Buscar

aula 3 exercicio avaliação da aprendiagem

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

A avaliação da aprendizagem no período de 30-60 chama a atenção para a regulamentação de procedimentos relativos a provas e exames, assim como no estabelecimento de critérios somativos de promoção de alunos. Tal regulamentação evidencia:
		
	
	
	
	
	que a promoção de alunos deve ser de caráter analítico, com base em diferentes técnicas de avaliação.
	
	
	que deve haver um planejamento que evidencia a participação de professores e alunos nos regimentos escolares.
	
	
	que a avaliação deve privilegiar o conteúdo aprendido pelo aluno durante o ano letivo tendo em vista a reformulação das práticas educativas
	
	
	o caráter centralizador do professor tendo em vista a realização de provas e exames para diagnóstico do processo ensino-aprendizagem.
	
	 
	a busca de unidade no procedimento de avaliação para todo o sistema de ensino, explicando o caráter centralizador em âmbito federal.
	 Gabarito Comentado
	
	
		2.
		Até o final da Primeira República , também conhecida como República Velha, o ensino que predominava nas escolas brasileiras era baseado numa perspectiva humanista , tradicional e religiosa. Esta escola tradicional tinha como característica um processo de ensino-aprendizagem
		
	
	
	
	
	considerado mais qualitativo do que quantitativo em escolas religiosas.
	
	
	centrado nos conteúdos experimentais organizados hierarquicamente.
	
	
	voltado para o uso dos estudos dirigidos e de experiências didáticas.
	
	 
	centrado no mestre, na autoridade intelectual do professor na transmissão de conhecimentos.
	
	
	baseado nas experiências pessoais dos alunos e do professor.
	 Gabarito Comentado
	
	
		3.
		Susana é supervisora pedagógica da escola Central do Brasil. Na reunião de Centro de Estudo para reflexão sobre o tema Avaliação Escolar, ela conta o seguinte estudo de caso e pede para os professores pensarem sobre a situação exposta. Fernando estuda na terceira série do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública. Ele afirma que a sua professora sempre diz aos alunos:  "- antes de perguntarem pela nota, vamos juntos compreender como pensamos, que caminhos seguimos para resolver a questão; quais as estratégias que utilizamos para construir as nossas respostas e encontrarmos soluções para os problemas". Quando um aluno erra, a professora diz: "- é preciso compreender qual o raciocínio que estás usando para desenvolver essa resposta, vamos pensar juntos a analisar?"
Neste estudo de caso, há uma concepção de avaliação. Qual? Marque a resposta correta.
		
	
	
	
	 
	Formativa
	
	
	Diagnóstica
	
	
	Reprovadora
	
	
	Conservadora
	
	
	Classificatória
	 Gabarito Comentado
	
	
		4.
		Pedagogicamente, as aulas régias instituídas por Pombal, foram a primeira experiência de ensino promovido pelo estado. Sua característica principal era ser um sistema de ensino
		
	
	
	
	
	experimental que se direcionava à regulamentações pedagógicas.
	
	
	com aulas tradicionais, baseadas em conteúdos institucionais e religiosos.
	
	 
	aos cuidados do Estado , que servia a uns poucos, em sua maioria , filhos das elites coloniais.
	
	
	voltado aos interesses do capitalismo em relação ao mercado de trabalho.
	
	
	que foi planejado para atender aos interesses da população.
	 Gabarito Comentado
	
	
		5.
		Momento importante do processo educativo é a avaliação, pois ela permite a identificação de como está sendo conduzido o processo de ensino durante o ano letivo e, ainda, que remanejamentos possam ser feitos para adequar o planejamento educacional e as atividades pedagógicas às necessidades dos alunos. Das funções abaixo, qual é a única que se enquadra nesta perspectiva de avaliação do processo educativo?
		
	
	
	
	 
	Na avaliação podem ser identificados os pontos fortes e fracos, as potencialidades e os limites da ação educativa para que se possam corrigir os rumos do trabalho que se está desenvolvendo.
	
	
	Mecanismo que mede a capacidade de aprendizagem dos alunos ao ser usada como principal mecanismo de medição da inteligência.
	
	
	O processo avaliativo promove a divulgação de gráficos de desempenho para a instituição escolar ser incluída no ranking das melhores escolas e assim, receber mais alunos.
	
	
	A avaliação escolar tem função meritocrática, identificando os melhores alunos de acordo com a sua posição num escalonamento formado pelas notas.
	
	
	A avaliação é a forma mais eficiente de fazer o controle do comportamento e da disciplina dos alunos, através da adoção de exercícios de verificação da aprendizagem mais complexos.
	
	
	
		6.
		A escola é um local privilegiado para a construção de conhecimento e valores, que possibilitam a compreensão da nossa sociedade e a organização da ação educacional com vistas à equidade, à autonomia e, consequentemente, à inclusão dos indivíduos na vida cidadã.
Considerando a avaliação da aprendizagem um desafio para o educador, assinale a opção que NÃO está adequada à concepção de avaliação como processo interativo.
		
	
	
	
	
	Avaliar, então é também buscar informações sobre o aluno (sua vida, sua comunidade, sua família, seus sonhos...) é conhecer o sujeito e seu jeito de aprender.
	
	
	A avaliação da aprendizagem é um processo contínuo de pesquisas que visa interpretar os conhecimentos, habilidades e atitudes dos alunos, tendo em vista mudanças esperadas no comportamento, propostas nos objetivos, a fim de que haja condições de decidir sobre alternativas do planejamento do trabalho do professor e da escola como um todo.
	
	
	A avaliação deve ser focalizada como um processo orientador que deve ser a reflexão transformada em ação. Ação essa que nos impulsione a novas reflexões.
	
	
	A avaliação é o fio da comunicação entre formas de ensinar e formas de aprender. É preciso considerar que os alunos aprendem diferentemente porque têm histórias de vida diferentes, são sujeitos históricos, e isso condiciona sua relação com o mundo e influencia sua forma de aprender.
	
	 
	É recomendável se desvincular a avaliação da prática educativa, pois ela é muito importante no processo ensino aprendizagem. Sua eficácia nesse processo se dá, quando a prática da avaliação se resume na realização de provas e atribuições de notas.
	 Gabarito Comentado
	
	
 FINALIZAR AVALIANDO O APRENDIZADO 
	
	Legenda:   
	 
	 Questão não respondida
	 
	 
	 Questão não gravada
	 
	 
	 Questão gravada
	
Exercício inciado em 06/05/2016 18:14:18.

Outros materiais