Buscar

Psicologia Social 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Psicologia Social 1
1-Ao vislumbrar a possibilidade da solidariedade e da ação conjunta em benefício comum, o cidadão estará também mais atento ao que lhe cerca.Neste caso, podemos observar um fenômeno psicológico, tal como:
o cooperativismo
2-Vivemos em sociedade integrados em grupos, no contexto do grupo "a escola, família, grupo de pares" fazemos as nossas aprendizagens. É por este processo de socialização que aprendemos e interiorizamos normas/valores e atitudes. Este processo identifica:
a influencia social
	3-Maria se sentiu mal, com muitas dores abdominais e foi ao posto médico, ficando horas esperando na fila. Depois de mais de cinco horas de espera, ela foi informada que não haveria médico para atendê-la e que ela seria encaminhada em uma ambulância do próprio posto a uma outra unidade de saúde. Ela ficou muito evoltada e agrediu a recepcionista do posto. O caso foi parar na delegacia. Ao correlacionarmos Psicologia Social e os relacionamentos interpessoais na saúde, podemos afirmar que:
A Psicologia Social tem muito a contribuir oferecendo recursos para melhorar a comunicação e diminuir distâncias entre a equipe de saúde e os pacientes.
4-Um dos ramos da Psicologia Social é a Psicologia Jurídica. Neste caso podemos dizer que:
Com a contribuição de psicólogos, dentre outras atividades, são resolvidos conflitos familiares, realizadas adoções, solucionadas disputas de guarda
5- Identifique o tipo de pesquisa que está sendo utilizado na descrição a seguir: ¿A fim de estudar a influência entre assistir televisão e a emissão de comportamentos agressivos psicólogos sociais levaram a exposição da televisão para o laboratório, onde controlavam a quantidade de violência que as crianças assistiam. Expondo as crianças a programas violentos e não-violentos os pesquisadores podem observar como a quantidade de violência afeta o comportamento. Foi mostrado a meninos e meninas de Ohio um trecho violento de um filme de gangster na televisão ou um trecho de uma emocionante corrida. As crianças que assistiram à violência foram as que depois tiveram mais probabilidade de apertar com todo vigor um botão vermelho especial, que supostamente esquentava um bastão, causando queimaduras dolorosas em outras crianças¿. Myers, D. Psicologia Social. 6ª ed. Artmed, 2000. Pag 14
Pesquisa experimental
	6-Identifique, dentre as opções abaixo, o objetivo da Psicologia Social:
		
Estudo científico da maneira como pensamos, influenciamos e nos relacionamos uns com os outros, objetivando compreender como nossa subjetividade é formada a partir da interação com o meio no qual estamos inseridos.
1-Os indivíduos ao prestarem atenção e selecionar, organizar, interpretar e recuperar as informações do ambiente ao redor deles e como acontece no ambiente social, identifica o processo da:
Percepção
2-Normalmente, prestamos enorme atenção ao que o outro fala quando interagimos. Mas, na verdade, as palavras que ouvimos não representam a totalidade do que percebemos no momento. Existe outra fonte de informação muito importante além da fala que, muitas das vezes, percebemos sem tomar plena consciência delas. De acordo com o texto acima, estamos nos referindo a:
Comunicação não verbal
3-A respeito da percepção, são feitas algumas afirmações. Avalie-as em V para verdadeira e F para falsa e indique a opção que adequadamente avalia o conjunto das afirmações: I- As pessoas interpretam a realidade objetiva, com certo grau de subjetividade, tornando-se conscientes sobre o mundo externo e dando sentido às informações recebidas sobre essa realidade objetiva. II- A percepção é um ato de decodificar informações recebidas pelos órgãos sensoriais. III- O processo de perceber é linear e passivo, chegando informações pelos órgãos dos sentidos, elas são armazenadas. IV- Sem a ocorrência da percepção, as informações sobre o mundo externo não tem sentido para as pessoas. V- A percepção faz com que as pessoas tendam à não preservação das distâncias estabelecidas pelo grupo social do qual façam parte, nas diversas situações interativas de que venham a participar.
V-V-F-V-F
	4- A maneira como, sem expressar nenhuma palavra ou contato físico, pode influenciar no comportamento do próximo, integrante do nosso comportamento, caracteriza o conceito de:
proxêmica.
5-Discutindo e refletindo a respeito do corpo na relação interpessoal de uma enfermeira e o paciente, SILVA (1998) indica como primeiro passo para o cuidar na Enfermagem, perceber o corpo, nosso e do outro, no caso o paciente, para podermos descobrir os sentimentos mais verdadeiros e profundos destas relações. Considerando tais reflexões, passamos a relacioná-las, quando, muitas vezes, usamos o corpo, o olhar, os gestos, o modo de falar como instrumentos de controle e poder, ainda que isso possa ocorrer sem a total consciência de nossas intenções, o que torna mais grave a situação. Estas ações nos remetem ao processo, o qual chamamos de:
comunicação não verbal
	6-O processo através do qual atribuímos causas aos nossos comportamentos, e dos outros, como meio de regulação e organização, identifica a:
	
atribuição de causalidade
1-O autoconceito representa as crenças específicas pelas quais definimos quem somos. Representa nossos autoesquemas, ou seja, os modelos mentais que utilizamos para representar o que somos para nós mesmos. Isso significa que:
A forma como percebemos, lembramos e julgamos os outros e a nós mesmos, depende desses autoesquemas.
2-Uma mulher de 35 anos está fazendo uma rigorosa dieta para emagrecer. Sua maior dificuldade é gerenciar os horários da alimentação. Ela precisa comer a cada três horas e evitar ingerir líquidos durante as refeições. Além disso, ela está evitando doces, frituras, massas e refrigerantes. Mas, hoje, ao final do horário do trabalho, os seus colegas preparam uma festa surpresa para o gestor, com bolo, muitos doces, salgadinhos e refrigerante. Ela decidiu dar um abraço no chefe, ficar uns 15 minutos na festa, cumprimentar a todos e ir embora sem comer nada. Ao chegar em casa ela ficou muito feliz por ter conseguido resistir à tentação. Se correlacionarmos o caso citado com o conceito de autocontrole percebido, podemos afirmar que:
Houve um autocontrole percebido e a noção da capacidade de autoeficácia para persistir com a dieta.
3-A socialização é um fenômeno sobre o qual é possível afirmar que:
É sempre um processo de aprendizagem a partir da interpretação da realidade sob o ângulo de um grupo, podendo sofrer os conteúdos socializados alteração ao longo do tempo.
	4-A Psicologia Social é uma área de estudo que tem como um de seus objetos o processo cognitivo pelo qual formamos impressões sobre nós mesmos, incluindo o autoconceito. Considerando o que vimos na aula 3 sobre esse tema, avalie às alternativas abaixo e assinale a correta.
		
O autoconceito é formado pelos modelos mentais que usamos para representar quem somos (autoesquemas) e também pelos "eus possíveis
5-Os papéis sociais são sistemas de prescrições comportamentais objetivos com conteúdo socialmente definido. O aprendizado destes papéis sociais confirma o processo de socialização que acontece de maneira contínua, ao longo da existência de cada indivíduo no seu grupo social. Isso significa que:
No processo de socialização desempenhamos papéis dentro de nosso grupo social e progressivamente aprendemos e desenvolvemos aspectos de nós mesmos
6-Para Kohlberg, o certo é a satisfação dos nossos interesses e necessidades, é deixar os outros fazerem o mesmo. Isto caracteriza:
A necessidade de realização
	1-Às vezes, a partir da simples consciência de estar sendo observado, aspectos como a fala do sujeito são modificados, podendo até ocasionar quadros de ansiedade, e muitas vezes aquele branco conhecido por todos nós. Se isso não é dominado, sérios problemas a eventos de exposição em público, por exemplo, são ocasionados pela:
Facilitação Social
2-Os sujeitos em sociedade participam de diversosgrupos sociais. Os psicólogos sociais tem estudado e conceituado, a partir de estudos científicos, esse fenômeno dos grupos sociais. Considerando o que vimos na disciplina de Psicologia Social acerca desse tema, avalie as afirmativas abaixo e assinale a que estiver correta.
A família é um exemplo de grupo social.
3-Antonio é funcionário de uma empresa de correios, sua função consiste em fechar grandes volumes de envelopes enviados por empresas. Quando está sozinho em sua sala, ele fecha, em média, 120 envelopes por hora e quando outro funcionário está presente na sala, ele fecha, em média, 180 envelopes por hora. Considerando o que vimos na disciplina de Psicologia Social, que fenômeno justifica essa mudança no desempenho de sua tarefa ?
Facilitação social
	4-Paulo, sua família, os vizinhos e o grupo de lazer trabalham juntos em prol de um projeto social. Assim eles são exemplos do tipo de grupos considerado como:
Social e primário
5-O termo facilitação social foi utilizado por Floyd Allport para significar a influência da presença de outras pessoas no desempenho de um indivíduo. Sobre o tema, seguintes as seguintes afirmativas: I - Watson (1928) e Shaw (1932) verificaram que o trabalho individual é mais eficiente na resolução de tarefas, devido a um maior número de ideias apresentadas e de debates esclarecedores. II - Na opinião de Zajonc (1965), o trabalho individual é mais eficaz quando se trata de aprendizado, enquanto a atuação dos indivíduos em grupo é mais eficaz quando se trata de respostas já bem aprendidas. III -Esses estudos desembocaram nos estudos de comportamento grupal, do inter-relacionamento entre seus membros, a emergência de liderança, os fatores que levavam um membro a comunicar-se com o outro. A partir das afirmativas anteriores, assinale a alternativa correta:
	as afirmativas II e III estão corretas
	
6-Os grupos sociais possuem como características básicas a interação e a influência entre seus membros. Podemos caracterizar diversos tipos de grupos, considerando diversas dimensões e critérios. Considerando o que vimos nesta disciplina, analise as afirmativas abaixo e assinale à que estiver correta.
I- Grupo psicológico: São pessoas que passam a ser classificadas de forma casual dentro de um mesmo grupo e que começam a atuar em função dessa identificação.
II- Grupo mínimo: os próprios membros do grupo se identificam como fazendo parte dele por pertencer à mesma categoria social.
III- Grupo compacto: são grupos sociais onde seus membros passam a cooperar entre si visando o alcance de objetivos interdependentes.
São afirmativas corretas:
Somente afirmativa III
	1-Marcelo herdou a casa de sua mãe no inventário após sua morte. Marcelo tem 56 anos e viveu nessa casa até os 30 anos. A casa que herdou tem grande valor imobiliário porque fica em uma área considerada nobre da cidade. Essa casa, também, possui grande valor afetivo para ele. Recentemente, Marcelo recebeu uma boa proposta de uma empresa para compra da casa, mas apesar da proposta ser muito boa, ele decidiu não vender porque tem muitas recordações boas de sua infância vinculadas à essa casa. Considerando o caso apresentado, podemos afirmar que a atitude de Marcelo teve uma base predominantemente:
		
	afetiva
	
2-No que diz respeito a classificação de atitudes, analise o exemplo abaixo: - comprar um carro ou fazer uma viagem com base na avaliação de forma mais ou menos consciente de dados relevantes sobre esses objetos tais como desempenho do motor e os atrativos turísticos do lugar em questão. Esse é um exemplo de atitude de base:
Cognitiva
3-A atitude tem sido objeto de estudo da Psicologia Social de orientação cognitivista. Acerca desse conceito podemos afirmar:
I- Possui uma configuração bidimensional.
II- Constitui uma disposição afetiva favorável ou desfavorável a um objeto social.
III- Refere-se, somente, ao comportamento do sujeito em relação à um objeto social.
Marque a resposta correta:
Somente a alternativa II.
4-Um dos temas relevantes no estudo da psicologia social é a atitude. Ela é o julgamento que fazemos acerca dos fenômenos. A atitude tem como função principal a avaliação. É através dela que determinamos as posturas frente aos objetos sociais. No que tange à esse tema podemos afirmar:
	A atitude é um modelo tridimensional com componentes afetivos, cognitivos e comportamentais, a mudança em um desses componentes pode gerar mudança nos outros.
	5-Sobre as atitudes, dentre as afirmações abaixo é ERRADO afirmar que:
Não nos é possível mudar de atitudes na vida adulta, pois elas já estão consolidadas.
6-No que diz respeito a classificação de atitudes, analise o exemplo a seguir: Maria escolhe suas viagens em função de um ou outro local estar relacionado com alegria ou bem-estar, independentemente do que os guias turísticos ou as outras pessoas possam informar a respeito. Esse seria um exemplo de atitude de base:
Afetiva

Outros materiais