A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
2 pág.
Hidroterapia - Questões do ENADE resolvidas

Pré-visualização | Página 1 de 1

Uma paciente com 64 anos de idade sofreu um acidente vascular encefálico (AVE) há 6 meses. Atualmente, apresenta sequelas motoras no hemicorpo esquerdo, sem alterações na fala ou na cognição. Na avaliação de tônus, de acordo com a Escala de Ashworth, constatou-se espasticidade grau 2 em músculos flexores de membro superior e em músculos extensores do membro inferior do hemicorpo esquerdo. Consegue permanecer em pé somente com apoio e não realiza marcha. Recebe atendimento fisioterapêutico ambulatorial há 5 meses, e iniciou atendimento em Fisioterapia aquática. Considerando o caso apresentado e as disposições gerais para o planejamento de tratamentos que utilizem os recursos terapêuticos aquáticos, avalie as seguintes afirmações. I. Para a paciente será mais fácil realizar exercícios em águas rasas do que em águas mais profundas, pois o suporte da flutuação diminui à medida que uma porção maior do corpo está imersa. II. A água adequadamente aquecida será benéfica para o atendimento da paciente, devido aos efeitos da temperatura sobre a espasticidade verificada na avaliação. III. Atividades com extremidades distais estáveis, como o repouso da mão sobre uma prancha, facilitarão a realização de movimentos daquele segmento do corpo.
 É correto o que se afirma em A) I, apenas.
 B) II, apenas. 
C) I e III, apenas. 
D) II e III, apenas. (ESTA ESTÁ CERTA)
E) I, II e III.
Uma paciente de 23 anos de idade, atleta amadora de vôlei de areia, sofreu subluxação do ombro em um dos jogos. Após ter recebido os cuidados imediatos da equipe médica do clube em que jogava, foi encaminhada ao setor de fisioterapia. Na avaliação cinético-funcional do ombro foi confirmada instabilidade glenoumeral moderada, em razão da qual o fisioterapeuta propôs terapia aquática como parte do processo de reabilitação. Considerando essa situação, avalie as seguintes afirmações. I. O principal objetivo da intervenção aquática é o ganho imediato de amplitude de movimento da articulação glenoumeral e de força muscular. II. O objetivo da terapia aquática, como parte do processo de reabilitação, é facilitar a mobilização da glenoumeral, evitar aderência da cápsula articular e manter a amplitude de movimento. III. A flutuação do membro superior, na reabilitação aquática, pode auxiliar os músculos deltoide e supraespinhoso durante a abdução da cabeça umeral. IV. A indicação de exercícios resistidos realizados na água depende das restrições do tecido em cura, bem como da fase da recuperação da lesão. 
É correto o que se afirma em 
I, apenas. 
B I e II, apenas. 
C III e IV, apenas. 
D II, III e IV, apenas. 
E I, II, III e IV
A avaliação fisioterapêutica de Carlos, paciente de 25 anos de idade, com lesão medular cervical (C7) causada por mergulho em água rasa há cinco anos, evidenciou funcionalidade em musculatura de tríceps e grande dorsal, disreflexia autonômica, com perda do controle voluntário da bexiga, espasticidade e dependência para locomoção em cadeira de rodas. Na avaliação aquática, Carlos apresentou pouco controle respiratório, dificuldades em flutuabilidade e mudança de posição na água e hipotensão postural ao ficar em pé com apoio. Considerando essa situação hipotética, julgue se os itens a seguir são VERDADEIROS (V) ou FALSOS (F). 
( v )A conduta fisioterapêutica na piscina indica o uso de cinta abdominal para a posição ortostática, para se minimizar a hipotensão postural de Carlos. 
( f )No treino de habilidades motoras aquáticas de Carlos, a prioridade deve ser o desenvolvimento de nados adaptados. 
( f )Para Carlos, o objetivo principal da fisioterapia aquática é a estimulação de movimentos de membros inferiores para se ativar a musculatura residual. 
( v ) No trabalho aquático com Carlos, o fisioterapeuta deve associar o treino do controle respiratório progressivo com as habilidades de flutuação e de rotações corporais. 
( v )Na fisioterapia aquática de Carlos, devem ser estimulados os movimentos ativos de membros superiores.
Encaminhada por um reumatologista, Fernanda, paciente com 30 anos de idade, chegou a uma clínica de fisioterapia apresentando dor crônica disseminada, fadiga, perturbações de sono, sintomas que resultaram em insônia e alteração psicológica. O exame físico indicou tensão e dor em 12 pontos específicos (grau 5 na escala numérica). Na avaliação aquática, Fernanda apresentou boa flutuabilidade, realizou nados e sentiu-se confortável. Com base nessa situação, julgue se os itens a seguir são VERDADEIROS (V) ou FALSOS (F)
( v ) A hidroterapia em piscina aquecida é conduta fisioterapêutica adequada no caso, pois favorece a analgesia, o relaxamento global e o condicionamento físico.
( v ) Fernanda apresenta provável diagnóstico de fibromialgia, com boa adaptação ao meio aquático. 
( f )Os exercícios aquáticos devem ser em quantidade suficiente para cansar Fernanda para possibilitar que ela tenha sono mais tranqüilo e relaxante à noite. 
( v )Os métodos aquáticos de Watsu e anéis de Bad Ragaz são indicados para tratar o quadro físico de Fernanda. ( F )Apesar de Fernanda ter-se sentido confortável na piscina, a conduta fisioterapêutica mais adequada no caso seria o tratamento com eletroanalgesia nos pontos dolorosos associado a exercícios no solo.
Isabela, 16 anos de idade, com 20 semanas de uma gravidez de risco e história pregressa de abuso sexual paterno dirigiu-se à unidade básica de saúde para sua consulta pré-natal. Como a jovem apresentava queixas importantes de dor lombar, ela foi referenciada para a fisioterapia. Nessa situação, o fisioterapeuta que atender Isabela deve, prioritariamente,
 indicar exercícios aquáticos, pois qualquer outra forma de exercícios terapêuticos está contra-indicada devido à gravidez de risco. 
 induzir Isabela a denunciar o abuso sexual e dar suporte psicológico para a jovem.
 instituir medidas analgésicas por meio de diatermia para alívio da dor lombar. 
 instituir medidas terapêuticas para alívio da dor lombar, utilizando modalidades analgésicas associadas a exercícios terapêuticos visando ao preparo para o parto.
 indicar repouso absoluto com o objetivo de minimizar a dor lombar e só indicar algum procedimento com exercícios terapêuticos após o controle da dor.
Sobre a hidroterapia, marque somente o item que está correto. 
(A) A incontinência urinária ou fecal pode gerar obstáculos, mas não são condições impeditivas absolutas para a terapia aquática; 
(B) A cinesioterapia pode ser aplicada em meio aquático, meio que permite movimentos com aumento da ação da gravidade pela presença do empuxo; 
(C) A hidroterapia está indicada para portadores de doenças articulares que necessitam de exercícios com alto impacto articular;
 (D) É indicada a hidroterapia para pacientes com lesões com perda de solução de continuidade.
Existem várias abordagens terapêuticas para a hidroterapia. A que se utiliza das propriedades físicas da água, como a flutuação e a turbulência, para realizar exercícios de relaxamento, de estabilização e de resistência progressiva, é denominada
(A) Watsu.
(B) Bad Ragaz.
(C) Halliwick.
(D) Ai Chi.
(E) Zen shiatsu.
Efeitos físicos tais como: “empuxo”, “efeitos-de-onda” e “arrastamento”, são fundamentais para as técnicas aprimoradas por:
A) Bad Ragaz.
B) Mulligan.
C) Watson.
D) Maitland.
E) Halliwick.
34- Ao usarmos o recurso de hidroterapia com total imersão corporal, os mecanismos regulatórios de temperatura estão momentaneamente prejudicados, portanto a atenção deve ser redobrada com:
A) pacientes convulsivos, crianças e mulheres menopausadas.
B) gestantes, cardiopatas e mulheres menopausadas.
C) idosos, cardiopatas e portadores de disautonomias.
D) todos os tipos de pacientes independente da idade ou patologia.
Analise a alternativa e assinale a incorreta:
B) É uma modalidade terapêutica contra-indicada no tratamento de indivíduos com artrite reumatoide.