Buscar

Processo de Tomadas de Decisões (Material do Prof. Luiz Carlos Mação

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO
Fundamentos da Gestão 
Professor: Luiz Carlos
Processo de Tomada de Decisão
A tomada de decisão é um processo responsável pela escolha da melhor solução para um problema ou oportunidade, sendo levado em consideração pontos como: Fatos , críticas , custo benefício e até o malefícios que irão afetar o desempenho e o andar de uma empresa.
 A estratégia é fundamental no processo .
Tipos de decisões
Interpessoais – Decisões que afetam o bem estar de outras pessoas.
Grupais – Tomadas em conjunto visando o bem de todos.
Organizacionais – Decisão continua que impacta as empresas diretamente no resultado .
Informações Disponíveis
Certeza: Condição para tomada de decisões em que os administradores tem informações precisas , mensuráveis e confiáveis sobre os resultados das várias alternativas que estão sendo consideradas . 
Risco: Condição para que os administradores conheçam a probabilidade que uma determinada alternativa leve a um objetivo ou resultado desejado .
Informações Disponíveis
Incerteza: Condição para tomada de decisão na qual os administradores enfrentam situações externas imprevisíveis ou não tem as informações necessárias para estabelecer a probabilidade de determinados eventos.
Turbulência : Condição para tomada de decisão que ocorre quando as metas não são claras ou quando o meio ambiente muda muito depressa .
Alternativas para o problema
Todas as ideias devem ser avaliadas.
Com relação às táticas utilizadas pelos colaboradores para apresentarem e defenderem seus pontos de vista, afim de discutir o tema que será tratado na reunião.
Isso garante o apoio mútuo às suas idéias, além de se prepararem melhor (com mais informações) para a exposição e defesa das mesmas, depois, comentar, contra-argumentar, aprovar etc. 
Alternativas para o problema
As alternativas para a solução dos problemas são importantes nesta fase, não adianta ter uma ótima ideia e não saber como implementa-la .
Avaliação das alternativas
Tomar decisões é amplamente complexo , pois nem sempre as alternativas que são propostas terão um resultado eficaz . 
Até na hora de opinar alguns fatores são determinantes .
Avaliação das alternativas
Conhecimento
Recursos
Tempo
Orçamento
Implementação e Feedback
Definir Critérios de Avaliação: Somente havendo critérios de avaliação é possível saber se os objetivos foram alcançados. Os pontos de análise devem ser:
Realísticos
Baseados em componentes
Observáveis 
Quantificáveis
Implementação e Feedback
Avaliação das Consequências: 
Cada alternativa pode ser analisada à luz de consequências que irá produzir . 
Para decidir, o Líder deve basear-se em algumas questões:
Está de acordo com objetivos organizacionais ?
Há efeitos indesejáveis ?
A organização tem recursos para executar a decisão ?
Grupos
 & 
 Equipes 
Grupo
Tende a trabalhar voltado para um mesmo objetivo, com papéis e funções definidos.
Os integrantes do grupo geralmente não obtêm ótimos resultados como o esperado, porque na maioria das vezes ninguém sabe direito o que o outro pensa, devido à falta de comunicação.
Não há presença de habilidades e a comunicação tende a ser defeituosa, descontrolada, como uma obrigação.
Cada um trabalha por si, ninguém ajuda ninguém e a tendência é haver uma “competição” entre os membros.
No grupo podemos encontrar diversas deficiências, como por exemplo, as divergências em relação aos problemas de trabalho ou as diferenças dos valores pessoais de cada um, que acabam sendo manifestados no ambiente de trabalho, tornando as pessoas falsas, fingindo ser o que não são e principalmente, dizendo dar conta de um trabalho que não podem realizar sozinhas.
Nos trabalhos em grupo, os lideres estão afastados, distantes dos integrantes, surgem apenas para dar ordens ou broncas, quando um grande problema aparece.
O grupo é um conjunto de pessoas com objetivos comuns, que na maior parte das vezes, reúnem-se por afinidades. Se há respeito e benefícios emocionais ou psicológicos, os resultados podem ser aceitáveis ou até mesmo bons. Mas mesmo assim é um grupo e não uma equipe.
Equipe
Completamente diferente do grupo, na equipe os membros estão voltados para os mesmos objetivos com papéis e funções BEM definidas e uma série de fatores positivos, como criatividade, sinergia, habilidades, troca de experiências etc.
Na equipe, todos são muito transparentes. Dividem o que pensam e o que sentem em relação ao trabalho e também em relação uns aos outros. Se existem críticas, estas são construtivas, jamais podem ser destrutivas.
Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado 
Comportamento Organizacional
Grupos e Desenvolvimento de Equipes
O grupo organizacional
O grupo é amplamente reconhecido como uma importante unidade de análise no estudo do comportamento organizacional. O estudo de grupos é de fundamental importância quando sua dinâmica é também analisada. A dinâmica de grupo significa as interações e forças entre os membros de um grupo em uma situação social (CHIAVENATO, 2005, p.279).
O grupo organizacional
Um grupo, segundo ainda Chiavenato, pode ser definido com duas ou mais pessoas que interagem e são interdependentes que se juntam para alcançar determinados objetivos particulares.
O grupo organizacional
Segundo Griffin e Moorhead (2006, p.220), os grupos podem ser classificados genericamente de acordo com seu grau de formalização (formal ou informal) e de permanência (relativamente permanente ou relativamente temporário).
Os grupos formais são instituídos para realizar o trabalho de uma organização. Entre eles estão os grupos de comando (ou funcionais), os grupos de tarefas e os grupos por afinidade.
O grupo organizacional
Grupos de Comando: é relativamente permanente e se caracteriza por relacionamentos funcionais, caso de um gestor e seus subordinados. 
Grupos de Tarefas: é criado para realizar uma tarefa específica e é relativamente temporário.
Grupos por Afinidade: é relativamente permanente e reúne funcionários do mesmo nível da empresa, que se encontram periodicamente para trocar informações, entender oportunidades emergentes e resolver problemas.
O grupo organizacional
Onde quer que a organização estabeleça grupos formais, surgem os grupos informais instituídos por seus membros, constituindo grupos de amizade relativamente permanente e grupos de interesse, que em geral, são relativamente temporários.
Grupos de Amizade: nascem de relacionamentos cordiais entre os membros e do prazer de estarem juntos. 
Grupos de Interesse: se organizam em torno de uma atividade ou interesse comum, ainda que possa surgir amizade entre seus componentes.
Características dos Grupos
Estrutura
Status
Papéis
Normas
Liderança
Desempenho Grupal
Tamanho
Coesão
Modelos de Equipes
Equipes autogerenciadas: Os membros são responsáveis pelo cumprimento dos objetivos definidos para a equipe, fazendo eles mesmos os controles necessários para atingir os resultados esperados.
Equipe de alto desempenho: Experimentam e cultivam sentimentos de lealdade e solidariedade, mantêm clima de total abertura e transparência de propósitos e praticam a amizade.
Equipe virtuais: Formada por pessoas que atuam de forma interdependente, embora trabalhem isoladas entre si e situadas em espaços geográficos e temporais diferentes, na busca de propósitos em comum ou que se complementem.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais