Buscar

TEXTO FILOSOFIA MODERNA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

- 
Principais causas: Grandes transformações no mundo europeu dos sécs.XV- XVI como a descoberta do Novo Mundo (Américas); surgimento de importantes núcleos urbanos em algumas regiões, principalmente na Itália (Florença); desenvolvimento de atividade econômica, sobretudo mercantil e industrial.
Humanismo renascentista: importância das artes plásticas, retomada do ideal clássico greco-romano em oposição à escolástica medieval, valorização do homem enquanto indivíduo, de sua livre iniciativa e de sua criatividade. 
Reforma protestante: critica a autoridade institucional da Igreja, valorização interpretação da mensagem divina nas Escrituras pelo indivíduo, ênfase na fé como experiência individual. 
Revolução científica: rejeição do modelo geocêntrico de cosmo e sua subs­tituição pelo modelo heliocêntrico, noção de espaço infinito, visão da natureza possuindo uma "linguagem matemática", ciência ativa x ciência contemplativa antiga. Empirismo.
Redescoberta do ceticismo: a oposição entre o antigo e o moderno suscita a problemática cética do conflito das teorias e da ausência de critério conclusivo para a decisão sobre a validade destas teorias. 
Idéia de modernidade: o conceito de modernidade está sempre relacionado com o novo, aquilo que rompe com a tradição, ideal de progresso, ênfase na individualidade, rejeição da autoridade institucional.
Etimologia do termo MODERNO: do advérbio latino MODO, que significa “agora mesmo”, “neste instante”, “no momento”, portanto designando o que é contemporâneo.
A valorização do indivíduo ou da subjetividade. 
 
TEXTO 6
FILOSOFIA MODERNA

Outros materiais