Aula Teórica 04
36 pág.

Aula Teórica 04


DisciplinaFarmácia Homeopática50 materiais1.006 seguidores
Pré-visualização2 páginas
hiperemia da mucosa gástrica e para o homem é letal.
*
Lei de Arndt-Schulz:
 Em um experimento com leveduras, um fisiologista e um farmacologista puderam concluir:
\u201c Toda excitação provoca numa célula um aumento ou uma diminuição de sua função fisiológica, proporcional à intensidade fraca ou forte da excitação.\u201d
*
Doses Mínimas
 Assim, pequenas excitações provocam a atividade vital da célula, as médias excitações aumentam a atividade vital, as fortes excitações diminuem a atividade vital e as excitações exageradas a abolem, a exemplo da experiência com as amebas.
*
Exemplo das Amebas
 Se der um pequeno estímulo na superfície das amebas, apresentam uma reação de fuga ou de agressão por meio da emissão de pseudópodes, se o estímulo for cada vez mais forte, num certo momento as amebas param de reagir, por inibição. 
*
Homeopatia X Alopatia
 Os medicamentos convencionais atuam como exagerados excitadores e abolem a atividade vital do organismo. Consequentemente anulam as reações sintomáticas, sintomas e sinais do paciente,inibem a reação do organismo frente à enfermidade.
*
Homeopatia X Alopatia
 As pequeníssimas doses, funcionando como pequenas excitações, os medicamentos homeopáticos excitam a atividade vital, a reação sintomática, estimulando os mecanismos defensivos e curativos.
*
Correntes Terapêuticas
 Unicismo \u2013 Prescrição de apenas um medicamento homeopático por vez.
 Pluralismo \u2013 Prescrição de dois ou mais medicamentos em frascos separados, que podem ser administrados em horários diferentes ou não.
 Complexismo \u2013 Prescrição de formulações contendo dois ou mais medicamentos homeopáticos associados em um mesmo frasco.
*
Similimum
 É o medicamento que cobre a sintomatologia da entidade clínica e da entidade individual nos seus mais amplos e complexos aspectos.
 É a identidade do indivíduo.
*
Bibliografia
HAHNEMANN, S.C. Organon da Arte de Curar. São Paulo, Robe Editorial, 2001
KOSSACK-ROMANACK, A. Homeopatia em 1000 Conceitos. São Paulo, ELCID, 2003 
NASSIF, M. Regina Galante. Compêndio de Homeopatia. São Paulo, Robe Editorial, 1997
*
Muito Obrigada e Feliz Natal!