Buscar

PROINTER CURSO SUPERIOR EM TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ANHANGUERA
PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO
 AOS CURSOS SUPERIORES DE
 TECNOLOGIA (PROINTER II)
 CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA 
 POLO DE CUIABÁ - MT 
 
 
 RODRIGO SANTOS GONÇALVES
RA 0164560804
 CUIABÁ/MT
 2015
 2° Bimestre
 
 
	
	
RELATÓRIO PARCIAL
APRESENTAÇÃO
Projeto experimental de viabilidade para a implantação de um Sistema de Gestão Ambienta (SGA), a preocupação crescente com a preservação do meio ambiente e com a melhoria na qualidade dos alimentos faz com que principalmente a indústria alimentícia busque mecanismos que visem à garantia de crescimento sustentável, aliando o progresso econômico financeiro a não agressão ao meio ambiente.
 
Um dos principais mecanismos utilizados é o Sistema de Gestão Ambiental (SGA) cuja função principal é garantir que a organização exerça rigoroso e constante controle sobre possíveis danos ambientais ocorridos, em todas as etapas do processo de produção, começando pela aquisição da matéria prima, a qualidade na produção, destinação dos produtos e dos seus resíduos, a fim de que, tendo o controle de toda a situação, possam ser tomadas as medidas necessárias e adequadas para reduzir e controlar os impactos ambientais introduzidos pelo empreendimento.
 
Num cenário de leis ambientais cada vez mais rigorosas, a indústria de Alimentos não terá alternativa que não seja aderir às mudanças e implantar uma política ambiental. Empresas, como a Sabor da Terra Ltda. ME, terão o SGA ao seu favor, como um diferencial, competitivo sobre outras organizações, seja nas vendas, seja na imagem da empresa e do produto, uma vez que o consumidor final receberá um alimento de qualidade, advindo de um processo de fabricação rigorosamente de acordo com as determinações da legislação ambiental, sem degradar o meio ambiente. 
O presente estudo visa discutir a Viabilidade para a implantação de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) na empresa Sabor da Terra Ltda. ME, localizada à Rua Raimundo Correa Quadra 34 Lote 08, Sn, Fundos, Loteamento Santa Cruz, Cuiabá, MT, Comércio varejista de laticínios e frios - CNAE 4721103, o que permitirá uma atuação perfeitamente adequada à legislação ambiental, visando maior qualidade e produtividade, mantendo, contudo a harmonia entre as atividades produtivas e a preservação dos recursos disponíveis, reduzindo os impactos ambientais.
 
O AMBIENTE DO ESTUDO
 
 	A implantação de um SGA na empresa Sabor da Terra Ltda. ME deverá ocorrer em etapas pré-determinadas, e seguirá as determinações das leis federais, estaduais, municipais, e resoluções de conselhos e Agências reguladoras, tais como o Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), e da bibliográfica especializada disponível.
 
 	De acordo com a necessidade de adaptação da fábrica às novas normas ambientais e da boa prática fabril, houve uma análise do funcionamento de todos os setores da organização, extraindo dessa observação, cinco etapas para o implemento do SGA, sendo departamentos fundamentais na empresa, tais como o Controle de Qualidade e Linha de produção, sendo elas:
 
Etapa 1 – comprometimento e definição da política ambiental da indústria;
Etapa 2 – elaboração do plano de ação;
Etapa 3 – implantação e operacionalização do SGA; 
Etapa 4 – avaliação periódica; 
 
	
FUNDAMENTOS DA ORGANIZAÇÃO
Missão: Servir sempre com amor, carinho e higiene;
Visão: Ser referência no mercado e servir a melhor comida da região.
Valores: Compromisso com a responsabilidade, com a qualidade no relacionamento com clientes, fornecedores e o ambiente que nos cerca. 
 
A IMPLANTAÇÃO DO SGA
Como anteriormente mencionado, o SGA é o mecanismo utilizado pela organização, para ter o controle sobre suas atividades no que se refere à organização ambiental. São ações e recursos que são organizados com o objetivo de garantir que os produtos e serviços da organização sejam ecologicamente corretos.
De acordo com Cajazeira (1997) suas diretrizes são no sentido de organizar, planejar, atribuir responsabilidade, prever recursos materiais e humanos, determinar procedimento para atender assim, a uma “Política Ambiental”. 
Para implantação do SGA, Será criada a Comissão Interna de Gerenciamento de Resíduos, e realizado um levantamento dos resíduos sólidos e líquidos na linha de produção, buscando soluções para o tratamento e o descarte dos mesmos, além da redução da emissão nas atividades futuras.
Uma vez implantado, o procedimento permitirá a redução dos custos, uma vez que número significativo de resíduos na indústria é gerado pelo desperdício de matéria prima durante a produção.
Obtidos os dados acerca da emissão de resíduos, serão iniciados os Procedimentos Operacionais Padrões (POP’s) objetivando a correta implantação do SGA, seguindo-se as cinco etapas anteriormente previstas. 
 
São inúmeras as vantagens na implantação de um SGA, seja na diminuição dos custos, aumento da produtividade e competitividade, redução dos danos ambientais, melhoria da imagem da organização perante a sociedade, demonstrando ter a organização, responsabilidade social e ambiental, atuando em conformidade com a legislação ambiental e boas práticas fabris. 
CONSIDERAÇÕES PARCIAIS
 
 	A implantação de um SGA na Empresa Sabor da Terra Ltda. ME., é de fundamental importância, não só para a adequação da empresa às exigências da legislação ambiental, como também para que esta possa realizar melhorias em sua linha de produção, visando reduzir o desperdício e os impactos ao meio ambiente, e assim obter maior competitividade junto ao mercado consumidor, maior lucratividade e a melhoria de sua imagem perante a sociedade, como empresa amiga do meio ambiente.
 
 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
 
 ANDRADE, R. O. B.; TACHIZAWA, T;CARVALHO,A. Barreiras de gestão ambiental: enfoque estratégico aplicado ao desenvolvimento sustentável. São Paulo: Makron Books, 2004. 
 
 CAJAZEIRA, Jorge. E.R. ISO 14001: Manual de implantação. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1997.

Continue navegando