av1 ética e resp. social
5 pág.

av1 ética e resp. social


DisciplinaÉtica e Responsabilidade Social6.070 materiais85.879 seguidores
Pré-visualização2 páginas
Avaliação:  ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL
	Tipo de Avaliação: AV1 
	Aluno: 
	Professor:
	GEORGIA GOMES VICENTE
	Turma: 9032/AF
	Nota da Prova: 4,5 de 8,0        Nota do Trabalho:        Nota de Participação: 2        Data: 15/04/2013 09:09:15
	
	 1a Questão (Cód.: 23006)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	A cultura da sociedade institui uma moral para seus membros. Nesse sentido, ao contrário da reflexão ética que racionaliza a moral, a moralidade histórica é pôr-se de acordo com as regras 
		
	
	globais, podendo-¿se desobedecê-las sempre que se quiser.
	
	das diferentes religiões praticadas em um grupo social.
	
	morais do grupo social em que se vive, internalizando-as
	
	filosóficas que pregam a desobediência das leis da sociedade. 
	
	científicas, para manter a razão fora do alcance da legislação jurídica
	
	
	 2a Questão (Cód.: 41630)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Hoje uma pessoa pode ter acesso num só dia a um número equivalente de informações que um sujeito teria a vida inteira na Idade Média. De acordo com uma pesquisa recente feita pela Price Waterhouse, o volume de conhecimento necessário para se manter atualizado no mundo dos negócios dobra a cada ano. (...) Os cérebros se tornam verdadeiras esponjas, onde a informação entra num momento e, já descartável, é atirada ao lixo da memória, logo em seguida. As pessoas se expõem ao estresse informativo, recebendo esse bombardeio desordenado, sem ter controle sobre isso e sem saber como se proteger, ou pelo menos, como selecionar de maneira correta. O texto acima se refere a:
		
	
	Era industrial
	
	Era perdida
	
	Era industrial brasileira
	
	Era pós-industrial
	
	Era da informação
	
	
	 3a Questão (Cód.: 23072)
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Adotar uma conduta antiética não é apenas reprovável. Trata-se de um péssimo negócio. Denota incompetência dos gestores. Ética é um conjunto de valores que balizam o comportamento de uma pessoa ou uma organização. E está mais do que provado que uma empresa com valores sólidos se torna mais eficiente e lucrativa. A partir dessa concepção de ética empresarial, podemos definir a Economia ecológica como sendo: 
		
	
	Redução da atividade econômica para fins de equilíbrio ecológico. 
	
	Aumento da atividade econômica para fins de gerar lucro preservando se possível o equilíbrio ecológico. 
	
	Uma corrente econômica transdisciplinar que estabelece relações entre ecossistemas e o sistema econômico.
	
	A economia de recursos financeiros que as empresas devem realizar para atuar nas questões ecológicas.
	
	O uso exacerbado dos recursos ecológicos, possibilitando a melhoria dos indicadores econômicos.
	
	
	 4a Questão (Cód.: 41453)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Questões relacionadas à demissão de colegas, convivência com pessoas que sofrem constantemente de agressões verbais por parte de seus chefes e situações em que erros são expostos diante de todos são algumas das situações desconfortáveis que gerentes de empresas têm de enfrentar. Com relação a esse assunto e aos dilemas éticos nas empresas e no trabalho, assinale a opção correta.
		
	
	A moral pode ser compreendida como uma ordenação de valores que orientam os posicionamentos que indivíduos expostos a situações tomam em função das decisões exigidas pelos dilemas éticos que enfrentam.
	
	A responsabilidade social da empresa se limita a aumentar o seu lucro e a maximizar os seus retornos.
	
	A cultura organizacional pode reforçar comportamentos antiéticos por parte dos empregados e, por isso, programas de desenvolvimento da ética são ineficientes para organizações públicas e privadas, tendo em vista que estas não conseguem alterar fatores culturais.
	
	As comissões de ética, encarregadas de orientar e aconselhar sobre a ética profissional do empregado no tratamento com o patrimônio público, são obrigatórias em todas as empresas e demais organizações públicas. 
	
	A situação em que o indivíduo sofre constantemente agressões verbais e exposição dos seus erros, por parte da chefia, aos seus colegas não traduz comportamento antiético, pois as formas de tratamento variam nos diversos grupos sociais.
	
	
	 5a Questão (Cód.: 23091)
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	"Tornou-se costume desdobrar a cidadania em direitos civis, políticos e sociais. O cidadão pleno seria aquele que fosse titular dos três direitos. Cidadãos incompletos seriam os que possuíssem apenas alguns dos direitos. Os que não se beneficiassem de nenhum dos direitos seriam não-cidadãos. Esclareço os conceitos. Direitos civis são os direitos fundamentais à vida, à liberdade, à propriedade, à igualdade perante a lei. Eles se desdobram na garantia de ir e vir, de escolher o trabalho, de manifestar o pensamento, de organizar-se, de ter respeitada a inviolabilidade do lar e da correspondência, de não ser preso a não ser pela autoridade competente e de acordo com as leis, de não ser condenado sem processo legal regular. São direitos cuja garantia se baseia na existência de uma justiça independente, eficiente, barata e acessível a todos.[...] Finalmente, há os direitos sociais. Se os direitos civis garantem a vida em sociedade, se os direitos políticos garantem a participação no governo da sociedade, os direitos sociais garantem a participação na riqueza coletiva. Eles incluem o direito à educação, ao trabalho, ao salário justo, à saúde, à aposentadoria, etc." (CARVALHO, José Murilo. Cidadania no Brasil: o longo caminho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001, p. 9-10.) Considerando-se esse texto, assinale a alternativa CORRETA acerca das afirmativas abaixo: I- Esclarece os conceitos de direitos civis, políticos e sociais e, ao fazê-lo, estabelece a ordem em que eles passaram a existir na história do mundo ocidental. II- Desdobra a cidadania em conjuntos de direitos que se diferenciam valorativamente, sendo uns mais importantes e essenciais que outros. III- Apresenta, de maneira didática, o que se costuma chamar de direitos do cidadão, entendido na dupla dimensão da individualidade e de membro da coletividade. 
		
	
	II e III falsas
	
	I e II falsas
	
	Todas são verdadeiras
	
	Todas são falsas
	
	I e III falsas
	
	
	 6a Questão (Cód.: 41456)
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Segundo o conceito vigente de responsabilidade social corporativa, uma empresa pública deve: 
		
	
	incorporar em seu planejamento o máximo possível de atividades beneficentes para os setores mais carentes da sociedade. 
	
	buscar a legitimação de suas ações por meio da implantação de instrumentos de responsabilização dos gestores pelos resultados alcançados. 
	
	incorporar o processo de gestão socialmente responsável como um instrumento que proporciona vantagens competitivas frente a seus concorrentes. 
	
	levar em consideração, prioritariamente, sua responsabilidade política, pois deve expressar os interesses do governo eleito democraticamente. 
	
	cumprir sua responsabilidade social, exercendo com eficiência suas atividades essenciais. 
	
	
	 7a Questão (Cód.: 41637)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	No banheiro masculino da empresa Delta, foi instalada uma câmara de vídeo. Esse fato caracteriza ofensa à
		
	
	intimidade.
	
	autodeterminação pessoal.
	
	cidadania.
	
	liberdade de ir e vir.
	
	imagem da pessoa.
	
	
	 8a Questão (Cód.: 22610)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	
Verificamos o atual debate sobre a utilização de sacolas retornáveis em supermercados e feiras em todo o país. Não podemos afirmar que esta utilização: 
		
	
	é uma ação de marketing, sendo mais uma oportunidade de lucros para as empresas.
	
	pelo fato do plástico demorar décadas para se decompor, a utilização de sacolas retornáveis é ação que merece ser incentivada;
	
	para que a utilização seja feita em larga escala