Buscar

LIVRO Auditoria Fácil Osni Ribeiro Gabarito Cap. 07

Prévia do material em texto

Capítulo 7 - Documentação de auditoria – papéis de trabalho
Atividades teóricas com respostas
 Responda:
 1 O que é documentação de auditoria?
 R.: Documentação de auditoria ou papéis de trabalho (PT, em português; ou workpaper ou WPs, em inglês) são os registros dos procedimentos de auditoria executados, da evidência de auditoria relevante obtida e conclusões alcançadas pelo auditor no desenvolvimento das atividades de auditoria.
 2 O que são arquivos de auditoria?
 R.: Compreendem uma ou mais pastas ou outras formas de armazenamento, em forma física ou eletrônica contendo os registros que constituem a documentação de trabalho específico.
 3 Em que momento dos trabalhos o auditor deve preparar os papéis de trabalho?
 R.: No momento em que os trabalhos estão sendo executados.
 4 Cite uma finalidade adicional dos papéis de trabalho.
 R.: Permitir a condução de inspeções externas em conformidade com as exigências legais, regulamentares e outras exigências aplicáveis.
 5 Qual é o objetivo dos papéis de trabalho?
 R.: O objetivo dos papéis de trabalho é fornecer:
 a) registro suficiente e apropriado do embasamento do relatório do auditor; e
 b) evidências de que a auditoria foi planejada e executada em conformidade com as normas e as exigências legais e regulamentares aplicáveis.
 6 Ao documentar a natureza, a época e a extensão dos procedimentos de auditoria executados, o que o auditor deve registrar?
 R.: As características que identificam os itens ou assuntos específicos testados; quem executou o trabalho de auditoria e a data em que foi concluído; e quem revisou o trabalho de auditoria executado e a data e extensão de tal revisão.
 7 Cite dois exemplos de modificações administrativas que são permitidas nos papéis de trabalho, durante o processo final de montagem.
 R.: Apagar ou descartar documentação superada e selecionar, conferir e acrescentar referências cruzadas aos documentos de trabalho.
 8 Cite três fatores que influenciam na forma, no conteúdo e na extensão da documentação de auditoria.
 R.: Tamanho e complexidade da entidade; natureza dos procedimentos de auditoria a serem executados; e riscos identificados de distorção relevante.
 9 Cite quatro exemplos de documentos que integram os papéis de trabalho.
 R.: Programas de auditoria, memorandos de assuntos do trabalho, e cartas de confirmação (circularização) e representação, e correspondências (inclusive correio eletrônico).
 10 O que é memorando de conclusão?
 R.: Um resumo no qual são descritos os assuntos significativos identificados durante a auditoria e como eles foram tratados, ou que inclui referências cruzadas a outros documentos comprobatórios relevantes que forneçam tal informação.
 11 Quando realiza um procedimento de indagações com funcionários específicos da entidade, o que o auditor deve registrar em seu papel de trabalho?
 R.: Pode registrar as datas das indagações e os nomes e as funções dos funcionários da entidade.
 12 Quando realiza um procedimento de observação, o que o auditor deve registrar em seu papel de trabalho?
 R.: Pode registrar o processo ou o assunto em observação, os indivíduos relacionados, suas respectivas responsabilidades e onde e quando a observação foi realizada.
 13 Com quem são realizadas as discussões de assuntos significativos?
 R.: Com a administração, com os responsáveis pela governança e também com os empregados (chefes, supervisores, diretores etc.) da organização ou mesmo com terceiros que se relacionam com a organização e que estejam envolvidos com o objeto da auditoria.
 14 O que são “tichs”?
 R.: São marcações ou códigos que o auditor coloca em seu papel de trabalho para facilitar a identificação das evidências encontradas.
 15 O que são e qual a finalidade das “notas” utilizadas nos papéis de trabalho?
 R.: As notas são recursos utilizados para esclarecer melhor algum fato. Por exemplo, se no WP foi identificado uma diferença, pode-se usar a letra (a). Nesse caso, no final do WP, coloca-se como legenda a letra (a) com a respectiva explicação da diferença.
 16 O que são “referências cruzadas”?
 R.: São marcações inseridas no papel de trabalho remetendo o leitor para outra parte do próprio PT onde os procedimentos foram efetuados.
 Classifique as afirmativas em falsas ou verdadeiras:
 1 (V) Os papéis de trabalho devem ser elaborados com esmero, evitando rasuras e anotações desnecessárias.
 2 (F) Para facilitar o manuseio, bem como a busca de evidências, os papéis de trabalho devem ser de cor vermelha.
 3 (F) Não há necessidade de que o auditor anote nos papéis de trabalho todas as ocorrências, nem mesmo aquelas que vão orientar as informações que serão incluídas no seu relatório.
 4 (V)) As conclusões que o auditor insere nos papéis de trabalho devem ser completas, isto é, isentas de dúvidas que inviabilizem a opinião sobre os resultados apurados.
 5 (V) Não pode haver divergências entre os valores transcritos nos papéis de trabalho com os valores correspondentes constantes da contabilidade ou de outros documentos de onde foram extraídos.
 6 (F) Comentários não rotineiros devem ser anotados fora dos papéis de trabalho.
 7 (F) Quando o auditor identificar informações referentes a um assunto significativo que são inconsistentes com a sua conclusão final, ele não precisa documentar como tratou essa inconsistência.
 8 (F) Quando o auditor, em circunstâncias excepcionais, julgar necessário não atender um requisito relevante de uma norma e aplicar procedimento alternativo, não precisará documentar para comprovar como o procedimento alternativo supre a exigência contida na norma.
 9 (F) A conclusão da montagem do arquivo final de auditoria após a data do relatório do auditor é um processo administrativo que envolve a execução de novos procedimentos de auditoria.
 10 (V) Após a montagem do arquivo final de auditoria ter sido completada, o auditor não apaga nem descarta documentação de auditoria de qualquer natureza antes do fim do seu período de guarda dessa documentação.
 11) (F) A documentação de auditoria pode ser registrada em papel ou em formatos eletrônicos. É vedado outro tipo de registro.
 12 (F) A documentação de auditoria substitui os registros contábeis da empresa.
 13 (V) Explicações verbais do auditor, por si só, não representam documentação adequada para o trabalho executado pelo auditor.
 14 (F) O auditor deve ter o capricho de documentar todos os assuntos considerados ou todos os julgamentos profissionais exercidos na auditoria.
 15 (V) É recomendável que o auditor inclua no seu papel de trabalho uma legenda com explicações do significado de cada tickt utilizado.
 Escolha a alternativa correta:
 1 A documentação de auditoria, quando adequada, fornece:
 a) Evidência da base do auditor para uma conclusão quanto ao cumprimento do objetivo global do auditor.
 b) Evidência de que a auditoria foi planejada e executada em conformidade com as normas de auditoria e exigências legais e regulamentares aplicáveis.
 c) Indícios de que o ramo de negócio é incompatível com a demanda da região.
 d) As alternativas “a” a “c” estão corretas.
X e) Somente as alternativas “a” e “b” estão corretas.
 2 Para elaborar papéis de trabalho de boa qualidade, o auditor deve tomar o seguinte cuidado:
 a) Indicar o nome do auditado e da conta.
 b) Citar a origem (fonte) das informações anotadas.
 c) Informar os critérios adotados para escolha dos testes, bem como para a seleção dos itens testados.
 d) As alternativas “a” e “c” estão corretas.
 Xd) Todas estão corretas�.
 3 O auditor deve preparar documentação de auditoria que seja suficiente para permitir que um auditor experiente, sem nenhum envolvimento anterior com a auditoria, entenda:
 a) A natureza, época e extensão dos procedimentos de auditoria.
 b) Os resultados dos procedimentos de auditoria executados e a evidência de auditoria obtida; e
 c) Assuntos significativos identificados durante a auditoria, as conclusões obtidas a respeito deles e os julgamentos profissionais significativosexercidos para chegar a essas conclusões.
X d) As alternativas “a” a “c” estão corretas.
 e) N.D.A.
 4 Conforme disciplina contida no item A54, da NBC PA 1, o auditor deve concluir a montagem da documentação comprobatória do seu trabalho, em arquivo de auditoria:
 a) Durante a execução dos trabalhos.
 b) No máximo até cinco anos a contar da data do relatório.
 Xc) No máximo até sessenta dias após a data do relatório.
 d) No máximo até trinta dias após a data do relatório.
 e) NDA.
 5 O auditor, em relação a cada trabalho de auditoria, deve manter os papéis de trabalho em arquivos:
 a) Em prazo não superior a dez anos.
X b) No máximo até cinco anos a contar da data do relatório do auditor ou, se posterior, da data do relatório do auditor do grupo.
 c) No máximo até sessenta dias após a data do relatório.
 d) No máximo até trinta dias após a data do relatório.
 e) N.D.A.
 
�FALTA A ALTERNATIVA E
� PAGE \* MERGEFORMAT �6�

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes