Buscar

TAXAS DE CRIMINALIDADE

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
TAXAS DE CRIMINALIDADE
Professor: Sergio Batista Teixeira Filho
*
*
Conceito: é a proporção (porcentagem) da população de uma determinada localidade que se encontra envolvida com crime. 
É o resultado apresentado pelas Estatísticas Criminais.
*
*
CONCEITO: É um conjunto de dados numéricos sobre crimes e criminosos, extraídos de organismo oficiais, classificados e analisados de forma a revelarem relações entre categoria de dados, e publicados segundo um plano uniforme. 
*
*
COMO E FEITO ESSA COLETA DE DADOS:
BRASIL: Através dos órgão que exercem a atividade de segurança pública.
*
*
Art. 144. A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, através dos seguintes órgãos:
I - polícia federal;
II - polícia rodoviária federal;
III - polícia ferroviária federal;
IV - polícias civis;
V - polícias militares e corpos de bombeiros militares.
*
*
As polícias civis e polícias militares e corpos de bombeiros militares.
Subordinados: Secretária Estadual de Segurança Pública. (que armazena os dados e geras os relatórios de estatísticas criminais no âmbito estadual).
Em Minas Gerais: A Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) foi criada em 2003, em substituição às Secretarias de Segurança e Justiça
*
*
O art. 23 da CPP – estabelece que a autoridade policial quando remeter os autor do inquérito para o juiz deve informar o instituto de identificação e estatísticas. 
*
*
Art. 23.  Ao fazer a remessa dos autos do inquérito ao juiz competente, a autoridade policial oficiará ao Instituto de Identificação e Estatística, ou repartição congênere, mencionando o juízo a que tiverem sido distribuídos, e os dados relativos à infração penal e à pessoa do indiciado.
*
*
COMO É FEITO: a policia civil e militar ao registrar o boletim de ocorrência – gera um REDS (registro de evento de defesa social) – direito no sitio da Seds (Secretaria de Estado de Defesa Social).
*
*
As estatísticas criminais do Estado de Minas Gerais estão disponível em:
www.numeros.mg.gov.br
*
*
Depois de gerado os relatórios junto as Secretárias Estaduais de Segurança Pública, esses relatórios são migrados para o banco de danos nacional de estatísticas criminais (Secretaria Nacional de Segurança Pública) órgão ligado ao Ministério da Justiça. 
Portal Sinesp - (Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública). 
www.sinesp.gov.br
*
*
PARA QUE SERVEM AS ESTATÍSTICA. 
*
*
Os criminologos sustentam que, por intermédio das estatísticas criminais, pode-se conhecer o liame causal entre os fatores de criminalidade e os ilícitos criminas praticados. 
Contribuem para o conhecimento da etiologia da deliquencia. 
Revelar os fatores criminogenos (principalmente os fatores exógenos).
*
*
QUAL A SUA IMPORTÂNCIA
*
*
VÍDEO
*
*
Fundamentar a política de segurança pública.
Política criminal de prevenção e repressão do crime (gestão de segurança).
*
*
Há que se ter cuidado ao analisar as estatísticas criminais oficiais, na medida que há um quantia significativa de delitos não comunicados ao poder publico;
Por inercia ou desinteresse das vítimas.
Erro na coletas de dados.
Manipulação dos dados pelos Estado.
*
*
Criminalidade real.
Criminalidade revelada.
Cifra negra.
*
*
Quantidade de delitos não comunicados ou não elucidados. (contribuindo para uma estatística divorciada da realidade fenomênica). 
Pela falha no sistema:
Detecção do crime + notificação + registro do B O.
*
*
Cifra dourada – representa a criminalidade de “colarinho branco”, definida como praticas antissociais impunes do poder político e econômico (a nível nacional e internacional), em prejuízo da coletividade. 
*
*
Cifras cinzas – segundo a professora Mônica Gaboa (são ocorrência policiais registradas nos órgãos competentes, porém encontra nas próprias delegacias a solução dos conflitos. 
Cifras amarelas – delitos praticados com violência policial e que não são levados ao conhecimento da corregedoria. 
*
*
Vídeo 
*
*
As cifras negras são um campo obscuro da criminalidade, destorcem os dados estatísticos, reduzindo a eficácia do exercício da política pública de segurança e da política de segurança pública. Analise o texto e elabore as melhores propostas para investigar as cifras negras, possibilitando assim uma maior efetividade das ações de segurança pública.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais