Buscar

Questionário Unidade I - História do Pensamento Filosofico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questionário Unidade I – Historia do Pensamento Filosófico
1 - A passagem do pensamento mítico para o filosófico foi:
D - Um processo lento e gradual
Comentário: É preciso destacar que a passagem do pensamento mítico para o filosófico não foi abrupta; antes, foi um processo lento e gradual. Cabe destacar ainda, que as diversas formas de ver o mundo que a filosofia reconhece (o mito, o senso comum, a ciência, a arte e a filosofia), não existem necessariamente isoladas umas das outras, elas continuam coexistindo em nossa sociedade. Não apenas continuam existindo, todas, mas também há casos em que concepções míticas e artísticas, por exemplo, encontram-se misturadas.
2 - A respeito da relação Sócrates, Platão e sofistas, identifique a alternativa correta:
E - Sócrates foi acusado de corromper a juventude e de não acreditar nos deuses da cidade.
Comentário: Sócrates foi condenado à morte e obrigado a ingerir cicuta, substância mortífera, sob acusação de corromper a juventude e de não acreditar nos deuses da cidade.
3 - A  alegoria da caverna, de Platão, pode ser interpretada da seguinte forma:
D- O filósofo é aquele que se liberta dos grilhões e contempla o verdadeiro conhecimento.
Comentário: Para Platão a filosofia seria o saber capaz de conduzir à libertação das amarras das aparências. Por meio da filosofia, pode-se contemplar o conhecimento tal qual ele é, porque a filosofia permite fugir do mundo sensível – o mundo das aparências – e atingir o mundo das ideias.
4 - Complete a frase, indicando a alternativa correta: A filosofia surgiu quando alguns gregos, espantados com a realidade e insatisfeitos com as _________ que a tradição lhes dera, começaram a questionar e buscar respostas, demonstrando que o mundo físico e natural, os seres humanos e os acontecimentos podem ser conhecidos pela ___________ .
C - Explicações – razão.
5 - O mito pode ser definido como:
D - Uma forma de atribuir sentido ao mundo.
Comentário: Embora seja um tipo de conhecimento não rigoroso e não submetido à contestação, o mito não deve ser visto pejorativamente, mas como uma forma tipicamente humana de tentar dar sentido à vida, tendo sido, aliás, a primeira delas.
6 - Ao trabalhar, podemos dizer que o Homem:
C - Está fazendo algo que é exclusivamente humano.
Comentário: O trabalho é a ação de transformar a natureza de modo intencional.  Sendo assim, apenas o homem trabalha, pois é a única espécie que transforma a natureza de modo intencional.
7 - Sobre a alegoria da caverna, assinale a alternativa correta:
C - Descreve uma espécie de morada subterrânea com homens acorrentados em seu interior que contemplam sombras projetadas.
Comentário: A alegoria da caverna, também chamada de mito da caverna, é uma passagem de grande valor filosófico proposta por Platão como forma de explicar o sistema proposto por ele, segundo o qual  há dois tipos de realidade, a do mundo sensível e a do mundo das ideias. Com a alegoria ele tenta dizer que as sombras vistas pelos personagens da caverna seriam como o mundo em que vivemos, um mundo de aparências e representações. A essência de tais representações estaria no mundo das ideias.
8 - Sobre o conhecimento na Idade Média, é correto afirmar.
D - A Filosofia é considerada serva da Teologia.
Comentário: A grande característica do pensamento filosófico durante a Idade Média foi a de tentar conciliar a razão e a fé, de modo que a filosofia foi vista e utilizada como uma serva da fé e da teologia, na tentativa de justificar a fé.
9 - A respeito da condição humana, assinale a alternativa correta.
E - Só os seres humanos produzem linguagem simbólica.
Comentário: Um dos traços mais marcantes e distintivos da espécie humana é sua capacidade de gerar e decodificar símbolos, só ele é capaz de se expressar e ser compreendido por meio de símbolos e, portanto, por meio da linguagem simbólica.
10 - Sobre a condição humana, pode-se afirmar:
D- Diferentemente dos animais, cada indivíduo da nossa espécie precisa de educação para tornar-se propriamente humano.
Comentário: Por ser uma espécie única, que não age por instintos, como os outros seres vivos, o homem tem a necessidade de passar por um processo de educação, seja ela formal ou informal, pois é ela que lhe permitirá dominar os códigos e os símbolos da cultura na qual ele está inserido, de modo a permitir que ele viva em sociedade

Outros materiais