Buscar

PESQUISA E PRÁTICA PEDAGÓGICA E

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

PESQUISA E PRÁTICA PEDAGÓGICA “E” ORGANIZAÇÃO ESCOLAR
Parte I Na Biblioteca Virtual vocês encontrarão o livro “Gestão Educacional” de Helena Leomir de Souza Bartnik, vocês deverão fazer a leitura do capítulo 3 “Concepções de gestão escolar” (pág. 73 a 102). Após a leitura do capítulo sugerido vocês discutirão e responderão aos questionamentos abaixo, entre 10 e 15 linhas.
métodos de ensino diferentes do que os alunos estão acostumados a vivenciar no colégio, ele os incentiva a pensar por si próprios, sem a intervenção do autoritarismo proposto pelo gestor e pelos próprios pais, suas atitudes eram totalmente contrárias ao que o colégio impunha, pois incentivava seus alunos a tomar suas decisões e ter suas opiniões.
Um acontecimento marcante foi a morte do jovem Neil, que se apaixonou pela arte dramática e por não ter a aceitação de seus pais o levou a cometer o suicídio.
Outro momento foi que devido ao ocorrido com o aluno Neil, o professor teve que deixar a escola, e ao entrar na sala para pegar seus pertences no armário, e ao sair e não se despedir, um dos alunos sobe na carteira e grita “ Meu Capitão”, apelido do professor Keating, os outros alunos o imitam e nesse momento o diretor que esta lecionando perde o controle da sala.
O autoritarismo é tão absurdamente praticado que jamais antes havia ocorrido tamanho desrespeito em relação ao diretor do colégio.Keating, o professor principal do filme, tem uma postura que difere da gestão e rotina da escola. Em que aspectos sua postura incomoda os preceitos da escola? Cite, no mínimo, dois aspectos em que seus princípios pessoais e/ou educacionais entram em choque com os da instituição escolar em que atua e comente-os.
O professor propõe b- Notamos que?
A Gestão predominante na escola preparatória Welton Academy é a gestão autoritária. A mesma tem uma educação rígida e extremamente autoritária, no qual o professor é o detentor do saber se limitando a passar os conteúdos e os alunos meros receptores.
Um dos momentos em que fica evidente o autoritarismo é quando o diretor bate em um aluno com sua régua, questionando sobre os acontecimentos recentes da escola.
Outro momento é quando um dos alunos tenta expressar sua opinião em relação a suas vontades ou até mesmo discorda das normas da escola, ele é levado para uma sala e ali é punido com palmadas nas nádegas.
Os critérios da escola eram rigorosos quanto às normas e deviam ser seguidas a risca sem que qualquer aluno pudesse se impor, muito menos opinar sobre quaisquer que fossem os assuntos, apenas o diretor da escola tinha o poder de decisão sendo assim tomado cada ato contrário punitivo para que valesse as normas rigoras daquela gestão.
 Parte II Vocês deverão assistir ao filme “Sociedade dos Poetas Mortos”, que reproduz um contexto sociocultural e escolar dos anos de 1950, que tem como referência uma concepção de gestão escolar. Ao assistir o filme, relacione-o com os princípios de gestão autoritária e democrática discutidos na parte I, discuta e responda mais algumas questões, entre 10 e 15 linhas.
a- Que tipo de gestão escolar predomina na Academia Welton, colégio em que a trama se passa? Em que momentos este tipo de gestão fica mais evidente? (destaque no mínimo dois trechos e comente-os)
Autoritária é o diretor que impõe, e se não obedecer gera problemas na ordem hierárquica e na administração, não existe diálogo sobre necessidades, e pouco se tem relação interpessoal, funciona como um sistema empresarial, onde quem manda é quem esta no topo, o consentimento de outros membros é inexistente ou ignorado.
Na democrática, existe um consentimento de todos, há participação de pais e alunos, a sociedade, onde todos podem participar e dar opiniões no desenvolvimento de projetos visando a melhoria da escola em todos os sentidos.c. Como são as relações interpessoais em uma escola que tem uma gestão democrática? E em uma escola autoritária?
, faz se necessário o conhecimento dos objetivos e a participação de todos nesse processo, onde a gestão democrática deve ser instituída pela sociedade escolar constantemente, visando superar as dificuldades.
Hoje em dia ainda é frequente a prática autoritária, administrar e conduzir uma escola é uma tarefa trabalhosa e que requer responsabilidade da parte do gestor, quem administra uma escola tem o dever de ser mais que um “ditador” de regras, pois esse autoritarismo gera traumas em uma sociedade cujo desenvolvimento social se baseia na liberdade de expressão. 
O autoritarismo possui um sistema de normas, regras, procedimentos burocrático de controle de atividades a serem desenvolvidas, onde tem se mais ênfase as tarefas a ser executadas do que o próprio individuo, a comunicação é linear.
Esse modelo de gestão dificulta a participação, causa desinteresse e gera desmotivação.
A democracia por outro lado é o governo da maioria, onde o gestor deixa de ser o ditador de regras e participa ativamente das decisões junto com os colaboradores da escola e com a sociedade, sendo assim um dos responsáveis pela construção do processo pedagógico.
O objetivo da gestão democrática é reduzir o acesso da burocratização e centralização de poder, bem como contribuir efetivamente com a transformação social.
A democracia expressa valores, responsabilidades, e viabiliza práticas de planejamento, construção e exercício das formas de gestão.
Possibilita o envolvimento de todos no processo de tomada de decisões organização e funcionamento do trabalho pedagógico e administrativo.
b. Quais são as principais características de uma gestão democrática na escola?
A gestão democrática ressalta a importância da participação da sociedade nas decisões tomadas, no funcionamento da instituição escolar, onde todos são interessados nos processos formativos do aluno, assim somando ideias e concepções para o melhor resultado do ensino aprendizagem.
O diretor ao invés de ser o detentor da autoridade única e máxima, passa a ser o articulador das ações e interesses de todos os segmentos no âmbito escolar.
Para um bom resultadoa. Quais as principais diferenças entre a gestão autoritária e a democrática no âmbito da escola de educação básica?

Outros materiais

Outros materiais