Buscar

SÚMULA 297 STJ - slides

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

SÚMULA 297 STJ
“O Código de Defesa do Consumidor é aplicável às instituições financeiras.”
EMENTA: AGRAVO DE INSTRUMENTO – INVERSÃO DO ÔNUS DA PROVA – RELAÇÃO DE CONSUMO – POSSIBILIDADE – APLICAÇÃO DA SÚMULA 297 DO STJ – INSTITUIÇÃO FINANCEIRA.
“Trata-se de agravo de instrumento, com pedido de efeito suspensivo, interposto por DIBENS LEASING S/A ARRENDAMENTO MERCANTIL, contra a decisão de fls. 133-TJ, proferida pelo MM. Juiz de Direito da 01ª Vara Cível da Comarca de Uberaba/MG que, nos autos da “AÇÃO DECLARATÓRIA DE CLÁUSULAS CONTRATUAIS C/C PEDIDO DE ANTECIPAÇÃO DE TUTELA E EXIBIÇÃO DE DOCUMENTOS” movida por LEANDRO SOUSA FURTADO DOS SANTOS, deferiu a inversão do ônus da prova em desfavor do réu, ora agravante, tendo em vista que a relação estabelecida entre as partes é caracterizada como relação de consumo.” (p. 2)
“a hipossuficiência é verificada em razão da impossibilidade de produção de qualquer tipo de prova ou alegação de um direito que esteja exclusivamente em poder da parte adversa, estando o consumidor impossibilitado de produzi-la” (p. 2)
Art. 6.º São direitos básicos do consumidor:
(...)
VIII – a facilitação da defesa de seus direitos, inclusive com a inversão do ônus da prova, a seu favor, no processo civil, quando, a critério do juiz, for verossímil a alegação ou quando for ele hipossuficiente, segundo as regras ordinárias de experiências;
 
 Art. 2° [caput] Consumidor é toda pessoa física ou jurídica que adquire ou utiliza produto ou serviço como destinatário final.
 Art. 3° Fornecedor é toda pessoa física ou jurídica, pública ou privada, nacional ou estrangeira, bem como os entes despersonalizados, que desenvolvem atividade de produção, montagem, criação, construção, transformação, importação, exportação, distribuição ou comercialização de produtos ou prestação de serviços.
 (...)
 § 2° Serviço é qualquer atividade fornecida no mercado de consumo, mediante remuneração, inclusive as de natureza bancária, financeira, de crédito e securitária, salvo as decorrentes das relações de caráter trabalhista.
Conclusão
 “Concluindo-se pela aplicabilidade do referido diploma legal no caso em análise, incumbe ao magistrado deferir a inversão do ônus da prova” (p. 6)
 “Portanto, nada impede que o consumidor exerça o direito de inversão do ônus da prova, conforme dispõe o art. 6º, inciso VIII, do Código de Defesa do Consumidor, restando, assim, a defesa de seus interesses facilitada e assegurada” (p. 7)
 “Configurada a superioridade do banco em relação ao consumidor ora agravado, deverá o juiz proceder à inversão do ônus da prova, nos termos do artigo 6º, inciso VIII, do CDC, com o fito de compensar a fragilidade e vulnerabilidade do consumidor.” (p. 8) (TJMG; Agravo de Instrumento Cv 1.0231.11.025087-6/002; Des. Rel. Corrêa Camargo; Data do julgamento: 09/10/2012).

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes