Buscar

PRÉ PROJETO TCCI

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PRÉ-PROJETO DE PESQUISA
	Tema
O papel social das instituições de longa permanência para idosos.
	Justificativa
Tendo em vista a problemática vivenciada nos dias atuais nas famílias contemporãaneas, as instituições de abrigo surgem com uma nova visão, que além de moradia, alimentação, vestuário, serviços médicos e medicamentos, devam cumprir um papel social, tentando transformar o idoso em um ser ativo. 
Os idosos admitidos em abrigos tornam-se membros de uma nova comunidade, vivenciando uma brusca ruptura de seus vínculos relacionais e afetivos, e passando a cotidianamente conviver com pessoas desconhecidas e a adaptar-se e submeter-se a normas e regulamentos (OLIVEIRA ET AL., 2006). 
	Problema
O envelhecimento da população é um fenômeno cada vez mais presente nas sociedades e junto cresce as diversas razões que impossibilitam a manutenção do idoso no convívio familiar e surge como alternativa as instituições (ILP).
Esse processo traz uma nova realidade para as instituições de longa permanência onde a função seria de complementar e nunca substituir a ação da família, assistimos a um crescente abandono por parte das famílias em relação a seus idosos e familiares nas instituições. 
	Bibliografia
ALVES, E. N. et al. Terceira idade: Serviço social e qualidade de vida dos idosos. 2010. Monografia (Graduação em Serviço social) - Fundação Universidade do Tocantins – UNITINS.
Bartholo. M. E. C. No último degrau da vida: um estudo no asilo Barão do Ampara no município de Vassouras. Vassouras: Revista de Mestrado em História, 2003.
BRASIL. Estatuto do Idoso: Lei nº 10.741 de 1º de outubro de 2003. Brasília/DF: Poder Legislativo, 2003.
CARVALHO, M.  C. (org.). A família contemporânea em debate. São Paulo: Cortez, 2003.
DEBERT, G. G. A Reinvenção da Velhice: socialização e processos de reprivatização do envelhecimento. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1999.
PEREIRA, E. N. et al. O assistente social e o atendimento à pessoa idosa: desafios contemporâneos. 2010. Monografia (Graduação em Serviço social) - Fundação Universidade do Tocantins – UNITINS.
TÔRRES, M. M.; SANTOS, M. A. A. dos. Inclusão social de idosos: um longo caminho a percorrer. Rev. Ciências Humanas, UNITAU. v. 1, n 2, 2008.

Outros materiais