Buscar

Didática apol

Prévia do material em texto

Didática apol
“O Amigos da Escola é um projeto criado pela Rede Globo, em 1999, para, por meio de campanhas e reportagens, sensibilizar a população sobre a valorização da educação e da escola pública, em seu papel essencial de educação formal e de centro de referência comunitário. O projeto incentiva o envolvimento de todos (profissionais da educação, alunos, familiares e comunidade) nesse esforço, divulga boas práticas no site do projeto, proporciona a troca de experiências, e promove Dias Temáticos nacionais."
"O projeto Amigos da Escola é implementado com o apoio de grandes parceiros, como o UNICEF, Faça Parte, Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed) e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).” REDE GLOBO. O Amigos da Escola é um projeto da Rede Globo para valorizar a Educação. Disponível em: http://redeglobo.globo.com/amigosdaescola/noticia/2012/06/o-amigos-da-escola-e-um-projeto-da-rede-globo-para-valorizar-educacao.html. Acesso em: 23/12/2014. 
De acordo com os conteúdos abordados no livro-base e nas aulas, a criação deste programa se dá a partir de qual realidade política-educacional brasileira? Assinale a alternativa correta:
Instalada a revolução de 1964 e passado o período de transição pós-64, é retomada a expansão da economia e o desenvolvimento industrial. O modelo político reforça o controle, a repressão e o autoritarismo. A educação é vinculada à Segurança Nacional. Enfatiza-se seu papel de fato de desenvolvimento e são propostas medidas para adequá-la ao novo modelo econômico. [...] agora se enfatiza a produtividade, eficiência, racionalização, operacionalização e controle. A visão “industrial” penetra o campo educacional, e a Didática é concebida como estratégia para o alcance dos “produtos” previstos para o processo de ensino-aprendizagem.
CANDAU, Vera Maria. A Didática Em Questão. Petrópolis: Vozes, 2001. p. 18. 
Com base no texto dado e nos conteúdos abordados nas aulas e no livro-base, analise as sentenças a seguir sobre a formação do professor neste período, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas Falsas:
I. ( ) Vislumbra-se a necessidade de formação de um novo perfil de professor: competente tecnicamente e que se comprometa com o programa político-econômico do Brasil.
II. ( ) Para formar o professor neste momento histórico busca-se transpor a mera formação por treinamentos, incentiva-se a pesquisa e a produção intelectual dos professores, visando não apenas leva-los a sala de aula, mas também a formularem suas concepções de educação.
III. (   ) No documento final do I Encontro Nacional dos Professores de Didática ressalta-se a necessidade de formação de um professor que tenha sua preparação didática embasada no conhecimento científico.
IV. ( ) A formação dos professores visa transmitir a eles instrumentos técnicos que os auxiliem na aplicação do conhecimento científico, não precisando chegar até este conhecimento, mas apenas dominar as “rotinas” de intervenção técnica. Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	 V, F, V, V.
Você acertou!
As afirmativas I, III e IV são verdadeiras. No documento final do I Encontro Nacional dos Professores de Didática ressalta-se a necessidade de formação de um professor que tenha sua preparação didática embasada no conhecimento científico. Vislumbra-se a necessidade de formação de um novo perfil de professor: competente tecnicamente e que se comprometa com o programa político-econômico do Brasil. Por isso, a formação dos professores visa transmitir a estes instrumentos técnicos que os auxiliem na aplicação do conhecimento científico, não precisando chegar até este conhecimento, mas apenas dominar as “rotinas” de intervenção técnica. A Afirmativa II está incorreta pois a formação por treinamentos, nos quais são transmitidos os instrumentos técnicos necessários à aplicação do conhecimento cientifico, fundado na qualidade dos produtos, na eficiência e na eficácia.
(LIVRO-BASE, p. 17-19)
	
	B
	F, V, V, F
	
	C
	F, F, V, V
	
	D
	V, F, V, F
	
	E
	V, V, V, F
Na década de 80, esboçam-se os primeiros estudos em busca de alternativas para a didática a partir dos pressupostos da Pedagogia Crítica. Em 1982, surgiu a proposta de criação do grupo Metodologia Didática, quando da realização da V Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). O grupo se organizou e no mesmo ano foi realizado o I Seminário A Didática em Questão. VEIGA, Ilma. 
A prática pedagógica do professor de didática. Campinas: Papirus, 1989. p. 68. 
Com base nos conteúdos abordados no livro-base sobre o I Seminário “A Didática em Questão”, analise as afirmativas a seguir:
I. Este se deu num período de abertura política do regime militar e num momento de acirramento das lutas das classes sociais brasileiras.
II. Ambiciona-se a necessidade de formação de um professor politicamente comprometido com a transformação social e com as camadas populares que passam a ocupar as escolas.
III. A ênfase recai sobre a formação de um educador crítico, consciente da necessidade do controle do Estado sobre a educação nacional.
IV. A compreensão da necessidade de formação de um professor tecnicamente competente e comprometido com o desenvolvimento do país é o cerne dos debates didáticos. São corretas as afirmativas:
	
	A
	Afirmativas I e III, apenas.
	
	B
	Afirmativa III, apenas.
	
	C
	Afirmativas III e IV, apenas.
	
	D
	Afirmativas I e II, apenas.
Você acertou!
Apenas as afirmativas I e II estão corretas, pois o Seminário: “A Didática em Questão”, de 1982, ocorreu num período de abertura política do regime militar e de acirramento das lutas das classes sociais brasileiras; e ambicionava ressaltar a necessidade de formação de um professor politicamente comprometido com a transformação social e com as camadas populares que passam a ocupar as escolas. As afirmativas III e IV estão incorretas, pois ambicionava a formação de um educador crítico e consciente da importância da educação para as classes populares e comprometido com a transformação social (LIVRO-BASE, p. 19-20).
	
	E
	Afirmativa I, II e IV, apenas.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes