Exercícios de Genetica para av2 . Pronto
3 pág.

Exercícios de Genetica para av2 . Pronto


DisciplinaGenética I15.943 materiais497.360 seguidores
Pré-visualização1 página
Resumo de Genética para AV2
Qual a formação da estrutura do DNA?
R: Feito com nucleotídeos; fita dupla; é complementar e em forma de hélice (sua estrutura química faz com que se contorça). Duas cadeias polinucleotidicas ligam-se por forças termodinâmicas, chamadas de ponte de hidrogênio formando a molécula de DNA
Todo DNA da natureza é igual (estruturalmente falando), porem o que pode diferenciá-lo, ou seja, caracterizá-lo como espécie?
R: A quantidade e a sequência de nucleotídeos
Por que o DNA possui 2 fitas SEMPRE e o RNA apenas 1?
R: Pois o DNA com 2 fitas fica com sua estrutura molecular fica mais forte, tem mais estabilidade, já o RNA como tem vida \u201ccurta\u201d ele é \u201cdescartável\u201d, sua estrutura logo permite que seja composta apenas de 1 fita.
Como se da a regra de complementaridade do DNA?
R: T-A e C-G, ou seja, Timina com Adenina e Citosina com Guanina
Esboce e descreva o ciclo celular em relação a molécula de DNA
R:	 						Duplicação do DNA para posterior divisão celular
		S		Duplicação das organelas
G1	G2
		Divisão celular
 Divisão			
Alta atividade celular
Muita fabricação de proteína
Explique porque um erro na fabricação de proteína pode desencadear varias doenças genéticas?
R: 	Quando se fala em fabricação de proteína pensamos que no erro da fabricação dela, uma serie de doenças genéticas ocorrem pois tudo no nosso corpo é feito de proteína. Ex.: Anticorpo, neurotransmissores...
7- 	Como ocorre a síntese de proteína?
R: Fica dentro do DNA a informação para fabricação da proteína, porém é no RER, mais especificamente no ribossomo, que ocorre a síntese da proteína. Este processo ocorre com a ação do RNA que é a \u201cexecução\u201d daquilo que a célula precisa naquele momento, ele leva a informação do DNA até o ribossomo para que ocorra a síntese, sendo assim chamado de RNA mensageiro. O RNA é levado ao ribossomo onde ira processar o RNA MSG em 3 fases: iniciação, extensão e terminação. O ribossomo possui 2 sub unidades que se encaixam deixando o RNA no meio para que ocorra a leitura da sequencia de nucleotídeos e aminoácidos e consequente fabricação de proteína. Quem fabrica efetivamente a proteína é o ribossomo.
8- Quando podemos dizer que uma proteína é igual a outra?
R: Quando a sequencia e a quantidade de aminoácidos é a mesma em ambas.
Ex.: Se temos uma proteína com 4 aminoácidos na ordem ABCD e outra também com 4 aminoácidos na ordem DCBA, mesmo ambas tendo 4 aminoácidos a sequência não é a mesma, 
logo não são proteínas iguais. Com isso podemos dizer que o que determina uma proteína é a sequencia e a quantidade de aminoácidos contidos nela e essa ordem de aminoácidos será dada através da leitura da ordem dos nucleotídeos contidos no DNA.
9 \u2013 Por que ao ser visualizado, identificamos o DNA espalhado?
R: Espalhar o DNA e sinônimo de proteção para ele, pois na fase de síntese de proteína, ele é muito agredido.
10- Defina mutação.
R: Mudança da sequência original do DNA em uma porção específica do DNA (na porção dos 7 % onde ocorre a síntese de proteína). A espécie humana possui uma sequencia de TA \u2013 CG, se ocorrer uma sequência TA \u2013 GA, será então uma mutação.
11- Toda mutação no DNA gera doença?
R: Nem toda, pois se a mutação ocorre numa região onde não há síntese de proteína (ou seja em 93% do DNA aproximadamente), não fará diferença ocorrer ou não uma mutação ali, pois não existiram proteínas para serem alteradas, logo a mudança da sequencia dos nucleotídeos não acarretara uma doença. A doença somente ocorre quando há uma mutação na porção específica (gene), onde há uma produção de determinada proteína.
12- Defina transcrição.
R: \u201cSaída\u201d da informação do DNA para o RNA mensageiro. Ocorre dentro do núcleo celular e é feito pelo RNA polimerase que copia a sequência dos nucleotídeos contidos no DNA sobre aquela determinada proteína e gera o RNA mensageiro.
R: DNA	
	Ocorre dentro do núcleo	
 RNA
	Transcrição \u2013 Feito pelo RNA polimerase
13 \u2013 Quais são as bases nucleotídicas?
R: DNA: A-T;C-G / RNA: A-U; C-G
14 \u2013 Quais os passos para formação de proteína?
R: O primeiro, é a transcrição, que ocorre no núcleo com o RNA polimerase. O Segundo passo é do RNA para a proteína propriamenre dita, onde chamamos essa fase de tradução e ocorre no citoplasma. È a leitura de cada códon da fita unitária do RNA
15- Se temos 150 nucleotídeos na fita do DNA, quanto teremos na fita do RNA? Quantos códons se formarão a partir dessas fitas. E quando aminoácidos irão compor a proteína final?
R: DNA \u2013 150 nucleotídeos
 RNA \u2013 150 nucleotídeos
 Códons \u2013 50 (basta dividir o numero de nucleotídeos do DNA/RNA por 3 uma vez que cada códon é composto de 3 nucleotídeos)
 Proteína final com 49 aminoácidos, 1 a menos do que os códons, uma vez que o último códon é o STOP, logo não conta como aminoácido.
16- Quais são o tipos de mutação?
R: Mutação genômica (adição ou perda de um ou mais cromossomos inteiro)
 Cromossômica (adição, perda, ou mudança de local de parte de um ou mais cromossomos)
 Gênica (Alteração de um único gene).
E podem ser ainda: Espontânea ou induzida por agentes mutagênicos (UV, raios X, corante de acridina..)
17- O que são alelos?
R: São diferentes formas de um mesmo gene.
Ex.: gene da cor do olho. Todos temos um vindo do pai e um vindo da mãe, porém ambos para cores diferentes. Ou seja nós temos 2 \u2018\u2019formas\u2019\u2019 diferentes para o mesmo tipo de gene, ou seja o que determina a cor do olho.
18- Em que células ocorrem as mutações?
R: Células somáticas (todas exceto as sexuais) \u2013 afetam apenas células do próprio individuo onde ocorrem e podem ter conseqüência como o câncer
 Células germinativas (gametas \u2013 células sexuais) \u2013 são passadas de geração em geração; afetam todo o organismo que a herda.
19 \u2013 Qual as possíveis causas das mutações?
R: Fatores físicos \u2013 radiações
 Fatores químicos \u2013 mutagênicos (reagem com o DNA)
 Fatores biológicos \u2013 vírus
20 \u2013 Onde uma mutação é pior, em um embrião ou no adulto?
R: No embrião, pois como sua estrutura não esta formada, quando for se construído, já serão feitos com defeito. Com o adulto isso não ocorrerá pois a estrutura dele já esta pronta, o que pode ocorrer é o câncer.
21- Qual a função do RNA transportador?
R: Levar o aminoácido para execução da proteína final
22- Quais são os tipos de mutação quanto a alteração causada no gene?
R: Mutações pontuais:
A) Neutra \u2013 Não altera o aminoácido, portanto não altera a proteína
B) Errônea \u2013 Quando da erro em apenas 1 aminoácido
C) Sem sentido \u2013 Não serve para nada, finaliza no STOP (pior de todos os erros)
Ex.: Uma proteína precisa de 500 aminoácidos e no momento da mutação ao invés do códon apresentar outro aminoácido ele apresenta o STOP no 2º códon deixando então a proteína que precisava de 500 aminoácidos com apenas 1.
Mutações pontuais
Adição ou deleção \u2013 Haverá mudança em todos os aminoácidos após o ponto da mutação, seja para mais ou menos.