Buscar

Gabarito AD 2016 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Avaliação a Distância – AD 2
GABARITO
1ª Questão: (2,0 pontos) - A evolução da Administração pode ser dividida entre duas abordagens a Clássica e a Contemporânea. Dentre elas há uma que enfatiza a perspectiva dos altos administradores e em outra a controversa ideia de que existe uma única melhor maneira de administrar e organizar. Considerando a ordem em que são citadas, estamos tratando de quais abordagens?
ABORDAGEM DA GESTÃO ADMINISTRATIVA E ABORDAGEM DA PERSPECTIVA CONTINGENCIAL
2ª Questão: (2,0 pontos) - Entre as ameaças encontradas no modelo de Michael Porter, aquela com que a empresa mais deve se preocupar é a concorrência. Após identificar os concorrentes o que deve ser feito para criar uma estratégia de negócios com a intenção de obter vantagens sobre os rivais?
DEVE SER ANALISADA AS TÁTICAS QUE OS CONCORRENTES ESTÃO UTILIZANDO, COMO REDUÇÃO DE PREÇOS, LANÇAMENTO DE NOVOS PRODUTOS E CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS, PARA SE CRIAR UMA ESTRATÉGIA DE NEGÓCIOS.
3ª Questão: (2,0 pontos) - Os maiores desafios que os gestores enfrentam no processo de tomada de decisão nas organizações são: Ausência de estrutura, a incerteza, o risco e o conflito. Assim correlacione:
	(1)
	Ausência de estrutura
	2
	A exploração de petróleo em águas ultra - profundas como a camada do pré-sal, tendo em vista que ainda não existe tecnologia desenvolvida para esse tipo de atividade de engenharia.
	(2)
	Incerteza
	4
	A decisão de construir a hidrelétrica de Belo Monte, apesar dos movimentos internacionais de defesa dos povos indígenas e dos ambientalistas que advogam que os impactos decorrentes da obra superam os benefícios a serem auferidos com a terceira maior usina hidrelétrica do mundo.
	(3)
	Risco
	1
	A licitação do trem de alta velocidade a ser construída entre Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas. Não existe estudo suficiente a respeito dos custos e da engenharia desta obra de grande porte no Brasil.
	(4)
	Conflito
	3
	Qualquer investimento em bolsa de valores, em geral. Exceto pela aplicação em empresas asseguradas pelos Governo, como Banco do Brasil ou Petrobrás, o investimento na Bolsa de Valores sempre configura risco acentuado.
4ª Questão: (2,0 pontos) - Estabeleça a ordem dos passos a serem seguidos quando estamos tratando de Processo de Planejamento Estratégico segundo Bateman e Snell.
	Passo 1
	4
	Análise SWOT e formulação de estratégias.
	Passo 2
	3
	Análises de forças e fraquezas internas.
	Passo 3
	2
	Análises de oportunidades externas e ameaças.
	Passo 4
	6
	Controle estratégico.
	Passo 5
	1
	Estabelecimento da missão, da visão e dos objetivos.
	Passo 6
	5
	Implementação da estratégia.
5ª Questão: (2,0 pontos) - Explique o que é Administração Estratégica. 
PROCESSO CONTÍNUO E INTERATIVO QUE VISA MANTER UMA ORGANIZAÇÃO COMO UM CONJUNTO RELACIONADO AO SEU AMBIENTE DE MANEIRA SIMPLES E COMPLETA.

Outros materiais