Buscar

LISTA LIGAÇÃO GENICA.gabarito

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

LISTA DE EXERCÍCIOS: LIGAÇÃO GÊNICA
O que significa o termo Recombinação? Quais as duas causas da recombinação?
Em um cruzamento teste para dois genes, que tipos de gametas são produzidos com a) ligação completa b) distribuição independente c) ligação completa.
Qual a diferença entre os genes na conformação de acoplamento e genes em repulsão? Que efeito tem o arranjo de genes ligados (na configuração de acoplamento ou em repulsão) nos resultados de um cruzamento
No caracol Cepaea nemoralis, um alelo autossômico causando uma concha bandeada (BB) é recessivo em relação ao alelo para concha não bandeada (B0). Genes em loci diferentes determinam açor de fundo da concha. Aqui, amarelo (CY) é recessivo em relação a marrom (CBw). Um caramujo amarelo bandeado é cruzado com um homozigoto marrom não bandeado. A F1é então cruzada com conchas amarelas bandeadas (cruzamento teste). a) quais seriam os resultados do cruzamento teste se os loci que controlam o bandeamento e a cor estivessem ligados sem crossing over? b) quais seriam os resultados do cruzamento teste se os loci se distribuíssem independentemente? c) quais seriam os resultados do cruzamento teste se os loci estivessem ligados e distantes 20 unidades de mapa?
P: CY BB/ CY BB X CBw B0/ CBw B0
F1: CY BB/ CBw B0 X CY BB/ CY BB 
Ligados sem crossing: CY BB/ CY BB (amarelo bandeado) e CBw B0 / CY BB (marrom não bandeado) 50% para cada classe, 
Segregação independente : CY BB/ CY BB (1/4 ou 25%), CBw B0/ CY BB(1/4 ou 25%), CY B0/ CY BB (1/4 ou 25%) e CBw BB / CY BB (1/4 ou 25%)
Distantes 20 unidades mapa= 20% de recombinantes:
 CY BB/ CY BB (40%), CBw B0/ CY BB(40%), PARENTAIS
CY B0/ CY BB (10%) e CBw BB / CY BB (10%), RECOMBINANTES
No bicho da seda (Bombyx mori) olhos vermelhos (re) e asa bandeada de branco (wb) são codificados por dois alelos mutantes que são recessivos aos que produzem características selvagens (re+ e wb+); estes dois genes estão no mesmo cromossomo. Um bicho homozigoto para olhos vermelhos e asas com bandas brancas é cruzado com um homozigoto para as características tipo selvagem. A F1 é cruzada com bichos que têm olhos vermelhos e asas com bandas brancas em um cruzamento teste. A prole desse cruzamento teste é mostrada na tabela abaixo:
	Olhos tipo selvagem , asas tipo selvagem
	418
	Olhos vermelhos, asas tipo selvagem
	19
	Olhos tipo selvagem, asas com bandas brancas
	16
	Olhos vermelhos, asas com bandas brancas
	426
Pergunta-se: a) que proporções fenotípicas seriam esperadas se os genes para olhos vermelhos e asas com bandas brancas estivessem situados em cromossomos diferentes? b) Qual a distância genética entre os genes para olhos vermelhos e asas com bandas brancas?
Em cromossomos diferentes= segregação independente= ¼ ou 25% para cada classe= 1/4X879= 219,75 para cada classe, 
A distância é a freqüência de recombinantes, é igual as duas classes menos numerosas= 19+16/879= 3,98= 4 % de recombinantes= distância entre os genes é de 4 unidades mapa.
Os genes m e n estão localizados em um mesmo cromossomo e apresentam 30% de recombinação. Que tipos de gametas produz um indivíduo com a constituição mn/MN e em que proporções? Estes estão em acoplamento ou repulsão?
 mn/MN= sem crossing ou recombinação este indivíduo produziria os gametas mn e MN, 50% de cada tipo.
Como o exercício diz que tem 30% de recombinação temos: além dos gametas mn e MN, os gametas mN e Mn, sendo os últimos oriundos de recombinação, portanto 15% para cada. Sobram 70% para os gametas parentais, 35% para cada.
Portanto: Mn= 35%, MN= 35%, mN= 15% e Mn= 15%. Os alelos estão em posição CIS ou de acoplamento.
Suponha que a distância entre os genes a e b sejam 20 unidades mapa. Quais as porcentagens em que se segregam os gametas de um genótipo ab/AB. Quais os gametas com recombinação?
a e b= 20 unidades mapa, portanto 20% de recombinantes, se tem 20% de recombinantes sobram 80% para os parentais.
ab/AB= gametas ab e AB, parentais= 40% para cada, e os gametas recombinantes seriam aB e Ab com 10% para cada.
Um indivíduo homozigoto para os genes c e d é cruzado com um homozigoto selvagem e a F1é retrocruzada com o tipo parental duplo recessivo. São obtidos os seguintes descendentes como mostra a tabela abaixo:
	Gametas
	Proporções
	CD/cd
	903
	cd/cd
	897
	Cd/cd
	98
	cD/cd
	102
Pergunta-se: a) Explicar os resultados dando a porcentagem de recombinação entre c e d. b) Se c e d segregassem independentemente, quais seriam os resultados teoricamente esperados? c) qual é a distância entre c e d no mapa genético do cromossomo?
Se fosse segregação independente seria ¼ ou 25% para cada classe, ou seja, 500 p/ cada classe, estamos vendo pela tabela que não foi esse o resultado, portanto trata-se de ligação. Para achar a freqüência de recombinação e portanto a distância entre c e d basta somar as menores classes, dividir pelo total e multiplicar por 100= 98+102/2000 X 100= 0,1x100= 10% de recombinantes e portanto a distância entre os genes c e d é de 10 unidades mapa.
Qual é o genótipo dos F1dos seguinte cruzamento? Desconsidere a possibilidade de crossing over
P: AB/ab X ab/ab
Neste mesmo cruzamento, se a freqüência de recombinação entre a e b for de 20%, como serão os F1 e em que proporções estes aparecerão? A quantas unidades mapa se encontra o gene a distante do gene b?
 Sem crossing= AB/ab X ab/ab= AB/ab e ab/ab, 50% para cada. 
Se temos 20% de recombinantes: além dos parentais AB/ab e ab/ab 40% para cada, temos os recombinantes que serão os indivíduos Ab/ab e aB/ab com 10% para cada. Se temos 20% de recombinantes portanto os genes distam um do outro 20 unidades mapa.
Os genes a e b estão distantes a 20 cM um do outro. Um indivíduo a+b+/a+b+ foi cruzado com outro ab/ab. Desenhe o cruzamento e mostre os gametas produzidos por cada genitor e o fenótipo de F1. Que gametas podem ser produzidos pela F1 e em que proporções? Se a F1for cruzada com um indivíduo ab/ab, que prole seria esperada e em que proporções? Isto é um exemplo de fase de ligação de acoplamento ou repulsão? Se a F1 fosse intercruzada, que prole seria esperada e em que proporções?
 a+b+/a+b+ X ab/ab = a+b+/ab (F1), que produz gametas a+b+, ab, mas como o problema citou que os genes estão distantes a 20cM, temos além dos gametas parentais, os recombinantes que são a+b e a b+. 
Intercruzando F1= a+b+/ab X a+b+/ab= a+b+/ a+b+, a+b+/ab, ab/ a+b+ e ab/ab parentais 20% para cada.
E os recombinantes = a+b/ a+b+, a+b/ ab, ab/ a+b+ e ab+/ab= 5% para cada
Resultaram de um acasalamento entre um indivíduo duplo heterozigoto com outro duplo homozigoto recessivo 300 descendentes. Sabendo-se que os loci a e b estão distantes 22 unidades mapa, qual o número de descendentes com genótipo Aabb?
a e b distantes 22 um= 22% de recombinantes, sobram 78 para os parentais
AB/ab X ab/ab= AB/ab e ab/ab parentais= 39 para cada, 
 Ab/ab e aB/ab recombinantes= 11 para cada. Aabb é um recombinante, portanto 11% dos 300 indivíduos= 0,11X300= 33 indivíduos seriam Aabb. 
Uma planta apresenta genótipo AB/ab de é submetida ao um cruzamento teste. Se os loci distam 10um, que proporção da prole será AB/ab?
A e B distam 10um= porcentagem de recombinantes=10%
AB/ab X ab/ab = AB/ab e ab/ab parentais= 45% para cada, 
 Ab/ab e aB/ab recombinantes= 5% para cada
O loci R e S distam 35 um. Se uma planta com o genótipo RS/rs for autofecundada, que fenótipos da prole poderão ser vistos e em que proporções? 
Saiu errado na lista = RS/rs X RS/rs= RS/RS (RRSS), RS/rs (RrSs), rs/RS (RrSs) e rs/rs (rrss) = parentais= 16,25% para cada, 
 Rs/RS (RRSs), Rs/rs (Rrss), rS/RS (RrSS) e rS/rs (rrSs)= recombinantes= 8,75% para cada. 
Uma fêmea de Drosophila com genótipo AB/ab é cruzada com um macho duplo recessivo ab/ab. Deste cruzamentosegue a tabela com os resultados de F1:
	442
	AB/ab
	458
	ab/ab
	46
	Ab/ab
	54
	aB/ab
Pergunta-se, trata-se de segregação independente, ligação completa? Explique.
Trata-se de ligação gênica incompleta. Não é segregação senão seria ¼ para cada classe e, portanto cada classe teria 250 indivíduos e não foi esse o resultado. Não foi ligação completa senão se encontraria= AB/ab X ab/ab= AB/ab e ab/ab 500 para cada e também não foi o que ocorreu.
FR= 46+54/1000 X100= 10% de recombinantes e a distância entre a e b é= 10 unidades mapa. 
Uma Drosophila com genótipo BR/br é submetida ao cruzamento teste. Em 84% das meioses, não existem quiasmas entre os genes ligados e em 16% das meioses, existe um quiasma entre os genes. Que proporção da prole será Br/br?
BR/br X br/br= BR/br e br/BR= parentais= 42% para cada, 
 Br/br e bR/br= recombinantes. 16% das meioses com quiasmas quer dizer que ocorreu crossing, portanto presença de 16% de recombinantes= 8% para cada. Portanto 8% serão Br/br.
O alelo b dá ao corpo das drosóphilas cor preta e o seu alelo b+ a cor marrom, que é o fenótipo selvagem. O alelo wx, um outro gene, é responsável pela formação de asas cerosas e seu alelo wx+ leva a formação de asas não cerosas (selvagem). Já o alelo cn em um terceiro gene leva a formação de olhos cinabar e seu alelo cn+ dá olhos vermelhos, fenótipo selvagem. Uma fêmea heterozigota para os três genes é submetida ao cruzamento teste e 1000 moscas da prole foram classificadas do seguinte modo:
	b+.wx+.cn
	382
	b.wx.cn+
	379
	b+.wx.cn
	69
	b.wx+.cn+
	67
	b+.wx.cn+
	48
	b.wx+.cn
	44
	b.wx.cn
	6
	b+.wx+.cn+
	5
	Total
	1000
Estes genes estão ligados? Faça o mapa genético colocando os três genes em ordem. É possível calcular a interferência?
Como se vê estamos lidando com três genes e temos que calcular a FR entre eles:
Portanto temos que calcular
Temos os genes b-wx-cn, portanto temos que calcular a FR entre b-wx, entre b-cn e entre wx-cn.
 Entre b-wx= 22,8,
Entre b-cn= 10,3, 
Entre wx-cn= 14,7.
Portanto sim, os genes estão ligados pois as FR são todas menores que 50% 
Daí entendemos pela FR que o gene b esta mais perto de cn que de wx, pois a distância entre eles é menor!
b______10,3_____cn______________________14,7______________wx
10,3+14,7= 25, mais deu 22,8 e daí????
Daí a questão dos recombinantes duplos. Quando calculamos a FR entre b-wx não contamos as classes dos recombinantes duplos pois eles são parecidos com os parentais e para calcular a FR só colocamos os recombinantes, portanto temos que somá-los duas vezes:
FR (b-wx)= 69+67+48+44+6+6+5+5/1000 X 100= 25! 
I= 1- freq observada de recombinantes duplos/freq esperada de recombinantes duplos.
Freq observada= 6+5=11 recombinantes duplos
Freq esperada de recombinantes duplos = 0,103 X 0,147 = 15,141
I= 1-11/15,141= 1-0,73= 27% de interferência.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes