Buscar

LIVRO Auditoria Fácil Osni Ribeiro Gabarito Cap. 01

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Capítulo 1 - A auditoria
Atividades teóricas com respostas
Responda
 1. O que é auditoria?
 R.: Auditoria é uma técnica contábil que consiste na verificação da exatidão e fidedignidade dos dados contidos nas demonstrações contábeis, por meio do exame minucioso dos registros de contabilidade e dos documentos que deram origem a eles.
 2. O que é estimativa contábil?
 R.: É a forma de mensuração de alguns itens das demonstrações contábeis que não podem ser mensurados com precisão.
 3. O que é auditoria interna?
 R.: Consiste no exame, na avaliação e no monitoramento da adequação e efetividade do controle interno, com o objetivo de adicionar valor e melhorar as operações de uma organização.
 4. O que é auditoria independente?
 R.: Auditoria externa ou independente é aquela executada por auditores independentes, ou seja, por contadores devidamente habilitados a exercer atividades de auditoria nas organizações que os contratam para esse fim.
 5. Qual é o objetivo da auditoria externa?
 R.: É aumentar o grau de confiança nas demonstrações contábeis por parte dos usuários.
 6. Cite três demonstrações contábeis sujeitas a auditoria das demonstrações contábeis.
 R.: Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado do Exercício e Demonstração do Valor Adicionado.
 7. O que é o Audibra e em que ano foi fundado?
 R.: Instituto dos Auditores Internos do Brasil – Audibra (IIA Brasil) foi fundado em 1960.
 Entidade civil, sem fins lucrativos, afiliada ao The Institute of Internal Auditors (Instituto dos Auditores Internos) – IIA Global, associação internacional dos profissionais de auditoria interna e áreas afins, com sede nos Estados Unidos.
 8. O que é o Coso e quando foi fundado? 
 R.: Fundado em 1985 nos Estados Unidos, o Committee of Sponsoring Organization of the Treadway Commission (Coso) é uma organização privada criada com o principal objetivo de prevenir e evitar fraudes nas demonstrações contábeis.
 9. O que é, quando foi fundado e onde está sediado o Iasb?
 R.: Fundado em 2001 pelo Iasc, o International Accounting standards Board, atualmente está sediado em Londres, na Inglaterra.
 10. O que significa IFRS?
 R.: Os Pronunciamentos IFRS (International Financial Reporting Standard), compreendem um conjunto de pronunciamentos de contabilidade internacionais publicados e revisados pelo Iasb.
 11. Em que consiste a lei Sarbanes-Oxley?
 R.: Foi aprovada em 30 de julho de 2002, com a finalidade de garantir a criação de mecanismos de auditoria e segurança confiáveis nas empresas. Inclui, ainda, regras para a criação de comitês encarregados de supervisionar suas atividades e operações, visando atenuar riscos aos negócios, evitar a ocorrência de fraudes ou assegurar que haja meios de identificá-las quando ocorrem, garantindo a transparência na gestão das empresas.
 12. O que é o CPC, quando foi criado e qual é seu objetivo?
 R.: Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) foi criado em 7 de outubro de 2005 pelo Conselho Federal de Contabilidade.
 O CPC tem por objetivo o estudo, o preparo e a emissão de Pronunciamentos Técnicos sobre procedimentos de contabilidade e a divulgação de informações dessa natureza, para permitir a emissão de normas pela entidade reguladora brasileira, visando à centralização e uniformização do seu processo de produção, levando sempre em conta a convergência da contabilidade brasileira aos padrões internacionais.
 13. Qual a finalidade da auditoria de gestão?
 R.: Expressar opinião sobre a eficiência da gestão das operações e sobre a sua consistência com os planos e metas que foram orçados.
 14. Como são compostas as Normas Brasileiras de Contabilidade?
 R.: Compreendem o Código de Ética Profissional do Contabilista; as Normas de Contabilidade; as Normas de Auditoria Independente e de Asseguração; as Normas de Auditoria Interna; e as Normas de Perícia.
 15. O que é perícia contábil?
 R.: É uma técnica contábil que constitui o conjunto de procedimentos técnico-científicos destinados a levar à instância decisória elementos de prova necessários a subsidiar à justa solução do litígio (demanda ou contenda judicial), constatação de um fato, mediante laudo pericial contábil e/ou parecer pericial contábil, em conformidade com as normas jurídicas e profissionais, e a legislação específica no que for pertinente.
 16. Cite as principais vantagens ou benefícios derivados da aplicação da auditoria.
 R.: Possibilidade de detectar, corrigir, prever e prevenir a ocorrência de falhas no controle interno; na confirmação da qualidade e da confiabilidade dos procedimentos em geral bem como na garantia da veracidade das informações prestadas pela organização em seus relatórios contábeis.
 17. Por que as organizações são auditadas?
 R.: Por exigências legais ou por interesses da própria empresa ou de seus empregados, ou ainda por determinação de órgãos reguladores devidamente amparados por Lei.
Classifique as afirmativas em falsas ou verdadeiras
 1 (V) Auditoria é uma técnica contábil que surgiu da necessidade de se garantir a veracidade das informações derivadas dos registros contábeis.
 2. (V) Uma auditoria envolve a execução de procedimentos selecionados para obtenção de evidência a respeito dos valores e divulgações apresentados nas demonstrações contábeis.
 3. (F) A auditoria interna é de realização exclusiva de auditores pertencentes ao quadro de empregados da organização auditada.
 4. (V) Os auditores independentes podem ser contratados para realizar auditoria interna.
 5. (V) Os investidores, usuários externos das informações contábeis, ficam conhecendo a situação patrimonial, econômica e financeira das entidades nas quais pretendem investir, por meio das informações contidas nas demonstrações contábeis elaboradas por essas entidades.
 6. (F) O prazo do período de adaptação da aplicação das Normas Internacionais de Contabilidade na Europa foi encerrado em 31 de dezembro de 2010.
 7. (F) A partir de 1º de janeiro de 2008 passaram a vigorar na Europa as normas e padrões do IFRS.
 8. (V) É correto afirmar que em decorrência do ingresso das organizações multinacionais no território brasileiro, bem como em decorrência da abertura dos capitais das grandes organizações brasileiras, que passaram a negociar os títulos representativos dos seus capitais nas bolsas de valores, os procedimentos de contabilidade e de auditoria praticados no Brasil precisaram se ajustar aos padrões internacionais.
 9. (V) Em 2009, com o fim de garantir a qualidade dos serviços de auditoria independente no âmbito nacional e internacional, o CFC em conjunto com o Ibracon, por meio da Resolução CFC nº 1958/2009 aprovou a NBC TA 01 – Revisão Externa de Qualidade pelos Pares.
 10. (V) O objetivo da auditoria é aumentar o grau de confiança dos usuários em relação ao seu objeto.
 11. (V) O objeto da auditoria varia conforme seu propósito.
 12. (V) A finalidade da auditoria varia conforme os objetivos almejados.
 13. (V) As Normas Brasileiras de Auditoria fazem parte das Normas Brasileiras de Contabilidade.
 14. (F) Entre as Normas Brasileiras de Contabilidade Profissionais destacam-se as do Auditor Independente, identificadas como “NBC TA”.
15. (V) Entre as Normas Brasileiras de Contabilidade Técnicas destacam-se as de Auditoria Independente de Informação Contábil Histórica, identificadas como “NBC TA”.
 16. (V) A perícia contábil, seja de caráter judicial, extrajudicial ou mesmo arbitral, visa o esclarecimento dos aspectos e dos fatos do litígio por meio de exame, vistoria, indagação, investigação, arbitramento, avaliação ou certificação.
 
Escolha a alternativa correta
 1. A auditoria realizada por auditores pertencentes ao quadro de empregados da própria organização auditada denomina-se:
 a) Auditoria interna.
 b) Auditoria externa.
 c) Auditoria independente.
 d) Auditoria operacional.
 Xe) As alternativas “a” e “d” estão corretas.
 2. Fundado em 1977, na cidade de Munique, na Alemanha, atualmente está instalado na cidade de Nova York nos Estados Unidos, e tempor principal tarefa a elaboração e divulgação de normas internacionais de auditoria:
 a) Audibra
 b) Iasc
X c) Ifac
 d) Iasb
 e) Coso
 3. As companhias abertas da Europa foram obrigadas a publicar suas demonstrações financeiras consolidadas em conformidade com as normas IFRS, a partir de:
 a) 1930
 b) 1973
 c) 2001
 Xd) 2005
 e) 2008
 4. No processo de convergência das práticas contábeis praticadas no Brasil aos padrões internacionais, tiveram papel importante os seguintes órgãos:
 a) Conselho Federal de Contabilidade (CFC).
 b) Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC).
 c) Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon)
 d) Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
X e) Todas estão corretas.
 5. Pode-se afirmar que, no Brasil, o processo de convergência das normas contábeis aos padrões internacionais iniciou-se legalmente em:
X a) Em 2007, com a promulgação da Lei nº 11.638.
 b) Em 2009, com a promulgação da Lei nº 11.941.
 c) Em 2010, quando entraram em vigor as normas brasileiras de auditoria NBC TA.
 d) Em 1976, com a promulgação da Lei nº 6.404.
 e) Todas estão corretas.
 6. As Normas Brasileiras de Contabilidade e as Normas Brasileiras de Auditoria passaram a vigorar em conformidade com os padrões internacionais, respectivamente, em:
 a) 2007 e 2008
 b) 2008 e 2008
 Xc) 2008 e 2010
 d) 2007 e 2010
 e) NDA.
 7. Segundo sua finalidade, a auditoria pode ser:
 a) auditoria das demonstrações contábeis;
 b) auditoria de gestão;
 c) auditoria de sistemas;
 d) auditoria fiscal e tributária;
 Xe) Todas estão corretas.
1

Outros materiais