Buscar

SIMULADO 1 EPIDEMIOLOGIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Aluno(a): SILVA JUNIOR
	Matrícula: 201301803511
	Desempenho: 8,0 de 8,0
	Data: 02/09/2015 12:18:45 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201302035806)
	
	De acordo com Rita Barradas, em seu artigo Epidemiologia Social disponível em http://www.scielo.br/pdf/rbepid/v8n1/02.pdf, os epidemiologistas, atores da saúde coletiva, vem desenvolvendo novas estratégias de investigação e novas ferramentas de análise que possam, cada vez mais, fornecer elementos corretos para orientar as intervenções sociais no campo da saúde e a formulação de políticas públicas baseadas no reconhecimento dos direitos de cidadania, na garantia da liberdade democrática e na busca da felicidade humana. Dentro desse contexto, comente a relação entre a Epidemiologia e a Saúde Coletiva.
		
	Compare com a sua resposta: A epidemiologia se constitui na principal ciência da informação em saúde e é considerada a ciência básica da saúde coletiva.
		
	 2a Questão (Ref.: 201302118449)
	
	A Comissão Nacional sobre os Determinantes Sociais da Saúde (CNDSS) expressa o reconhecimento que a saúde é um bem público a ser construído com a participação solidária de todos os setores da sociedade brasileira. É composta por especialistas e personalidades da vida social, econômica, cultural e científica do país sendo considerada uma iniciativa de grande importância ética e humanitária. Nesse contexto, comente os principais objetivos da CNDSS.
	Compare com a sua resposta: Identificar as causas de natureza social, econômica e cultural da situação de saúde da nossa população. Identificar políticas públicas de, assim como iniciativas da sociedade, que ajudem a enfrentá-las, buscando garantir maior equidade e melhores condições de saúde e qualidade de vida para os brasileiros.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301993199)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Os métodos e as técnicas da Epidemiologia são utilizados para detectar uma associação entre uma doença ou agravo e características de pessoa, tempo e lugar. Portanto, o primeiro passo para o entendimento de um problema de saúde ou de uma doença consiste em descrevê-lo por meio de variáveis. Sobre as variáveis de pessoa, tempo e lugar são feitas as seguintes observações: I Pessoas podem ser descritas em termos de: suas características herdadas ou adquiridas (idade, sexo, cor, escolaridade, renda, estado nutricional e imunitário, etc.); suas atividades (trabalho, esportes, práticas religiosas, costumes, etc.); e circunstâncias de vida (condição social, econômica e do meio ambiente). II A distribuição dos casos de determinada doença por períodos de tempo (semanal, mensal, anual) permite verificar como a doença evolui, isto é, se apresenta variação cíclica, se está estacionária, diminuindo ou aumentando. III O conhecimento do lugar onde ocorre determinada doença é muito importante, principalmente para se conhecer o seu agente etiológico e as fontes de contaminação. IV Vários elementos geográficos espaciais podem influenciar a distribuição das doenças, como, por exemplo, clima, fauna, relevo, poluentes urbanos e rurais, contaminação de alimentos, tipo de habitação, espaço urbano, ambiente de trabalho e inúmeros outros. Assinale a alternativa correta:
		
	
	Apenas a afirmativa II é verdadeira.
	
	Apenas a afirmativa IV é falsa.
	 
	Todas as afirmativas são verdadeiras.
	
	Todas as afirmativas são falsas.
	
	As afirmativas I, II e III são falsas.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301994448)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sobre a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) são feitas as seguintes afirmações: I Como um levantamento estatístico que integra o Programa Nacional de Pesquisas Contínuas por Amostra de Domicílios da Fundação IBGE, a PNAD vem sendo realizada com objetivos de suprir a falta de informações sobre a população brasileira durante o período intercensitário e estudar temas insuficientemente investigados ou não contemplados nos censos demográficos decenais realizados por aquela instituição. II O sistema de pesquisas domiciliares, implantado progressivamente no Brasil a partir de 1967, com a criação da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - PNAD, tem como finalidade a produção de informações básicas para o estudo do desenvolvimento socioeconômico do País. III A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD) foi estruturada para ter uma pesquisa básica, pesquisas suplementares e pesquisas especiais. A pesquisa básica investiga, de forma contínua, os temas definidos como de maior importância para medir e acompanhar o nível socioeconômico da população: habitação e mão-de-obra, além de características demográficas e educacionais. IV Trata-se de um sistema de pesquisas por amostra de domicílios que, por ter propósitos múltiplos, investiga diversas características socioeconômicas, umas de caráter permanente nas pesquisas, como as características gerais da população, educação, trabalho, rendimento e habitação, e outras com periodicidade variável, como as características sobre migração, fecundidade, nupcialidade, saúde, nutrição e outros temas que são incluídos no sistema de acordo com as necessidades de informação para o País. Assinale a alternativa correta:
		
	
	Apenas as afirmações I e IV são verdadeiras
	 
	Todas as afirmações são verdadeiras.
	
	Apenas a afirmação II é verdadeira.
	
	Todas as afirmações são falsas.
	
	Apenas as afirmações III e IV são verdadeiras.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301994625)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Numa cidade do interior de Minas Gerais foram diagnosticados 59 casos novos de tuberculose entre 1º de janeiro a 30 de outubro de 2005. O total de casos ativos em 30 de setembro era de 428. A população era de 230.000 habitantes. O coeficiente de prevalência de 30 de outubro de 2005 é de:
		
	
	250,5 casos de tuberculose por 100.000 habitantes.
	
	160,4 casos de tuberculose por 100.000 habitantes.
	
	147,2 casos de tuberculose por 100.000 habitantes.
	 
	186,1 casos de tuberculose por 100.000 habitantes.
	
	176,3 casos de tuberculose por 100.000 habitantes
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201301992815)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A elevação do número de casos de uma doença ou agravo em um determinado lugar e período de tempo, que caracteriza, de forma clara, um excesso em relação à frequência esperada é a definição de:
		
	 
	Epidemia.
	
	Pandemia.
	
	Endemia.
	
	Infecção
	
	Surto.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201301992600)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O conceito de Desenvolvimento Humano parte do pressuposto de que para aferir (medir) o avanço de uma população não se deve considerar apenas a dimensão econômica, mas também outras características como aspectos sociais, culturais e políticos que influenciam a qualidade da vida humana. Dentro desse contexto, sobre o objetivo da elaboração do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) são feitas as seguintes afirmações: I O conceito de Desenvolvimento Humano parte do pressuposto de que para aferir o avanço de uma população deve ser considerada apenas a dimensão econômica. II Além de computar o produto interno bruto (PIB) per capita, o IDH também leva em conta a longevidade (expectativa de vida ao nascer) e a educação. III O IDH representa especificamente a felicidade humana e indica o melhor lugar no mundo para se viver. IV O IDH considera apenas a dimensão econômica do desenvolvimento humano. Assinale a alternativa correta:
		
	
	As afirmações III e IV são verdadeiras.
	
	Todas as afirmações são verdadeiras.
	
	Todas as afirmações são falsas.
	 
	Apenas a afirmação II é verdadeira.
	
	As afirmações I e IV são verdadeiras
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201302127951)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Qual o conceito e aplicação Indicadores básicos paraa saúde no Brasil está corretamente definido a seguir?
		
	 
	Indicadores são parâmetros utilizados internacionalmente com o objetivo de avaliar, sob o ponto de vista sanitário, a higidez de agregados humanos, bem como fornecer subsídios aos planejamentos de saúde, permitindo o acompanhamento das flutuações e tendências históricas do padrão sanitário de diferentes coletividades consideradas à mesma época ou da mesma coletividade em diversos períodos de tempo (Rouquayrol, 1999).
	
	São indicadores somente os fatores relacionados ao surgimento de doenças, agravos e óbitos e os que podem ser evitados através de prevenção e assistência adequada.
	
	Esperança de vida para uma faixa etária definida é um indicador local das condições de vida e saúde e reflete o padrão de morbidade de uma população
	
	Indicadores são marcas numéricas de autorização hospitalar.
	
	Indicadores sevem somente como determinantes de saúde.
		
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201302531503)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Qual é termo utilizado em epidemiologia para expressar a velocidade de ocorrência de uma doença, ou seja, a intensidade com que acontece uma doença em uma população, na medida em que identifica a frequência de casos novos em um determinado período observado longitudinalmente?
		
	
	Caso controle.
	
	Coorte.
	
	Prevalência.
	 
	Incidência.
	
	Multicentrismo.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201301992601)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A taxa de mortalidade representa a intensidade com que óbitos por uma determinada doença ocorrem em uma certa população. Sobre os indicadores de mortalidade são feitas as seguintes afirmações: I São muito utilizados para avaliar o nível de saúde de uma população. II Podem ser usados para indicar medidas preventivas e de controle de caráter abrangente (saneamento básico, detecção precoce do câncer de mama, redução do tabagismo). III Visam a redução do risco de morte por uma determinada causa evitável. IV Proporcionam a implementação de ações de controle sobre fatores de risco de adoecer ou de sofrer agravos. Assinale a alternativa correta:
		
	
	Apenas a afirmativa IV é falsa.
	
	Apenas a afirmativa II é verdadeira.
	 
	Todas as afirmativas são verdadeiras.

Outros materiais