
 Mais adiante sistemas econônicos entraram em conflitos disputando poder, por um lado o Capitalismo e o outro o Socialismo. Ao invés de procurar soluções para problemas como a escassez de produtos as potências entraram na chamada Guerra Fria. 
 A teoria neoclássica formalizou a analise econômica, principalmente da microeconomia. A crença na economia de mercado e em sua capacidade autorreguladora fez com que os teórios não se preocupassem tanto com a política e com o planejamento economico. A teoria keynesiana inverte o conceito de a oferta cria a sua própria procura ao destacar o papel da demanda de bens e serviços sobre o nível de emprego. 
Questão 5: Conceito de Microeconomia.
Resposta: Analisa a formação de preços no mercado, ou seja, como a empresa e o consumidor interagem e decidem qual o preço e a quantidade de determinado bem ou serviço em mercado específico. Preocupa-se com a formação de preços de bens e serviços em mercados específicos. 
Questão 6: Pesquisar o que é Demanda, oferta, estrutura de mercado e equilibrio de merado, pontuando os princiais aspectos, positivos e negativos, de casa um deles.
Resposta: Demanda: Quantidade de certo bem ou serviço que os consumidores deseja adquirar em determinado período de tempo. Principais variaveis que influenciam na escolha do consumidor: O preço dos bens ou serviços, o preço dos outros bens e serviços, a renda do consumidor e as preferências e hábitos do indivíduo, sazonais, localização de consumidores e disponibilidade de crédito. 
Oferta: Várias quantidades que os produtores desejam oferecer ao mercado em determinado período de tempo. Assim como a demanda, possui vários fatores como o preço de custo dos fatores de produção e da smetas ou objetivos do empresario, nível de conhecimento tecnológico e numero de empresas ofertantes. 
Equilibrio de mercado: Preço e quantidade que atendem ás aspirações dos consumidores e dos produtores simultaneamente. 
 
Estrutra de mercado: Concorrência perfeita (tipo de mercado em que há grande número de vendedores, de tal sorte que uma empresa, isoladamente, não afeta a oferta do mercado nem, consequetemente, o preço de equilíbrio), Monopólio( Único empresário dominanfo a oferta, de um lado, e todos os consumidores de outro), Oligopólio (pequeno numero de empresas que dominam a oferta de mercado). 
Questão 7: Dissertação sobre a Lei da Oferta e Procura, enfatizando a tendencia ao equilibrio.
 
 Falando sobre Oferta e procura lembramos da Lei da oferta e Procura, que refere-se a relação de consumidor e produtor, quanto maior é a procura de um produto, maior a produção e menor o preço deste produto. Quando a procura deste produto cai, a quantidade a ser produzida diminui e o preço do produto aumenta. A tendência ao equilibrio diz sobre o momento em que oferta e procura se cruzam e se estabilizam, não sobrariam produtos e nem faltaria produtos, deixando o preço em um valor razoável. 
 
 
Questão 8: Relatório que deverá conter os principais aspetos dos temas abordados, enfatizando, ao final, uma conclusao da equipe acerca de demanda e oferta. 
 A demanda e a oferta fazem parte do objetos de análise da microeconomia, além da preocupação com os preços. Estes dois fatores estão ligados pela Lei da oferta e da procura e pela necessidade de consumo da humanidade. Os dois fatores buscam o chamado equilibrio de mercado, no qual o nível de consumo e o nivel ofertado se encontram. 
 Para que cheguem a este equilibrio outros fatores deveriam ser levadosem conta, como a estrutura de mercado, que engloba a concorrência perfeita, Monopólio e Oligopólio. Das três subdivisões a que mais proporciono escolha ao consumidor é a concorrência perfeita, já que em Monopólio ou Oligopólio é imposto o produto ou a marca e a pessoa acaba se sujeitando a pagar ou ficar sem.

Outros materiais