respostas ead completo
12 pág.

respostas ead completo


DisciplinaEad1.229 materiais4.085 seguidores
Pré-visualização3 páginas
EGP ETICA GERAL E PROFISSIONAL 
Teste Questionário Unidade I (2013/2) 
Iniciado 19/09/13 15:29 
Enviado 19/09/13 15:30 
Status Completada 
Resultado da tentativa 4,5 em 5 pontos 
Tempo decorrido 1 minuto. 
Instruções 
Autoteste O aluno responde e o resultado do aluno não é visível ao professor. 
 
 Pergunta 1 .0,5 em 0,5 pontos
 
 Há uma extrema ligação entre a ética da responsabilidade, o sucesso empresarial no capitalismo e a atuação social do Estado. Conduzir-se dentro dos padrões da ética da responsabilidade significa:
Resposta 
Resposta Selecionada: c. Perceber que os desvios éticos contábeis lesam a capacidade produtiva empresarial e do Estado em investir na promoção da pessoa humana.
 
 
. Pergunta 2 .0,5 em 0,5 pontos
 
 Kant elaborou um imperativo categórico da razão do agir ético: \u201cage tendo a humanidade como fim e jamais como meio\u201d. Isso significa:
Resposta 
Resposta Selecionada: a. O fim relativo das nossas ações é a humanidade e o ser humano é digno de respeito absoluto.
 
 
. Pergunta 3 .0,5 em 0,5 pontos
 
 Na atual sociedade, vivemos um \u201cestado de vazio ético\u201d. Tal vazio ocorre porque:
Resposta 
Resposta Selecionada: b. Os valores e as referências tradicionais desaparecem e os fundamentos ontológicos, metafísicos e religiosos da ética se perderam.
 
 
. Pergunta 4 .0,5 em 0,5 pontos
 
 Na modernidade, ideia de civilização assume o centro ordenador do mundo, substituindo tanto o cosmos antigo como a providência divina medieval. É por isso que:
Resposta 
Resposta Selecionada: b. Somente a partir da ideia de civilização será possível definir um campo ético.
 
 
. Pergunta 5 .0,5 em 0,5 pontos
 
 Nunca se clamou tanto por ética como nos tempos atuais. Apesar disso, nunca se viu tantos casos de desvio ético em quase todos os setores da vida pública. Isso acontece porque:
Resposta 
Resposta Selecionada: c. Os valores que estruturam a ética estão sendo substituídos pelos valores da cultura do relativismo e, no caso do Brasil, soma-se à cultura do \u201cjeitinho\u201d.
 
 
. Pergunta 6 .0,5 em 0,5 pontos
 
 O cristianismo traz para a humanidade uma nova concepção de justiça. Essa nova concepção leva à:
Resposta 
Resposta Selecionada: a. Noção de igualdade e respeito aos direitos da pessoa humana.
 
 
. Pergunta 7 .0,5 em 0,5 pontos
 
 O \u201cjeitinho\u201d contábil contribui indiretamente para a morte de muitos brasileiros: por fome, doenças endêmicas e epidêmicas, por violência gratuita e exclusão social. Isso porque:
Resposta 
Resposta Selecionada: a. O investimento financeiro produtivo foge da sociedade onde não há confiança de reprodução, com lucro e segurança.
 
 
. Pergunta 8 .0,5 em 0,5 pontos
 
 Podemos diferenciar ética, lei e moral nos seguintes termos:
Resposta 
Resposta Selecionada: b. Toda lei visa a constranger as pessoas a adotar um comportamento ético que a sociedade, em um determinado espaço e tempo, considera como essencial para o bem comum. Essa visão de comportamento ideal é plena de valores morais.
 
 
. Pergunta 9 .0,5 em 0,5 pontos
 
 Possivelmente, uma das intenções originais dos fundadores do capitalismo fosse gerar riquezas que contribuíssem para diminuir a escassez natural de bens e serviços. Hoje, nas relações empresariais:
Resposta 
Resposta Selecionada: c. As coisas podem não ser diferentes. A atividade econômica do homem não se completa à revelia do conjunto social ao qual pertence. Restabelecer princípios éticos é explicitar essa verdade. 
 
 
. Pergunta 10 .0 em 0,5 pontos
 
 Retomar valores, reconstruir o viver ético em todas nossas atividades é a exigência ética fundamental no mundo de hoje. É nosso dever, porque:
Resposta 
Resposta Selecionada: e. A solidariedade é a própria essência da humanidade.
 
EGP ETICA GERAL E PROFISSIONAL 
Teste Questionário Unidade II (2013/2) 
Iniciado 19/09/13 18:12 
Enviado 19/09/13 18:15 
Status Completada 
Resultado da tentativa 5 em 5 pontos 
Tempo decorrido 2 minutos. 
Instruções 
Autoteste O aluno responde e o resultado do aluno não é visível ao professor. 
 
 Pergunta 1 .0,5 em 0,5 pontos
 
 A competência profissional foi durante toda a modernidade ensinada tradicionalmente pelas gerações de profissionais anteriores. Nesse sentido, a competência significava:
Resposta 
Resposta Selecionada: a. Que nesta era da \u201ccerteza\u201d, os profissionais mais velhos ensinavam o \u201chabitus ético\u201d da categoria profissional a que iria pertencer por toda a vida.
 
 
. Pergunta 2 .0,5 em 0,5 pontos
 
 A cultura dos \u201cjeitinhos\u201d pode levar a vícios, ao desrespeito ao bem comum e lesar os direitos das pessoas, sobretudo dos menos afortunados. Muitas vezes, pode levar à prisão por crimes e à bancarrota empresas bem constituídas. Uma das alternativas explica como é possível superar essa cultura:
Resposta 
Resposta Selecionada: d. É preciso ter coragem para colocar a ética em primeiro lugar e agir no sentido de buscar soluções para as nossas questões particulares sem ferir o bem comum.
 
 
. Pergunta 3 .0,5 em 0,5 pontos
 
 A profissão do contabilista talvez seja uma das que mais exija do profissional um agir ético. A atividade contábil expõe o profissional à crítica de responsabilidade social. É importante o estudo de ética como competência profissional para o contabilista porque:
Resposta 
Resposta Selecionada: a. A profissão contábil é essencial ao capitalismo.
 
 
. Pergunta 4 .0,5 em 0,5 pontos
 
 Hoje, vivemos no que se convencionou chamar sociedade da informação, onde se entende a informação como capital e mercadoria. Por isso, mais do que nunca, o papel do contador é importante, pois:
Resposta 
Resposta Selecionada: e. As empresas buscam junto aos contabilistas as informações que indiquem possibilidades organizativas que concorram para uma maior rentabilidade para seus investimentos.
 
 
. Pergunta 5 .0,5 em 0,5 pontos
 
 O contabilista, por sua formação, pode ser designado contador e são assim chamados os bacharéis de Ciências Contábeis e os técnicos em Contabilidade. Uma das afirmações não se refere ao código de ética do contabilista:
Resposta 
Resposta Selecionada: c. O código de ética profissional dos contabilistas especifica alguns tipos de empresas onde o contador deve atuar.
 
 
. Pergunta 6 .0,5 em 0,5 pontos
 
 Os textos que orientam as diversas práticas profissionais definem profissão como \u201ctrabalho que se pratica com habitualidade a serviço de terceiros\u201d. Disso, resulta que:
Resposta 
Resposta Selecionada: c. A profissão, além da utilidade para o indivíduo, é uma rara expressão social e moral.
 
 
. Pergunta 7 .0,5 em 0,5 pontos
 
 Para fazer com que a ética realmente seja aplicada na contabilidade, um dos caminhos escolhidos pelo mundo dos negócios foi exigir que se ensinasse ética profissional no decorrer do curso de Ciências Contábeis. O principal objetivo da disciplina de ética profissional é:
Resposta 
Resposta Selecionada: d. Sensibilizar os futuros profissionais para a reflexão da importância dos valores éticos na sua vida privada, no seu trabalho e na estrutura da sociedade capitalista.
 
 
. Pergunta 8 .0,5 em 0,5 pontos
 
 Propomos uma ética profissional que esteja voltada para a ideia de que somos seres históricos e culturais por excelência. Portanto, o desafio de nossa atual época é:
Resposta 
Resposta Selecionada: d. Resgatar (ou construir) valores e procedimentos éticos, restaurar a linguagem cordata, elegante, mansa e eficaz para resgatar o entendimento e o respeito pessoal e profissional.
Rob
Rob fez um comentário
Essa prova é de 2018?
0 aprovações
Carregar mais