Buscar

prova NI A_Hidráulica_10_04_2013

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nome:
Data:
NI A – HIDRÁULICA
Questão 01) De acordo com o estudo da conceituação de Hidráulica e suas aplicações na Engenharia indique se as afirmativas são verdadeiras (V) ou falsas (F), caso sejam falsas, se necessário, justifique o que invalida a afirmativa: (2,0 pontos).
	
	Pela equação da continuidade podemos afirmar que “a velocidade de escoamento é diretamente proporcional à área da seção transversal”. 
	
	No escoamento interno em tubulações, ocorre forte influência das paredes que geram atrito dissipando a energia. Essa dissipação provoca abaixamento da pressão total do fluido ao longo do escoamento que é denominada “Perda de carga localizada”.
	
	“Para um escoamento contínuo e permanente, a carga total de energia em qualquer ponto de uma linha de corrente é igual à carga total em qualquer ponto a jusante da mesma linha de corrente, mais a perda de carga entre os dois pontos”, enunciado geral do teorema de Bernoulli.
	
	Podemos afirmar que no movimento permanente, as partículas que se sucedem em um mesmo ponto apresentam, nesse ponto, a mesma velocidade, a mesma massa especifica, mas estão sujeitas a pressões diferentes.
Questão 02) Calcular a perda de carga total de uma tubulação que conduz óleo combustível a 30°C, sabendo-se que o comprimento é de 2000 m, o diâmetro 250 mm; a tubulação é em aço soldado e ao longo da mesma existem 10 curvas de 90°, 8 curvas de 45°, 2 válvulas de retenção tipo leve, 2 registros de gaveta e entrada e saída de canalização. A vazão conduzida é de 35 l/s. (3,0 pontos)
** Este exercício pode ser resolvido por qualquer dos dois métodos.
Dados os valores de “K” e dos comprimentos equivalentes: 
	Peças
	K
	Comp. Equivalente (m)
	Entrada normal
	0,50
	5,50
	C 90°
	0,40
	3,60
	C 45°
	0,20
	2,20
	VR leve
	2,50
	24,00
	RG gaveta
	0,20
	2,10
	Saída de canal
	1,00
	9,00
	
	
	
	
Questão 03) Caracterize o regime de escoamento numa canalização com 10" de diâmetro que transporta 360.000 L/h de água à 20°C. Considere a viscosidade cinemática, à referida temperatura, 10-6 m²/s. (1,0 pontos)
Questão 04) Determinar a vazão transportada por um conduto de ferro fundido com diâmetro de 150 mm, sabendo-se que o mesmo transporta gasolina a temperatura de 20°C, com perda de carga unitária de 16 m por Km. (2,0 pontos)
Considerar para a tubulação em ferro fundido K= 0,000375.

Outros materiais