Buscar

MICROBIOTA: HIGIENIZAÇÃO DE MÃOS

Prévia do material em texto

MICROBIOTA: HIGIENIZAÇÃO DE MÃOS
                                                                                                          
Adriane Antunes Pereira 
Amanda Cristina Lobo
Leidiane Teixeira dos Santos
Rafaella da Cruz Araujo
RESUMO (Palavra RESUMO alinhado à esquerda, fonte 12, maiúsculo, negrito)
O resumo deve ser um parágrafo de no máximo 15 linhas ou 250 palavras, sem recuo na primeira linha. A primeira frase deve ser significativa, explicando o tema central do estudo. O resumo deve ressaltar os objetivos, o método ou métodos utilizados, os resultados obtidos e as considerações finais da pesquisa de forma concisa. O texto deve ser escrito sem o uso do itálico (de acordo com as normas NBR 6028 e NBR 6022 da ABNT), sendo o itálico utilizado somente para palavras estrangeiras. Deixar uma linha em branco após o resumo.
Palavras-chave: (sem negrito) Artigo científico. Normalização. Metodologia do trabalho acadêmico.
1 INTRODUÇÃO  
A higienização de mãos é uma ação das mais importantes, pois as mãos constituem a principal via de transmissão de microorganismos Sendo assim foram utilizadas técnicas para inibir o crescimento de microorganismos ou removê-los. Para a eliminação destes microorganismos são utilizadas substâncias químicas: antissépticos que degradam ou inibem a proliferação de microorganismos presentes na superfície da pele e mucosas.
Em nosa pele, a microbiota normal é dividida em residente e transitória. A microbiota residente está aderida nas camadas mais profundas da pele. Os componentes mais comuns desta microbiota são as bactérias gram-positivas.
A microbiota transitória é composta por microrganismos que se depositam na superfície da pele. É formada por bactérias aeróbias formadoras de esporos, fungos e vírus, possuem maior potencial patogênico. Por serem mais facilmente removidos da pele, por meio de ação mecânica, os microrganismos que compõem a microbiota transitória também se espalham com mais facilidade pelo contato e são eliminados com mais eficiência pela degermação com agentes antissépticos.
O manuseio dos microrganismos nos laboratórios, no lar, nos hospitais e nas indústrias depende do conhecimento de como controlar os microrganismos em seu meio. Essa microbiota pode ser evitada com a pratica da higiene e o cuidado de lavar as mãos antes e depois de manipular um paciente ou preparar alimentos. (KONEMAN,2001)
Objetivos: constituem-se em declarações claras e explicitas do para que se deseja estudar o fenômeno ou assunto, ou seja, o que se pretende alcançar com a realização da pesquisa. Devem ser iniciados com verbos que exprimam ação, tais como: verificar, analisar, descobrir, determinar, entre outros e inseridos no item introdução do artigo. Deve constar no final da introdução, incluso no texto, após a justificativa da importância do trabalho.
O artigo científico é um dos estilos de produção científica, [...] elaborado de acordo com normas preestabelecidas e com os fins a que se destinam. Ser inédito ou original e contribuir não só para ampliação de conhecimento ou a compreensão de certos problemas, mas também servir de modelo ou servir de subsídios para outros trabalhos. (MARCONI; LAKATOS, 2010, p. 236).
2 MÉTODO
Como método, utilizamos uma análise quantitativa da Microbiota das mãos sujas e após higienização e Microbiota de outras amostras. 
Assim, seguimos as etapas: coleta de amostras de impressões digitais de mão suja e mão limpa com a utilização de sabonete e álcool 70% em meios de cultura diferentes; coleta de microbiota; contagem de colônias de microrganismos; Alterações do meio de cultura; Análise de sepa pura e o reconhecimento da bactéria presente. 
A coleta de amostras da experiência de higienização das mãos foi utilizado as impressões digitais de cada integrante do grupo em 2 meios de culturas diferentes divididos ao meio (mão suja e mão limpa), o agar sal manitol e o agar mac conkey. 
A coleta de amostras de microbiotas foi realizado com 4 amostras diferentes aplicadas no meio de cultura agar sangue. As amostras coletadas foram de Tela de Celular, Língua de uma das integrantes, Aliança e Pele na região do Pulso.
Após efetuado a coleta de ambas as amostras, as placas de meio de cultura ficaram incubadas por 48 horas em estufa à 35 graus.
3 RESULTADOS  E DISCUSSÃO
1- Higienização de mãos
foi eficiente? 
Não, pois houve proliferação de bactérias em nível igual ou superior
b) fermentação no manitol ou mac:
A placa de sal manitol sofreu fermentação. Suspeita de Staphylococcus aureus. 
A placa de mac não sofreu fermentação.
2. Microbiota:
A placa dividida em 4 partes (lingua, tela do celular, pulso e aliança) apresentou alfa-hemólise apenas na regiao da amostra retirada da língua, ou seja, houve lise parcial do meio de cultura e formou-se um halo esverdeado em torno das colônias.
3. Semeadura de Esgotamento: 
Utilizado 1 colonia bacteriana para desenvolver cepas puras. 
A partir da formação de novas colonias, foi feito raspagem de uma colonia e aplicado em lamina, para observaçao em microscópio. 
A bacteria que se desenvolveu era gram negativo (vermelha), confirmação de staphylococcus. 
Contagem de colonias: 
ms: 137 colonias no manitol. 
Ml : incontável. 
No macconkey não houve proliferação de bactérias em nenhuma das amostras.
Observamos um crescimento de colônias na superfície do meio de cultura. As mãos se apresentam contaminadas por microrganismos. Com suspeitas de alguns gêneros de bactérias na superfície da pele, dentre eles o Staphylococcus, etc.
       	A lavagem das mãos com produtos anti-sépticos reduz e elimina temporariamente a maioria das bactérias.
       	O sabão e o álcool nao se mostraram satisfatórios como anti-sépticos e na ação de remoção de microrganismos.
       	
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS
Observou-se que a técnica de higienização de mãos mesmo sendo uma das mais importantes, não obteve-se exito com o método uma vez que com a utilização do sabão neutro e o álcool 70% ainda houve proliferação de bactérias em um nível igual ou até mesmo superior a inicialmente encontrada nas mãos sujas.
A partir do teste realizado constatou-se que este não foi um método eficiente na remoção dos microorganismos.
As considerações finais devem apresentar deduções lógicas correspondentes aos propósitos previamente estabelecidos do trabalho,  apontando o alcance e o significado de suas contribuições. A percepção do autor/pesquisador diante do estudo elaborado, suas considerações acerca dos achados/contribuição para a área. Também podem indicar questões dignas de novos estudos, além de sugestões para outros trabalhos.
Salienta-se que, nessa etapa do trabalho, não se deve utilizar citações (diretas ou indiretas), pois este momento é único e exclusivo para a reflexão dos autores.
Nas considerações, igualmente não se deve acrescentar elementos que não foram tratados no trabalho.
	
	
	
	
	Este título é centralizado, sem numeração.
REFERÊNCIAS
Todas as obras citadas para a elaboração do artigo devem ser referenciadas de forma completa nesse item, conforme NBR 6023/2002. Os autores são responsáveis pela veracidade do trabalho, podendo ser responsabilizados e penalizados por plágio.
	
	
	
	
	Referências: são apresentadas em ordem alfabética de autor e alinhadas somente à margem esquerda.
Referenciar somente as obras citadas no artigo.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6022: informação e documentação: artigo e publicação periódica científica impressa: apresentação. Rio de Janeiro, 2003. 
______. NBR 6023: informação e documentação: referências em documentos: elaboração. Rio de Janeiro, 2002.
______. NBR 10520: informação e documentação: citações em documentos: apresentação. Rio de Janeiro, 2002.
ECO, U. Como se faz uma tese. São Paulo: Perspectiva, 2002.
FREITAS, T. C. S.; KERPEL, R. (Orgs). Guia do trabalho de conclusão de curso: TCC/TG da FAMEBLU. Indaial: UNIASSELVI,2011.
MARCONI, M; LAKATOS, E. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2010.
WINTER, N. F.; COSTA, D. D. M. da. Cannabis: uma nova alternativa no tratamento de ansiedade e depressão? Trabalho de conclusão de curso. Blumenau, 2012. TCC (Curso de Biomedicina) Grupo Uniasselvi/Fameblu, 2012.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes