Buscar

Av1 Ciências Morfofuncionais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Av1- AVALIAÇÃO VIRTUAL 1 - Ciências Morfofuncionais
1) Ao executar alguma atividade física o sistema respiratória participa com aumento da carga de trabalho devido ao aumento da demanda, as narinas se dilatam, assim como os pulmões e as costelas permitem essa expansão pulmonar. Portanto, assinale a alternativa que contenha a resposta correta sobre as estruturas do nariz e suas respectivas funções
�
Alternativas:
a) Narinas (permitem a entrada do ar no trato respiratório), cavidades nasais (permitem a fluência do ar), septo nasal (divide as cavidades nasais em direita e esquerda), pêlos (filtram parte da poeira inalada) e células receptoras para o olfato.
b) Narinas (filtram parte da poeira inalada), cavidades nasais (permitem a fluência do ar), septo nasal (divide as cavidades nasais em direita e esquerda), pêlos (permitem a entrada do ar no trato respiratório) e células receptoras para o olfato.
c) Narinas (permitem a fluência do ar), cavidades nasais (filtram parte da poeira inalada), septo nasal (divide as cavidades nasais em direita e esquerda), pêlos (permitem a entrada do ar no trato respiratório) e células receptoras para o olfato.
d) Narinas (permitem a fluência do ar), cavidades nasais (divide as cavidades nasais em direita e esquerda), septo nasal (filtram parte da poeira inalada), pêlos (permitem a entrada do ar no trato respiratório) e células receptoras para o olfato.
2) A faringe é dividida em três regiões anatômicas: nasofaringe, orofaringe e laringofaringe
Analise as sentenças abaixo
I - A porção superior da faringe, denominada parte nasal ou nasofaringe, tem as seguintes comunicações: duas com as coanas, dois óstios faríngeos das tubas auditivas e com a orofaringe. 
II - A parte intermediária da faringe, a orofaringe, situa-se atrás da cavidade oral e estende-se do palato mole até o nível do hióide. 
III - A laringofaringe estende-se para baixo a partir do osso hióide, e conecta-se com o esôfago (canal do alimento) e anteriormente com a laringe (passagem de ar).
Assinale de acordo com as sentenças.
�
Alternativas:
a) Somente a I está correta
b) Somente I e II estão corretas
c) Somente II e III estão corretas
d) I, II e III estão corretas
3) O brônquio principal direito é mais vertical, mais curto e mais largo do que o esquerdo, e assim como a traquéia, os brônquios principais contêm anéis de cartilagem incompletos, os brônquios principais entram nos pulmões e ao atingirem os pulmões correspondentes, os brônquios principais subdividem-se nos brônquios lobares. Assinale a alternativa que contenha a função correta sobre os brônquios.
�
Alternativas:
a) Os brônquios conectam a traqueia com os pulmões, impedindo a passagem do fluxo de ar do meio externo para os pulmões.
b) Os brônquios conectam a traqueia com os pulmões, permitindo a passagem do fluxo de ar do meio externo para os pulmões.
c) Os brônquios conectam a boca com os pulmões, permitindo a passagem do fluxo de ar do meio externo para os pulmões.
d) Os brônquios conectam a boca com os pulmões, não permitindo a passagem do fluxo de ar do meio externo para os pulmões.
4) O pulmão direito é o mais espesso e mais largo que o esquerdo, ele também é um pouco mais curto, pois o diafragma é mais alto no lado direito para acomodar o fígado. O pulmão esquerdo tem uma concavidade que é a incisura cardíaca, sendo que cada pulmão tem uma forma que lembra uma pirâmide com um ápice, uma base, três bordas e três faces. Baseado no exposto pode-se afirmar que:
�
Alternativas:
a) Os pulmões realizam a passagem a passagem do ar para a traqueia através de uma atividade denominada hematose, na qual ocorrem as trocas gasosas.
b) Os pulmões realizam a passagem do ar para o brônquio através de uma atividade denominada hematose, na qual ocorrem as trocas gasosas.
c) Os pulmões realizam a respiração através de uma atividade denominada hematose, na qual ocorrem as trocas gasosas.
d) Os pulmões realizam a respiração através de uma atividade denominada hematose, na qual ocorrem as manutenção de todo o ar inspirado.
5) O pulmão é composto pela base e pelo ápice, cada um com sua característica anatômica e relação com outras estruturas. Assinale a alternativa que contenha a resposta correta sobre a base do pulmão e de acordo com as suas particularidades anatômicas.
�
Alternativas:
a) A base do pulmão possui formato côncavo e situa-se acima do diafragma.
b) A base do pulmão possui formato convexo e situa-se acima do diafragma.
c) A base do pulmão possui formato convexo e situa-se acima da cintura escapular.
d) A base do pulmão possui formato côncavo e situa-se acima da cintura escapular.

Outros materiais