Buscar

Teoria das Correntes de Convecção e Dinamismo Terrestre

Prévia do material em texto

QUESTÃO: 1 - TEMPO UTILIZADO:
	
1ªACQF – GEOLOGIA APLICADA A ENGENHARIA
Sobre a teoria das correntes de convecção, analise as afirmativas que seguem:
I) Os blocos siálicos são afetados por correntes de convecção, podendo ser arrastados pelo fluxo horizontal, que se deslizam por baixo, ou mesmo soerguidos ou abatidos, conforme a direção das correntezas.
II) A convecção acontece quando um sólido dúctil é aquecido em sua base e quando é resfriado no topo, pois a matéria quente torna-se menos densa, tendendo, por isso, subir para a superfície.
III) O movimento das placas tectônicas é resultado da convecção do manto, controlado pelo calor interno do planeta.
IV) A radioatividade liberal calor que, por sua vez, se transforma em trabalho, gerando forças que movimentam placas litosféricas e erguem imensas cordilheiras.
V) As correntes conveccionais térmicas, provenientes do calor produzido pela radioatividade e pela conversão da energia gravitacional em térmica foram as responsáveis pela fragmentação da crosta em placas litosféricas.
São corretas apenas as assertivas:
	
	
	I, II e III
	
	
	I, III e V
	
	
	II, IV e V
	
	
	I, II, III e IV
	
	
	I, II e V
	 QUESTÃO: 2 - TEMPO UTILIZADO:
	
A Terra é um planeta dinâmico que apresenta dois mecanismos térmicos de regulação. Com relação a esses mecanismos que regulam o dinamismo terrestre, é correto afirmar que:
	
	
	A alteração da paisagem se dá em função da ação direta dos raios ultravioletas do Sol, caracterizando a superfície da forma como a vemos na atualidade.
	
	
	A energia do Sol constitui o meio externo de energização da atmosfera e dos oceanos, responsável pela formação do clima e do tempo.
	
	
	Os movimentos do manto e do núcleo da Terra movimentam também a crosta, que, em geral, é mais densa, e por isso, suscetível à formação das cordilheiras.
	
	
	A erosão de montanhas que modelam a paisagem e dá forma à superfície é consequência da energia geotérmica espargida do interior terrestre.
	
	
	O mecanismo interno de movimentação da Terra é gerenciado pela energia elétrica aprisionada nas cavernas subterrâneas.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes