Buscar

AV1 E AV2 JOGOS BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS COM ALTERNATIVAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Av1 - Educação Física - Licenciatura - Jogos, Brinquedos e Brincadeiras.
RESPOSTAS: AV1 – 1C--- 2B--- 3B--- 4D--- 5A
1) Leia o trecho a seguir e assinale a alternativa que ratifica a fala citada pelo autor: "é complexo tudo aquilo que não se pode reduzir a uma lei, a uma simples ideia" (MORIN, 2001). 
Alternativas:
a) O jogo é um fenômeno possível somente aos mais talentosos; 
b) Jogar é um privilégio daqueles que nascem com um dom; 
c) O jogo é um fenômeno multifacetado, com amplas possibilidades; 
d) Somente os vitoriosos no esporte vencerão na vida.
2) Existe uma forte tendência em se trabalhar de uma forma reducionista no ensino de jogos e modalidades esportivas, isto acontece também nas aulas de Educação Física (Santana, 2005). Assinale a alternativa correta com relação aos pontos que destacam essa tendência. 
Alternativas: 
a) Desconsidera um modelo ideal de praticante; 
b) Têm uma tendência à especialização precoce de movimentos; 
c) Oportuniza a todos uma prática significativa; 
d) Respeita as dimensões como a moralidade, a afetividade e a sociabilidade.
3) De acordo com Santana (2005), alguns princípios para se tratar de forma complexa o fenômeno esportivo e também as aulas de Educação Física são importantes, pois a partir deles o jovem poderá interagir no contexto esportivo de forma coerente à sua condição. Assinale a alternativa que está em acordo com os princípios relacionados pelo autor. 
Alternativas: 
a) Dialogar com o sistema humano não é possível para orientar à iniciação esportiva; b) Investir na capacitação (educação de habilidades e desenvolvimento de capacidades) e formação (educação de atitudes); 
c) Deve-se tratar exaustivamente as aulas com os alunos, de forma que repetidamente haja domínio da técnica; 
d) Deve-se investir em aulas que não reconheçam as diferenças entre iguais.
4) É importante adotar alguns princípios norteadores no processo de ensino e aprendizagem de jogos, como forma de facilitar a intervenção também na iniciação esportiva (FREIRE, 2003), assim, uma pedagogia do esporte que valoriza a complexidade do ser humano tem a preocupação de estimular o indivíduo em todos os seus aspectos, não priorizando os gestos técnicos. Com relação aos princípios "ensinar a todos" e "ensinar mais", assinale a alternativa correta. 
Alternativas: 
a) à atitude de se utilizar de métodos adequados para ensinar e à atitude de ensinar independentemente do nível de habilidade que a criança apresenta; 
b) à atitude de se utilizar de métodos adequados para ensinar e à atitude de ensinar considerando a condição humana da criança. 
c) à atitude de ensinar considerando a condição humana da criança e à atitude de se utilizar para ensinar de brincadeiras. 
d) à atitude de ensinar independentemente do nível de habilidade que a criança apresenta e à atitude de ensinar considerando a condição moral e social da criança.
5) A partir das discussões que foram estabelecidas, agora chega o momento de pontuarmos quais são os procedimentos metodológicos que sustentarão os princípios pedagógicos definidos anteriormente. A partir dos procedimentos, assinale a alternativa correta que aponta o seu real significado. 
Alternativas: 
a) Desequilíbrio cognitivo: provocar algo novo em algo já conhecido; 
b) Racionalização da aula: educar para formação em valores; 
c) Praticar e pensar: aproveitar todos os espaços disponíveis; 
d) Educação para a autonomia: tomar consciência sobre a aula.
Av2 - Educação Física - Licenciatura - Jogos, Brinquedos e Brincadeiras.
RESPOSTAS: 1B---2D---3D---4A---5C
1) Um jogo tradicional ou popular para ser classificado como tal é preciso conter alguns elementos caracterizadores, pois o mesmo possui aspectos bastante particulares. Assinale a alternativa que apresenta uma característica dos jogos tradicionais. 
Alternativas: 
a) Para execução do jogo os materiais e espaço não podem ser improvisados. 
b) Possuem informalidade tática em função da potencialidade e motivação dos executantes. 
c) Os jogos demandam de tecnologia para aplicação ou para a fabricação dos objetos utilizados. 
d) As regras devem ser cobradas rigorosamente para que os alunos aprendam corretamente.
2) Entre os conteúdos a serem ensinados na disciplina de Educação Física inserida em toda a Educação Básica estão os jogos e brincadeiras e dentre os vários tipos de jogos, destaca-se o jogo tradicional. Sobre esta modalidade de jogo, leia as sentenças e julgue, marcando (V) verdadeiro ou (F) falso. 
( ) Os jogos e brincadeiras tradicionais foram inventados pelas crianças e sua prática era restrita à elas. 
( ) O jogo tradicional é considerado componente integrante da cultura popular, que marca a produção de um povo em um determinado tempo histórico. 
( ) As atividades eram realizadas em espaços amplos, entre diversos praticantes, utilizavam algum tipo de tecnologia para fabricar os brinquedos ou no ato de brincar. 
( ) Muitos jogos tradicionais não foram registrados então eram passados dos mais idosos para as crianças de forma oral. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. 
Alternativas: 
a) V, V, V, V. 
b) F, F, F, V. 
c) V, F, V, F. 
d) F, V, F, V.
3) Uma brincadeira ou jogo só é reconhecido como tradicional quando são criados e conservados durante um determinado período, se tornando parte do folclore e da história do povo ou da região. Pensando nos jogos presentes no Brasil, é importante percebermos que os mesmos são provenientes de diferentes culturas locais que também sofreram influências de outros países. Quais foram os povos que os estudos apontam como sendo os primeiros influenciadores da cultura de jogos e brincadeiras no Brasil? Alternativas:
a) Europeus e africanos.
b) Indígenas e africanos.
c) Indígenas, africanos e europeus (representados pelos espanhóis).
d) Indígenas, africanos e europeus (representados pelos portugueses colonizadores).
4) Para o planejamento e execução das ações no processo ensino e aprendizagem dos conteúdos vários aspectos são importantes e o professor precisa pensar sobre eles a todo o momento. Analise as alternativas abaixo e assinale a correta com relação à atuação do professor ao ensinar jogos e brincadeiras. 
Alternativas: 
a) É importante proporcionar momentos de discussões, trocas de ideias e análise de sugestões que podem surgir a partir das vivências que os alunos vão realizando. 
b) Qualquer atividade por si faz com que o aluno aprenda. O uso de um material, de uma atividade ou de instrumentos, traz por si só a possibilidade de ensino e de aprendizagem. 
c) O conhecimento prévio do aluno sobre esse conteúdo é pouco, portanto o professor não irá aproveitá-lo no decorrer das aulas. 
d) É preciso repetir o mesmo jogo até que todos tenham compreendido, sem acrescentar modificações na organização ou execução da atividade.
5) Vários jogos e brincadeiras portugueses foram modificados ou enriquecidos pela influência da escrava africana, mas as atividades mais marcantes no engenho de açúcar e que até hoje encontramos em algumas regiões do Brasil estão ligadas a situação de dominação do branco sobre o negro. Qual (is) atividade (s) abaixo representa (m) brincadeiras provenientes da cultura africana? 
I. Chicotinho queimado. 
II. Jogos de imitação de animais. 
III. Jogo do belisco. 
IV. Mancala. 
V. Peteca. 
Assinale a alternativa correta. 
Alternativas: 
a) I, IV. 
b) II, V. 
c) I, III, IV. 
d) I, III, V.

Outros materiais