Buscar

poesia palaciana

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Estilos Literários: 02. Humanismo ou Pré-Renascentismo
Colaboração: Bartolomeu Amâncio da Silva (Prof. Bartô)Publicado: 01/12/2007
No período do Humanismo, século XV (1434 - 1527), também denominadoQuatrocentismo ou Pré-Renascentismo, há três manifestações literárias que devem ser destacadas:
1. A poesia palaciana, compilada em 1516, no Cancioneiro Geral, por Garcia Resende. Era realizada na corte, por nobres e para a nobreza, e destinava-se ao entretenimento nos serões do Paço. Quase sempre frívola, afetada e circunstancial, era recitada nos serões do Paço ou servia a concursos poéticos, galanteios, homenagens e ditos espirituosos. A poesia separa-se da música, ou seja, enquanto no Trovadorismo a poesia se destinava ao canto e dependia do acompanhamento musical, na fase palaciana os poemas passam a ser compostos para a leitura individual ou para a declamação. O termo "trovador" passa a ter conotação pejorativa, designando um artista de recursos poéticos limitados, e surge a figura do poeta, tal qual hoje a concebemos: aquele que escreve para o prazer da leitura ou da recitação.
2. A prosa historiográfica, desenvolvida nas "crônicas de Fernão Lopes, reúnem duas virtudes de seu autor: a visão histórica e as qualidades estilísticas. Fernão Lopes reconstruiu a história dos reis de Portugal a partir de rigorosa pesquisa e interpretação documental, aliando a excelência da investigação à qualidade literária da prosa em que vazou suas crônicas. Foi, simultaneamente, o primeiro historiador e o primeiro bom prosador da língua. Estilo simples, elegante e coloquial. Há ações simultâneas, cortes abruptos na narrativa e digressões. Consegue presentificar os fatos mais remotos através de diálogos e retratos psicológicos. Aproxima-se da epopéia pela combinação de efeitos individuais e de movimentos de massa na mesma unidade de ação, fazendo convergir acontecimentos múltiplos para um desfecho.
3. O teatro medieval e popular de Gil Vicente, o poeta dramaturgo apelidado "O Genial Criador do Teatro Português" - As encenações litúrgicas que se faziam nas igrejas (mistérios, milagres e moralidades), e as profanas que se faziam nas praças e na corte (momos, farsas ou arremedilhos, entremezes, pantomimas e soties) foram os antecedentes medievais do teatro gilvicentino. Gil Vicente foi o primeiro a fazer valer o texto literário sobre a cenografia e o espetáculo. Expressou uma visão medieval do mundo renascentista. Realizou um teatro oposto à tradição clássica.

Outros materiais