Buscar

Questão 1LOGISTICA

Prévia do material em texto

Questão 1/5
O Estatuto da Cidade apresenta vários instrumentos denominados de institutos jurídicos e políticos, que podem e devem ser utilizados pela Administração Pública municipal para promover o desenvolvimento urbano.
Desta forma, se a edificação, a utilização compulsória ou o parcelamento do imóvel não for efetuado no prazo especificado, o município pode aplicar outra sanção, que é o:
Assinale a alternativa correta:
	
	A
	IPTU progressivo no tempo
	
	B
	Consórcio imobiliário
	
	C
	Parcelamento, edificação ou utilização compulsórios
	
	D
	Direito de superfície
Questão 2/5
Leia o texto abaixo e depois responda à questão:
Segundo Silva (2000) A propriedade urbana é um típico conceito de Direito Urbanístico, na medida em que cabe qualificar os bens urbanísticos e definir seu regime jurídico", para que se possa estabelecer um parâmetro de entendimento desse conceito, primeiramente, deve-se destacar que a "propriedade urbana" resulta da projeção da atividade do homem em relação ao meio, não apenas territorial, mas também cultural, estando, portanto, impregnada de valores resultantes do espírito humano. Logo, a qualificação ou classificação da propriedade depende das funções a que ela se destina, isto é, refere--se a um espaço destinado a suprir necessidades urbanas, o que a diferencia da propriedade agrícola. A propriedade constitui-se numa peça, num órgão do tecido urbano, onde exerce uma função em benefício de toda a sociedade e de seu proprietário.
De acordo com os conceitos abordados na bibliografia básica da disciplina, a Constituição (art. 182, § 2º) diz que a propriedade urbana está cumprindo a sua função social quando atende às exigências de ordenação da cidade, que são expressas no:
Assinale a alternativa correta:
	
	A
	Estatuto da Cidade
	
	B
	Plano Diretor
	
	C
	Estatuto Municipal
	
	D
	Plano Municipal
Questão 3/5
No processo de escolha das modalidades de transporte, devemos levar em conta vários fatores, em especial os custos, a velocidade de locomoção e a confiabilidade de fornecimento. Nesse sentido, há algumas diretrizes especiais, segundo o Imam (2000, p. 231), para analisar o transporte.
Assinale a alternativa correta com relação a explicação da confiabilidade no fornecimento de transportes.
	
	A
	Reflete a habilidade de planejamento e contatos internacionais por causa de idiomas afins, como português e espanhol.
	
	B
	Vinculada a um serviço não confiável, ou seja, vale a pena utilizá-la por causa dos baixos custos.
	
	C
	Reflete a habilidade de entregar consistentemente no tempo declarado e acordado, numa condição satisfatória.
	
	D
	Vinculada a um serviço confiável, ou seja, vale a pena utilizá-la sempre por causa dos altos custos.
Questão 4/5
Leia o texto abaixo e depois responda à questão: 
Segundo Campos & Brasil (2013) “Existe certa contradição em oferecer um nível de serviço elevado, já que em nossa abordagem destacamos a questão da redução de custos. No entanto, a concepção é mais abrangente, pois "O objetivo geral da distribuição física, como meta ideal, é o de levar os produtos certos, para os lugares certos no momento certo e com o nível de serviço desejado, pelo menor custo possível' (Novaes, 2004, p. 145). Há de ser considerado, portanto, que transportar materiais (matéria-prima, material em processo, produtos semi-acabados e produtos acabados) significa deslocá-los com o intuito de auxiliar no processo de produção, quer seja local, regional ou nacional, quer seja, ainda, internacional. Assim, embora o transporte seja tratado por alguns como apenas uma função de produção que gera custos, tem sido observado por outros como possibilidade de ganhos, não somente financeiros como também de participação em um mercado cada vez mais exigente e competitivo. É igualmente importante observarmos que o transporte é também influenciado tanto por políticas internas quanto por legislações diferentes (nos mais variados continentes do planeta). No processo de escolha das modalidades de transporte, devemos levar em conta vários fatores, em especial os custos, a velocidade de locomoção e a confiabilidade de fornecimento. Nesse sentido, há algumas diretrizes especiais, segundo o Imam (2000, p. 231), para analisar o transporte.”
De acordo com os conceitos abordados na bibliografia básica da disciplina, quais são as diretrizes para análise de transporte?
Assinale a alternativa correta:
	
	A
	Variação, Volume, Preço.
	
	B
	Performance, Atração, Retenção.
	
	C
	Custo, Velocidade, Confiabilidade.
	
	D
	Diferenciação, Volume, Retenção.
Questão 5/5
De acordo com os temas abordados na bibliografia básica da disciplina, assinale a alternativa correta que corresponde o seguinte conceito:
"Entre os instrumentos  legais de aquisição de uma propriedade....pode ser definida como uma das formas de aquisição da propriedade ou outro direito real no transcorrer de um determinado período de tempo, para o que se observam certos requisitos que a lei estabelece."
	
	A
	Estatuto da Cidade
	
	B
	Instrumentos de Regularização Fundiária
	
	C
	A Usucapião
	
	D
	Zonas Especiais
Questão 1/5
De acordo com os temas abordados na bibliografia básica da disciplina, assinale a alternativa correta que corresponde o seguinte conceito:
“Ela pressupõe a participação popular por intermédio de órgãos colegiados, nos três níveis federativos: federal, estadual e municipal.” 
	
	A
	A Gestão democrática por meio da Participação Popular.
	
	B
	A Gestão burocrática.
	
	C
	A Gestão participativa Territorial.
	
	D
	A Gestão democrática.
Questão 2/5
Na imagem abaixo apresentamos alguns dos mais variados tipos de custos que são encontrados no contexto empresarial.Gestão de custos totais: custos aparentes e não aparentes.
A figura mostra de forma esquemática alguns dos custos considerados e outros não, ficando escondidos, conforme acontece em grande parte das análises, dos envolvidos no assunto. Nesse contexto, é importante observarmos que, embora, de um modo geral, não se aprove o controle externo, visto haver o sentimento de pressões ulteriores, que são muitas vezes consideradas como algo pessoal, em vez de serem recebidas como aspecto profissional, o seu objetivo maior é o crescimento, em especial o dos lucros na produção de bens e/ou na prestação de serviços, portanto é algo imprescindível para a saúde da empresa.
Assinale a alternativa correta que apresenta o conceito de custos primários.
	
	A
	São usados para gastos com desenvolvimento do produto ( não confundir com investimentos).
	
	B
	São usados como base na tecnologia da informação.
	
	C
	São o somatório da mão de obra direta e das despesas indiretas da fabricação.
	
	D
	São referentes à mão-de-obra direta e ao material direto usados na produção.
Questão 3/5
De acordo com os temas abordados na bibliografia básica da disciplina, assinale a alternativa correta que corresponde o seguinte conceito:
 “é o colegiado em nível federal vinculado ao Ministério das Cidades, em que, efetivamente, ocorre a participação da sociedade por meio de seus delegados, eleitos por segmentos para a definição de diretrizes e políticas públicas para as áreas urbanas brasileiras.”
	
	A
	A Gestão democrática por meio da Participação Popular.
	
	B
	A Gestão burocrática.
	
	C
	O Conselho das Cidades.
	
	D
	A Administração Pública.
Questão 4/5
Segundo Silva (2000, p. 134) No que concerne o significado do Plano Diretor, de forma objetiva, afirma que esse instrumento, em sua denominação, "é plano, porque estabelece os objetivos a serem atingidos, o prazo em que estes devem ser alcançados [Math Processing Error]
as atividades a ser executadas e quem deve executá-las. E diretor, porque fixa as diretrizes do desenvolvimento urbano do município".
De acordo com os conceitos abordados na bibliografia básica da disciplina, que tipo de Lei é o Plano Diretor? 
Assinale a resposta correta.
	
	ALei federal;
	
	B
	Lei estadual;
	
	C
	Lei complementar federal;
	
	D
	Lei municipal.
Questão 5/5
De acordo com os conceitos abordados no livro base, notamos, na atualidade, que a otimização dos custos logísticos passa pela racionalização dos processos produtivos (produtos e serviços) em uma busca constante de respostas para as exigências de mercado, e este é cada vez mais volátil. As empresas devem auto avaliar-se de maneira sistêmica, atentando para seus custos de maior relevância, assim como os possíveis benefícios que advirão dessa atitude.
Assinale V para as sentenças que estão de acordo com o texto e F para as que não estão contempladas no texto. Após assinale a alternativa que traz a sequência correta. 
No processo de otimização de custos logísticos é necessário:
( V ) Redução do prazo de entrega;
( V ) Maior disponibilidade de produtos e serviços;
( V ) Entrega com hora determinada;
( V) Maior cumprimento dos prazos de entrega.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
	
	A
	F, V, F, V
	
	B
	V, F, V, F
	
	C
	V, V, V, V
	
	D
	V, F, V, V
Questão 2/5
De acordo com os conceitos abordados no livro base, assinale a alternativa que contém a palavra que preenche corretamente a lacuna da frase a seguir: 
“A avaliação e o controle correspondem a uma etapa independente do processo de elaboração e aprovação do Plano Diretor, que ocorre durante o período de implantação daquilo que foi planejado. Esses são procedimentos fundamentais para que se mantenha o que foi planejado e se analisem os resultados. Assim, no processo de revisão, que deve ocorrer, no máximo, a cada _______, fica viabilizada a correção dos erros encontrados, e é possível buscar os resultados para que, efetivamente, sejam ordenadas e materializadas as funções sociais da cidade no propósito de atingir o bem-estar de seus habitantes.”
	
	A
	quinze anos
	
	B
	dois anos
	
	C
	oito anos
	
	D
	dez anos
Questão 3/5
De acordo com os temas abordados na bibliografia básica da disciplina, assinale a alternativa correta que corresponde o seguinte conceito:
 “é o colegiado em nível federal vinculado ao Ministério das Cidades, em que, efetivamente, ocorre a participação da sociedade por meio de seus delegados, eleitos por segmentos para a definição de diretrizes e políticas públicas para as áreas urbanas brasileiras.”
	
	A
	A Gestão democrática por meio da Participação Popular.
	
	B
	A Gestão burocrática.
	
	C
	O Conselho das Cidades.
	
	D
	A Administração Pública.
Questão 4/5
Segundo Silva (2000, p. 134) No que concerne o significado do Plano Diretor, de forma objetiva, afirma que esse instrumento, em sua denominação, "é plano, porque estabelece os objetivos a serem atingidos, o prazo em que estes devem ser alcançados ...
as atividades a ser executadas e quem deve executá-las. E diretor, porque fixa as diretrizes do desenvolvimento urbano do município".
De acordo com os conceitos abordados na bibliografia básica da disciplina, que tipo de Lei é o Plano Diretor? Assinale a resposta correta.
	
	A
	Lei federal;
	
	B
	Lei estadual;
	
	C
	Lei complementar federal;
	
	D
	Lei municipal.
Questão 5/5
De acordo com os conceitos abordados no livro base, notamos, na atualidade, que a otimização dos custos logísticos passa pela racionalização dos processos produtivos (produtos e serviços) em uma busca constante de respostas para as exigências de mercado, e este é cada vez mais volátil. As empresas devem auto avaliar-se de maneira sistêmica, atentando para seus custos de maior relevância, assim como os possíveis benefícios que advirão dessa atitude.
Assinale V para as sentenças que estão de acordo com o texto e F para as que não estão contempladas no texto. Após assinale a alternativa que traz a sequência correta. 
No processo de otimização de custos logísticos é necessário:
(  v ) Redução do prazo de entrega;
(  v ) Maior disponibilidade de produtos e serviços;
(  v) Entrega com hora determinada;
(  v) Maior cumprimento dos prazos de entrega.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
	
	A
	F, V, F, V
	
	B
	V, F, V, F
	
	C
	V, V, V, V
	
	D
	V, F, V, V
	
	
	
Explique o que é Conselho das Cidades?
Resposta esperada:
Resposta: “é o colegiado em nível federal vinculado ao Ministério das Cidades, em que, efetivamente, ocorre a participação da sociedade por meio de seus delegados, eleitos por segmentos para a definição de diretrizes e políticas públicas para as áreas urbanas brasileiras.”
Comentário: BERNARDI, Jorge Luiz. A Organização Municipal e a Política Urbana. 2. ed. rev. Curitiba: IBPEX, 2011, p.400.
Sua resposta:
É um orgão colegiado de caráter consultivo e deliberativo, vinculado ao Ministerio das Cidades, formado por cidadãos eleitos por diversos segmentos da sociedadade com o objetivo de  definir diretrizes e políticas públicas para as áreas urbanas do nosso País.
Nota: 20 - Excelente
Questão 2 de 5 Política e Legislação Urbana - A II 20 pontos
Pergunta: Explique as Zonas ou setores urbano.
Resposta esperada:
Resposta: A Lei de Zoneamento pode dividir o espaço urbano em macrozonas e estas em zonas ou setores urbanos, estabelecidos no mapa do município, que deve compor a lei como anexo. As zonas podem ser classificadas como: zonas residenciais (ZR); Zonas de serviços; Zonas industriais (ZI); zonas de expansão (ZEU), e assim por diante. Cada zona poderá ter múltiplas denominações, com critérios diferentes de ocupação e uso do solo.
Comentário: BERNARDI, Jorge Luiz. A Organização Municipal e a Política Urbana. 2. ed. rev. Curitiba: IBPEX, 2011, p. 335.
Questão 3 de 5 	Política e Legislação Urbana - A II 	20 pontos
Conforme previsto no art. 42 do Estatuto da Cidade. 	Pergunta:
Quais são os instrumentos que devem estar indicados no Plano Diretor? Cite pelo menos quatro instrumentos.
Resposta esperada:
Resposta: Instrumentos como o parcelamento, a edificação e a utilização compulsórios, o direito de preempção, a outorga onerosa do direito de construir, as zonas especiais onde o uso do solo pode ser alterado mediante contrapartida do beneficiário, as operações urbanas consorciadas, a transferência do direito de construir e o sistema de acompanhamento e controle são conteúdos mínimos, previstos no art. 42 do Estatuto da Cidade. Eles devem estar indicados no plano diretor para que possam ser implementados pela Administração municipal.
Comentário: BERNARDI, Jorge Luiz. A Organização Municipal e a Política Urbana. 2. ed. rev. Curitiba: IBPEX, 2011, p.418.
Questão 4 de 5 	Logística Pública - A II 20 pontos
Pergunta: Quais são as metas da Logística?
Resposta esperada:
Resposta: Disponibilizar o produto certo, na quantidade certa, no local certo, no momento certo, nas condições adequadas para o cliente certo ao preço justo.
Comentário: CAMPOS, Luiz F. Rodrigues; BRASIL; Caroline, V. de Macedo. Logística – Teia de Relações, Ibpex, 2009, p. 17.
Questão 5 de 5	Logística Pública - A II 20 pontos
Pergunta: Explique o contexto das informações com relação ao Planejamento Logístico.
Resposta esperada:
Resposta: As informações não podem ser melhores que os dados que as geraram, visto ser essa uma realidade a respeito dos níveis de qualidade das informações recebidas e o consequente resultado obtido em função dela, porquanto a qualidade do resultado informacional se dá a partir das informações que servem de base para o processo decisório.
Comentário: CAMPOS, Luiz F. Rodrigues; BRASIL; Caroline, V. de Macedo. Logística – Teia de Relações, Ibpex, 2009, p. 98-99.
Sua resposta:
A  veracidade e coerencia das informações desenvolvidas numa empresa são preponderantes para a eficácia do seu planejamento logístico, pois através da facilidade de acesso, da coerencia dos dados, e da capacidade de veiculação destas informações, pode-se reproduzir realidades fidedignas que irão fomentar e nortear as matrizes de planejamento,nacriação de metas e objetivos indicando caminhos na tomadas de decisões e gerenciamento de uma organização.
Nota: 20 - Excelente

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes