Buscar

ED Desenvolvimento Sustentável Unidades 1 e 2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

unidade 1 (100%)
1 É necessária uma preocupação com a disponibilidade dos recursos naturais presentes para as gerações futuras, respeitando, ao mesmo tempo, o crescimento e desenvolvimento econômico. A prevenção contra o esgotamento precoce dos recursos naturais depende:
Da consciência de sua importância, bem como de um planejamento estruturado para conservá-los.
2 Ao longo do processo, a era agrícola foi superada, a máquina foi substituindo o trabalho humano. Dessa forma, uma nova relação surge:
Entre capital e trabalho, resultando em novas relações entre as nações que se estabeleceram; surge o fenômeno da cultura de massa.
3 A gestão ambiental pode ser prevista em quais níveis?
Gestão de processos, gestão de resultados, gestão de sustentabilidade e gestão do plano ambiental.
4 De forma geral, todos os instrumentos de gestão ambiental têm como objetivo:
Melhorar a qualidade ambiental e o processo de tomada de decisão.
5 Podemos considerar como benefícios estratégicos da gestão ambiental:
As alternativas “a” e “d” estão corretas.
6 A ideia de um novo modelo de desenvolvimento para o século XXI, compatibilizando as dimensões econômica, social e ambiental, surgiu para resolver:
Como ponto de partida no plano conceitual, o velho dilema entre crescimento econômico e redução da miséria, de um lado, e preservação ambiental de outro.
7 A busca desenfreada pela produção levou o homem a explorar intensamente os recursos disponíveis na natureza, esquecendo que grande parte deles, além de não serem renováveis, quando retirados da natureza em quantidades excessivas, deixam na mesma uma lacuna, às vezes irreversível, cujas consequências são sentidas em gerações posteriores, principalmente em relação às mudanças climáticas. Outros problemas ambientais foram trazidos com a Revolução Industrial. Essa Revolução consistiu em um conjunto de:
Mudanças tecnológicas com profundo impacto no processo produtivo nos âmbitos econômico e social.
8 Na área de tecnologia de informação, a preocupação com o desenvolvimento sustentável é crescente, sendo importante para os estudantes adquirir conhecimento sobre o assunto, bem como aplicá-lo no dia a dia. Desta forma, entendemos como desenvolvimento sustentável:
Contribuir para a sustentabilidade dos recursos naturais e para a melhoria da qualidade de vida da sociedade.
9 O volume de produção aumentou extraordinariamente devido:
À produção de bens, que deixou de ser artesanal e passou a ser maquinofaturada.
10 Podemos entender como gestão de resultados:
Avaliação da qualidade ambiental dos processos de produção pelos seus efeitos ou resultados ambientais.
Unidade 2 (2 e 8 Corrigidas) 100%
1 A ECO-92 (Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento), realizada de 3 a 14 de junho de 1992, teve como intenção:
Introduzir a ideia do desenvolvimento sustentável, um modelo de crescimento econômico menos agressivo para o meio ambiente.
2 Qual o objetivo da Agenda 21 brasileira?
Redefinir o desenvolvimento do país, adicionando o conceito de sustentabilidade, qualificando suas potencialidades e as vulnerabilidades do Brasil no quadro internacional.
3 Entre os compromissos específicos adotados pela ECO-92, podemos incluir:
As alternativas “a” e “b” estão corretas.
4 Podemos afirmar que a Declaração do Rio e a Agenda 21 enfatizam:
O conceito fundamental de desenvolvimento sustentável, que combina o progresso econômico e material com a necessidade de consciência ecológica.
5 Entre os temas tratados na Agenda 21 (SENADO FEDERAL, 1996), podemos citar:
Todas as alternativas estão corretas.
6 As instituições de ensino têm sido de fundamental importância na educação ambiental porque possibilitam:
O compromisso de preservar e ajudar o ecossistema.
7 Somente em 2002, a ONU (Organização das Nações Unidas) aprovou a Carta da Terra e comparou sua importância para a humanidade à Declaração Universal dos Direitos Humanos no tocante ao meio ambiente, e o resultado foi:
Progresso em relação ao pensamento e postura das pessoas quanto à forma como o meio ambiente está sendo explorado.
8 O que é Protocolo de Kyoto?
É um tratado internacional no qual as nações signatárias assumem compromissos mais rígidos com o objetivo de reduzir a emissão dos gases que provocam o efeito estufa, como dióxido de carbono, enxofre etc.
9 O protocolo de Kyoto apresenta uma peculiaridade interessante: ele não exige a mesma meta de todas as nações que assinaram o protocolo. Os países desenvolvidos estão obrigados a efetuar um corte de 5% das emissões de dióxido de carbono. Já os países em desenvolvimento (Brasil e Índia, por exemplo) têm que diminuir: 
As emissões devem ser diminuídas o quanto for possível, mas sem limites preestabelecidos. As empresas de países industrializados estão autorizadas a financiar o desenvolvimento “limpo” em países de terceiro mundo.
10 Sequestro de carbono - trata-se de estocar o excesso de carbono, por prazo indeterminado, na biosfera, no subsolo e nos oceanos. Quais medidas citadas a seguir são utilizadas para o sequestro de carbono?
Todas as alternativas estão corretas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais