Aula Teórica 05
36 pág.

Aula Teórica 05


DisciplinaFarmácia Homeopática50 materiais1.008 seguidores
Pré-visualização2 páginas
da vida, os quadros clínicos são verdadeiras fotografias que, colocadas na ordem cronológica, compõem um filme que representa a trajetória patológica decorrente da história da vida do indivíduo.
*
Psicodinâmica clássica
Mal emprego da vontade e do entendimento 
Mal pensar! mal desejar ! mal agir !
Sensação de mal estar, sintomas afetivos, mudanças de caráter e humor, desacordo consigo mesmo e com os demais e com o meio - Lesão Degenerativa
Susceptibilidades afloradas, pertubações do sono, sonhos, sexualidade, menstruação, apetite. \u2013Lesão hipertrófica
*
Dinamismo mórbido
Na realidade o organismo adoece bem antes de aparecer uma determinada patologia. Na medicina tradicional só com a eclosão da patologia que pode ser feito o diagnóstico preciso e estabelecer o tratamento.
Na homeopatia, é bem diferente, o paciente pode ser tratado em qualquer fase de evolução tendo o paciente sintomas homeopáticos representativos.
*
Dinamismo mórbido
O paciente na homeopatia é visto em sua totalidade, sendo a doença, a consequência da última etapa do processo mórbido. Esse processo mórbido é vinculado à desarmonia da energia vital. Mostrando a sua tendência patológica, estruturando, a nível físico, o desarranjo energético, que será sempre peculiar para cada um.
*
Cura
Consiste em satisfazer a susceptibilidade mórbida do organismo. A cura ocorre pelo restabelecimento do equilíbrio da Energia Vital a partir desse,deflagram-se determinados movimentos, que podem se expressar dinamicamente em diferentes níveis do enfermo.
*
Reflexão
O que move o homem é o desejo. O desejo não realizado promove o desequilíbrio no mental e depois no orgânico.
*
Bibliografia
HAHNEMANN, S.C. Organon da Arte de Curar. São Paulo, Robe Editorial, 2001
KOSSACK-ROMANACK, A. Homeopatia em 1000 Conceitos. São Paulo, ELCID, 2003 
NASSIF, M. Regina Galante. Compêndio de Homeopatia. São Paulo, Robe Editorial, 1997
*
Muito Obrigada!