Buscar

Faculdade Estácio de São Luis.docx atividade 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Faculdade Estácio de São Luis
Curso de Direito
Disciplina: DIREITO PENAL I
Prof. (a) : ELISANGELA CRISTINA RIBEIRO GALVAO
Turno: Noturno
Aluno (a): Thiago Barros Pimenta Matrícula: 2015.05.83571-2
Atividade de Direito Penal I
Leia o texto abaixo e responda às questões formuladas com base nasleituras indicadas no plano de aula e pelo seu professor. Ricardo, atrasado para pegar seus filhos no colégio, ao pegar seu carro não coloca o cinto de segurança. No trajeto, ainda que dirigindo numa velocidade compatível como local, um policial percebe a ausência do cinto e lhe aplica uma multa. Assim, considerando que Ricardo praticou um ilícito, violando o art. 167 do CTB (lei 9.503/97) é possível afirmar que ele praticou um crime, uma vez que será sancionado? Assim, é possível afirmar que todo ilícito configura crime? Responda de forma justificada com base nos estudos realizados sobre as missões do Direito Penal no Estado Democrático de Direito.
RESPOSTA: Não, Ricardo praticou uma infração penal, uma vez que o Estado tem o dever/ poder de proibir e impor uma sanção a quem a praticar. Sim, devido a contrariar a lei e podendo causar dano a outrem, caso em que se aplica o disposto no Art.186 do Novo Código Civil, in verbis: “Aquele que, por ação ou omissão voluntária, negligência ou imprudência, violar direito e causar dano a outrem, ainda que exclusivamente moral, comete atol ilìcito” Infração administrativa, sendo sancionada por multa, art. 302 CTB. A questão versa sobre analise da pratica omissiva de Ricardo, que teria sido flagrado em transito guiando, o seu veiculo sem o cinto de segurança, colocando em risco a própria vida. Pede-se um confronto analítico entre o ilícito penal diante as missões do direito penal. Podemos dizer que o direito administrativo constitui o ramo do direito publico que disciplina a função administrativa, bem como pessoas e órgãos que a exercem. O direito administrativo possui “pontos de contato” com penal, tutelando penalmente a administração publica, os efeitos extrapenais da condenação e a pena restritiva de de direito. Lembramos, ainda que as leis penais em branco são complementadas em atos administrativos, exemplo do tipo incriminador previsto no art. 33 da lei de drogas. O ilícito penal em verdade importa na tutela de bens jurídicos relevantes. Para respoder a questão devemos aplicar o principio da reserva legal porque a existência de crime será condicionada á existência de um tipo penal especifico em lei. (não há crime sem lei anterio que o defina).RESPOSTA: Não. Pois não podemos dizer que todo fato típico e antijurídico caracteriza-se crime. Ricardo praticou um ato ilícito quando violou ato tipificado no art. 167 do CTB, mas essa não é uma norma penal incriminadora, sendo a matéria penal a última ratio porque só tutela os direitos mais valiosos do ser humano, tais como a vida e o patrimônio, nesse caso, como propriamente estabelece o preceito secundário da norma, ou seja, a multa, como pena meramente administrativa. 
 
 2) Não obstante a falha do sistema penal, o mesmo continua a ser considerado um “mal necessário” à sociedade moderna na medida em que visa, diante da complexidade das situações fáticas delituosas que lhe são apresentadas, exercer um controle social formal e institucional que atenda à toda a coletividade. Neste contexto, diante do Estado Democrático de Direito, baseado na dignidade da pessoa humana, assinale a alternativa correta acerca das missões e características do Direito Penal: 
 
 a) O Direito Penal visa tutelar todos os bens jurídicos, relevantes ou não, dando uma satisfação e uma sensação de segurança à sociedade; (princípio da última ratio, tutela somente os bens jurídicos relevantes).
 
 b) O Direito Penal possui como missão a efetivação dos direitos e garantias fundamentais, sendo, portanto, utilizado como primeira forma de controle social com vistas à máxima repressão das condutas delitivas; (é a última forma da controle social).
 
 c) O Direito Penal tem como fim limitar o poder punitivo do Estado e garantir que o cidadão não sofra arbitrariedades por parte do Estado, o qual sempre deverá agir segundo a lei. 
 
d) O Direito Penal possui como missão castigar as condutas lesivas e perigosas, excluindo o infrator do convívio social para que a sociedade de bem possa evoluir num ambiente saudável. (A missão do direito penal consiste na proteção dos bens jurídicos mediante o amparo dos elementares valores ético-sociais da ação)
RESPOTA: Alternativa C
 
 3) Segundo a aula ministrada sobre as fontes do Direito Penal, assinale a alternativa incorreta: 
 
 a) Na ausência de lei penal, o juiz pode usar os costumes para sancionar uma conduta considerada lesiva; 
 
 b) Os Estados membros e municípios não podem legislar matéria criminal; 
 
 c) As medidas provisórias, atos normativos exclusivos do Presidente da República, embora com força de lei, não são lei, por isso não podem tratar matéria criminal; 
 
 d) O legislador penal, em atenção ao princípio da intervenção mínima, deverá evitar a criminalização de condutas que possam ser contidas satisfatoriamente por outros meios de controle, formais ou informais, menos onerosos ao indivíduo
RESPOSTA: Alternativa A

Outros materiais