Buscar

Apol 4 fase 2 modelos de gestao , alguem fez?

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

I. A principal vantagem da gestão participativa é que as decisões tomadas de forma compartilhada aumentam o comprometimento de toda a equipe com a solução encontrada.
II. Deve-se cuidar para que as informações necessárias para a melhoria de processos e indicadores sejam disseminados apenas por pessoas selecionadas pela direção, evitando que dados e visões pessoais negativas circulem livremente.
III. Quando adequadamente implementada, tende a substituir a hierarquia de autoridade pela hierarquia de competências, em que o que conta é a capacidade técnica e a motivação das equipes.
IV. Na gestão participativa, o grau de participação torna-se o principal fator de avaliação e progressão na carreira, tendo prioridade sobre a avaliação das capacidades técnicas.
V. O sucesso da gestão participativa depende da definição clara de metas de mudança, assim como o consenso de todos os colaboradores em torno dos valores e resultados que se pretende alcançar.
	A. Estão corretas APENAS as afirmativas I e II.
	B. Estão corretas APENAS as afirmativas I, II e V.
	C.Estão corretas APENAS as afirmativas I, III e V.
	D. Estão corretas APENAS as afirmativas II, III e IV.
	E. Estão corretas APENAS as afirmativas II, III, IV e V.
2.
(Adaptado IDECAN- DETRAN/RO- 2014) Para Gonçalves (1997), o atual desenho organizacional das empresas força os administradores a redistribuir os recursos humanos ao longo dos processos, formar parcerias e até mesmo redes de empresas, pois nem todos os recursos necessários encontram-se dentro de uma organização. As empresas agora funcionam com quadro de pessoal mais enxuto, menor numero de níveis hierárquicos, terceirizações e uso de desenho organizacional baseado nos processos, redistribuição das tarefas e novas formas de estrutura organizacional. Uma das novas formas de flexibilização organizacional é o empoderamento dos colaboradores.
Para distribuir níveis adequados de autoridade e responsabilidade por toda a organização, torna-se necessário fortalecer todos os seus membros. São fatores que propiciam o empoderamento das pessoas, EXCETO:
Recompensar as pessoas
B.Proporcionar informação
C.Desenvolver Competências
D. Concentrar Responsabilidades
3.
 Dentre as vantagens para a instituição, destaca-se o comprometimento dos funcionários, que é alcançado com uma gestão mais participativa. Sobre a Administração Participativa, considere:
I. É uma das ideias mais antigas da administração e tem suas raízes no Japão.
II. É considerada um dos novos paradigmas da administração, já que esse modelo de gestão integra as práticas mais avançadas nas relações de trabalho.
III. O diferencial desse modelo está em integrar os princípios de participação em um modelo estratégico de gestão articulado e considerado legítimo para toda a organização.
IV. Esse modelo exige flexibilidade da alta administração para permitir acesso às informações necessárias para que se possa tomar a decisão mais adequada possível.
Está correto o que se afirma APENAS em:
	A. II, III e IV.
	B. I e II.
	C. I, II e IV.
	D. I e IV.
	E. II e IV.
4.
(FUMARC-CEMIG-TELECOM/2010) Recomenda-se a descentralização à uma organização, quando, por exemplo:
	A. A capacidade dos gerentes está equilibrada com a carga de trabalho
	B. Os processos informatizados estão em reformulação
	C. A carga de trabalho da alta administração está volumosa e/ou demasiadamente complexa
	D. A contratação de pessoal está além da capacidade de treinamento da empresa
5.
Os grupos de funcionários da mesma área, que se encontram com frequência semanal ou mensal a fim de discutir e recomendar soluções para os problemas de trabalho, constituem as(os):
	A. equipes de trabalho.
	B. equipes de solução de problemas.
	C. grupos gerenciais.
	D. círculos de qualidade.
	E. grupos de trabalho.

Outros materiais