materiais (Reparado)
7 pág.

materiais (Reparado)


DisciplinaMateriais de Construção Civil I1.008 materiais17.656 seguidores
Pré-visualização2 páginas
MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO I
TRABALHO Nº 1 
	\u2013 CARACTERISTICAS PRINCIPAIS DOS MATERIAIS -	
1.O tempo de pega de um Cimento Portland ocorreu em 15 minutos. A que fator pode ser atribuído uma pega tão rápida?
2.O que é Cal, quais os tipos utilizadas em construções e qual a sua importância como aglomerante?
3.O que são argamassas, seus principais tipos e para que são utilizadas?
4. O que é massa unitária de um agregado? Explique como é determinada e para que é utilizada.
5. O que é granulometria? Para que é importante?
6.Comente sobre o lançamento de concreto.
7. O que é Concreto Ciclópico e quando é utilizado? 
8. O que é Concreto Armado?
9. O que é Concreto Protendido?
10.E Concretos Especiais?
11. Comente sobre Adobe (Adobo).
12.Por que é importante o estudo dos agregados na construção civil? Justifique sua resposta e dê exemplos?
13. O que é massa específica de um agregado? Explique como é determinada e para que é utilizada.
14. O que é dimensão máxima característica de um agregado? Para que serve?
15.Comente sobre Ladrilhos Hidráulicos. Utilização, processo de fabricação, etc.
16. Como podem ser classificados os agregados quanto às dimensões dos grãos? Dê exemplos.
17.Considerando os tipos de madeira para construção, comente sobre as duas categorias básicas (madeiras maciças e madeiras industrializadas).
18. Como podem ser classificados os agregados quanto à massa unitária? Dê exemplos.
19. Como é feito o ensaio de granulometria dos agregados?
20. Quais as impurezas que podem existir em um agregado?
21. Quais são os índices físicos de um agregado?
 Respostas
1)Ocorreu falta de gipsita(gesso) na moagem conjunta de de C3A(aluminato) do cimento, visto que a gipsita é um retardador de pega. Pode-se ter ocorrido também \u201ca falta de pega\u201d ou \u201cpega de gesso\u201d.
2)A cal, também conhecida como óxido de cálcio, é uma das substâncias mais importantes para a indústria, sendo obtida por decomposição térmica de calcário a 900°C. Também chamada de cal viva ou cal virgem , é um composto sólido branco.Esta substância é normalmente utilizada na indústria da construção civil para elaboração das argamassas com que se erguem as paredes e muros e também na pintura. A cal também tem emprego na indústria cerâmica, siderúrgicas (obtenção do ferro) e farmacêuticas como agente branqueador ou desodorizado. Na agricultura, o óxido de cálcio é usado para produzir hidróxido de cálcio, que tem por finalidade o controle da acidez dos solos e, na metalurgia extrativa, é utilizado para separar a escória (que contém impurezas, especialmente areia) do ferro.
3)É a mistura homogênea de agregado(s) miúdo(s), aglomerante(s) inorgânico(s) e água, contendo ou não aditivos ou adições, com propriedades de aderência e endurecimento, podendo ser dosada em obra ou em instalação própria (argamassa industrializada).
As argamassas são empregadas com as seguintes finalidades:
assentar tijolos e blocos, azulejos, ladrilhos, cerâmica e tacos de madeira;
Impermeabilizar superfícies;
regularizar (tapar buracos, eliminar ondulações, nivelar e aprumar) paredes, pisos e tetos;
dar acabamento às superfícies (liso, áspero, rugoso, textura, etc.).
4)A massa unitária de um agregado é a sua densidade (massa / volume) com todos os espaços vazios,ou seja,esses espaços vazios são os "vãos" entre um grão e outro e seus espaços internamente (poros permeáveis). É determinada colocando-se o material em um recipiente de volume e peso conhecidos, realiza-se a pesagem do material no recipiente, sendo possível determinar qual o volume ocupado por uma determinada massa do agregado. Com esses dados pode realizar outros ensaios que influenciaram na determinação do tipo e quantidade de agregados utilizados no traço de um concreto.
5)O ensaio de granulométrica é o processo utilizado para a determinação da percentagem em peso que cada faixa especificada de tamanho de partículas representa na massa total ensaiada. Através dos resultados obtidos desse ensaio é possível a construção da curva de distribuição granulométrica, tão importante para a classificação dos solos bem como a estimativa de parâmetros para filtros, bases estabilizadas, permeabilidade, capilaridade etc. A determinação da granulométrica de um solo pode ser feita apenas por peneiramento ou por peneiramento e sedimentação, se necessário. Com o objetivo de Proceder a realização do ensaio de granulométrica através do peneiramento e sedimentação com a finalidade de obter a curva granulométrica de um solo. 
	6)O concreto deve ser lançado o mais próximo possível de sua posição final, evitando-se incrustações de argamassa nas paredes das fôrmas e nas armaduras.
Para os lançamentos que precisem ser feitos a seco, em recintos sujeitos a penetração de água, devem ser tomadas todas as precauções para que não haja água no local em que se lança o concreto ou possa o concreto fresco vir a ser lavado.
Quando a altura do lançamento for muito elevada 
	utilizam-se anteparos ou funil, para a desagregação do concreto. Quando o lançamento for submerso, o concreto deve ter no mínimo 350 Kg de cimento por metro cúbico, ter consistência plástica e ser levado para dentro da água por uma tubulação, mantendo-se a ponta do tubo imersa no concreto já lançada. Após o lançamento, o concreto não deve ser manuseado para não alterar sua forma definitiva.
7) O concreto ciclópico ou fundo de pedra argamassada, como é conhecido em algumas aplicações, nada mais é do que a incorporação de pedras denominadas \u201cpedras de mão\u201d ou ao concreto pronto. Estas pedras não fazem parte da dosagem do concreto e por diversos motivos, não devem ser colocadas dentro do caminhão betoneira, mas diretamente no local onde o concreto foi aplicado. Sua aplicação é justificada em peças de grandes dimensões e com maquinário específico, pois em pequenas obras pode gerar problemas de recebimento, armazenamento, transporte interno, aplicação e controle das dosagens.
 
8) Chamamos de concreto armado à estrutura de concreto que possui em seu interior, armações feitas com barras de aço. Estas armações são necessárias para atender à deficiência do concreto em resistir a esforços de tração (seu forte é a resistência à compressão) e são indispensáveis na execução de peças como vigas e lajes. O projeto das estruturas de concreto armado é feito por engenheiros especializados no assunto, conhecidos também como calculistas. São eles quem determina a resistência do concreto, a bitola do aço, o espaçamento entre as barras e a dimensão das peças que farão parte do projeto (sapatas, blocos, pilares, lajes, vigas, etc).
9) A aplicação permite a construção de pavimentos e pontes com vãos mais extensos do que aqueles obtidos com o uso do concreto armado, possibilitando ainda o desenho de elementos estruturais com seções transversais de menor dimensão. Ao pré-esforçar o aço dos varões cria-se uma carga de aperto que faz com que se crie uma força de compressão que compensa a tensão que o concreto exibiria face à carga. Concreto Pretendido com pré-tração: o concreto é colocado sobre varões tensionados previamente (normalmente pré-fabricados / pista de pretensão);
10) Concretos  com diferentes slumps, com consumos mínimos  e máximos de cimento, com fator água/cimento  determinados, com FCj, com outras matérias-primas  não usuais, com resistências à  tração na flexão, com módulo  de deformação/elasticidade, para  determinadas condições e particularidades  de estruturas, aditivos especiais, adições,  etc.
11)Designa-se por adobe o pequeno bloco de forma regular de argamassa de barro ordinário amassado com areia e palha, cortado em forma de tijolo e seco ao sol).As paredes de adobe eram construídas segundo as mesmas regras para o tijolo, com a particularidade da sua grande maioria ser apenas empregada em construções pobres, ou em locais de terreno arenoso, onde porventura o acesso a outros materiais era mais difícil. Este tipo de construção, apesar de