Aula Teórica 06
39 pág.

Aula Teórica 06


DisciplinaFarmácia Homeopática48 materiais967 seguidores
Pré-visualização2 páginas
durante o tratamento homeopático, de sintomas de males antigos, que já não estavam aparente por ocasião da primeira consulta. Indica que o medicamento foi bem escolhido e está sendo capaz de provocar na energia vital um movimento profundo de cura, percorrendo o caminho de volta até o início da enfermidade e finalmente curá-la.
*
Patogenesia
Podem surgir durante o tratamento, sintomas nunca antes apresentados pelo paciente, mas próprios da patogenesia do medicamento. Se os sintomas surgiram em consequência de doses exageradas e repetidas do medicamento, representam apenas manifestações da patogenesia, da mesma forma como ocorria nas experimentações em homem são.
*
Patogenesia
Se no entanto, esses sintomas surgem com pouco estímulo medicamentoso, podem indicar que o medicamento foi semelhante ao indivíduo o bastante para provocar neste a expressão de uma parte de sua psora que estava latente, silenciosa. 
*
 Má agravação 
Diferentemente da agravação homeopática, a má agravação corresponde a agravação da moléstia. Não tem relação com a ação do medicamento homeopático. Indica que a moléstia continua progredindo. Ou o medicamento homeopático foi mal escolhido ou o paciente não tem condições energéticas para reagir.
*
Diferença entre as Agravações
Na evolução do caso clínico, a má agravação se distingue da agravação homeopática porque nesta última, \u201cos sintomas estão piores, mas o doente se acha melhor\u201d. Na má agravação ou agravação da moléstia nada há de subjetivo ou objetivo que indique a melhora do paciente.
*
Obstáculos a Cura
 Hábitos de vida, dieta, caráter moral e intelectual, ocupação, relações sociais e domésticas e nas causas ocasionais de enfermidade.
 Os pacientes agredidos em sua constituição vital por tratamentos agressivos e frequentes, ao longo de sua vida, possuem um grave obstáculo a cura homeopática.
*
Obstáculos a Cura
 Hábitos de vida ( ritmo acelerado, ritmo demasiado sedentário), uso de drogas seja de qualquer tipo, excesso de atividade física e mental, desvios comportamentais e morais. Isso pode levar à enfermidade como também interferir em sua recuperação.
*
Obstáculos a Cura
Para que a homeopatia funcione:
a) Medicamento adequado, capaz de estimular em forma adequada
b) Uma energia vital capaz de reagir ao estímulo dinâmico ( o medicamento)
c) Na dose adequada de estímulo ( quantidade de medicamento)
*
 Cura
 A homeopatia não pode curar sempre.
 O indivíduo pode ter uma melhor compreensão do seu processo de adoecimento e isso é tudo.
*
Bibliografia
HAHNEMANN, S.C. Organon da Arte de Curar. São Paulo, Robe Editorial, 2001
KOSSACK-ROMANACK, A. Homeopatia em 1000 Conceitos. São Paulo, ELCID, 2003 
NASSIF, M. Regina Galante. Compêndio de Homeopatia. São Paulo, Robe Editorial, 1997
*
Muito Obrigada!
Muito Obrigada!