Buscar

AVALIANDO AULA 1

Prévia do material em texto

Disciplina: CCJ0012 - DIREITO AMBIENTAL 
	Período Acad.: 2016.1 (G) / EX
	
Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		1.
		Vinte anos após a Rio-92, e diante da crise ambiental alarmante, ocorreu, em junho de 2012, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, com a participação de lideranças de 193 países que fazem parte da ONU. O principal objetivo era o de renovar e reafirmar o compromisso com o desenvolvimento sustentável após 20 anos da Rio-92 e identificar ações para garantir o desenvolvimento sustentável do planeta e de eliminação da pobreza. Sendo Assim, assinale abaixo a cidade que sediou tal Conferência:
		
	
	
	
	
	Paris
	
	
	Rio de Janeiro
	
	
	Estocolmo
	
	
	Bogotá
	
	
	Palermo
	
	
		2.
		O meio ambiente ecologicamente equilibrado deve ser considerado como:
		
	
	
	
	
	bem público pertencente às pessoas jurídicas de direito público.
	
	
	bem público dominical.
	
	
	bem público de uso especial.
	
	
	bem público de uso comum do povo.
	
	
	bem público transindividual.
	
	
		3.
		O Direito Ambiental é um direito de terceira geração, um direito de titularidade coletiva caracterizado pelo princípio da solidariedade. Marque a alternativa CORRETA sobre o conceito de Direito Ambiental e seus fundamentos.
		
	
	
	
	
	O Direito Ambiental é uma ciência jurídica que estuda, analisa e discute as questões e os problemas ambientais e sua relação com o ser humano, tendo por finalidade a proteção do meio ambiente e a melhoria das condições de vida no planeta.
	
	
	O Direito Ambiental é autônomo, interdisciplinar em relação aos outros ramos do direito e às outras áreas de conhecimento, pelo fato de possuir seu próprio regime jurídico, objetivos, princípios, procedimentos, instrumentos próprios.
	
	
	O Direito Ambiental é conceituado como o conjunto de condições , leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas.
	
	
	O estudo do Direito Ambiental se manifesta especificamente na proteção dos elementos da Natureza em decorrência da existência de várias espécies normativas que garantem a proteção do meio ambiente natural.
	
	
	O conceito legal de direito ambiental está previsto no art.3º da Lei 6.938/81 e no Art. 225 da CF: "Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum de todos e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações"
	
	
		4.
		Acerca do conceito e abrangência do tema meio ambiente, assinale a opção CORRETA:
		
	
	
	
	
	a proteção do meio ambiente do trabalho não está prevista expressamente na Constituição da República
	
	
	o meio ambiente natural é composto pelos recursos naturais ar, atmosfera, água, solo, subsolo, fauna, flora, biodiversidade e institutos de pesquisa sobre a natureza
	
	
	o meio ambiente artificial consiste no espaço urbano, abrangendo o conjunto de edificações e equipamentos públicos tais como ruas e avenidas;
	
	
	o nosso direito positivo indicou no conceito legal de meio ambiente, como elemento caracterizador a vida em geral, relativa às espécies animais e vegetais, não incluindo pois o homem.
	
	
	o meio ambiente cultural é constituído pelo patrimônio artístico, histórico, turístico, dentre outros, que envolva bens somente de natureza imaterial
	
	
		5.
		Marque a resposta CORRETA acerca dos direitos difusos:
		
	
	
	
	
	São direitos amplos, caracterizados principalmente por sua indivisibilidade, ou seja, para que se satisfaça um de seus sujeitos, deve satisfazer-se a todos, pela sua transindividualidade e pela própria determinação de seus sujeitos
	
	
	O art. 225, caput, da Magna Carta assegura o interesse difuso ao meio ambiente, estabelecendo concepções fundamentais sobre o Direito Ambiental, pois indica o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado como direito de todos e dispõe a natureza jurídica dos bens ambientais como de uso comum do povo.
	
	
	São aqueles de natureza divisível de que seja titular grupo, categoria ou classe de pessoas ligadas entre si ou com a parte contraria por uma relação jurídica.
	
	
	A conceituação de direito difuso é apresentada pela Constituição Federal de 1988
	
	
	Os direitos difusos e os direitos individuais homogêneos são os decorrentes de origem comum e de natureza divisível.
	
	
		6.
		O Direito Ambiental busca a fruição verdadeiramente coletiva e democrática do ambiente, em cumprimento do direito à igualdade básica entre todos os seres humanos e à proibição de discriminação de qualquer natureza. É neste contexto que a expressão constitucional ¿todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado¿ precisa converter-se em realidade palpável. Tomando o texto como referência, analise as afirmativas abaixo quanto ao Direito Ambiental:
I. O Direito Ambiental visa tutelar a sadia qualidade de vida do homem, em suas gerações presentes e futuras, o que realiza através da defesa e preservação do meio ambiente, como elemento indissociável da saúde e do bem-estar do povo.
II. Através do princípio do desenvolvimento sustentável, o Direito Ambiental busca realizar uma harmonização entre o desenvolvimento econômico e a preservação do meio ambiente.
 III. A Constituição Federal prevê a aplicação da teoria da inversão do ônus da prova, a fim de facilitar a comprovação do grau de culpa necessária para responsabilizar os poluidores a indenizar ou reparar os danos causados ao meio ambiente ou a terceiros, afetados por sua atividade.
IV. A defesa e a preservação do meio ambiente, para as presentes e futuras gerações, não são deveres apenas do Poder Público, mas também da coletividade, o que justifica a necessidade de conscientização pública e promoção da educação ambiental.
Com base nas proposições acima é CORRETO o que se afirma em:
		
	
	
	
	
	II,III,IV
	
	
	I,II e III
	
	
	I e II
	
	
	I,IV
	
	
	I, II e IV

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes