Buscar

prova NII A_Hidráulica_12_12_2012

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nome:
Data:
N2 – HIDRÁULICA
Questão 01) De acordo com o estudo da conceituação de Ressalto Hidráulico, indique se as afirmativas são verdadeiras (V) ou falsas (F): (2,0 pontos).
	
	Podemos afirmar que uma das utilizações do ressalto hidráulico é para reduzir pressões elevadas e também aumentar o coeficiente de vazão de comportas e orifícios mantendo-os livres; 
	
	Sabemos que a transição do escoamento supercrítico ou torrencial para o subcrítico ou fluvial ocorre bruscamente através de um ressalto hidráulico. A mudança repentina de profundidade ocorre através de agitação pronunciada não envolvendo uma perda significativa de energia.
	
	No ressalto hidráulico temos que a curvatura do escoamento é pronunciada, de forma que a distribuição de pressão pode ser considerada hidrostática.
	
	É correto afirmar que os ressaltos hidráulicos podem ocorrer em canais a jusante de comportas de regulagem, na base de vertedouros ou onde a declividade do canal torna-se repentinamente plana.
Questão 02) Uma estação de bombeamento eleva 228 m³/h de água para um reservatório de acumulação através de uma tubulação de Ferro Fundido (C=130) com 2500 m de comprimento e 200 mm de diâmetro. Determine a perda de carga total (Contínua+localizada). Utilize apenas um método (Método dos Coeficientes ou dos Comprimentos Equivalentes) de determinação da perda de carga localizada. (3,0 pontos)
 PEÇAS QUANTIDADE K Comp. Equivalente(m) 
 Registro de gaveta 01 0,2 1,4
 Válvula de retenção 01 2,5 16 
 Curva de 90° 02 0,8 2,4
 Curva de 45° 03 0,6 1,5 
 
	
	
	
	
Questão 03) O sistema de abastecimento de água de uma localidade é feito por um reservatório principal, com nível de água suposto constante na cota de 800 m, e por um reservatório de sobras que complementa a vazão de entrada na rede nas horas de aumento de consumo, com nível d’água na cota de 788 m. No ponto “B”, na cota de 748 m, inicia-se a rede de distribuição. Para que valor da vazão de entrada na rede, QB, a linha piezométrica é mostrada na figura? Determine a carga de pressão disponível em “B”. O material das adutoras é de aço novo (C=130). Desprezar as cargas cinéticas da tubulação. (3,0 pontos)
Questão 04) Em relação ao esquema de tubulação do exercício anterior, a partir de que vazão Qb, solicitada pela rede de distribuição de água, o reservatório secundário, de sobras, passa a ser também abastecedor? (2,0 pontos)

Outros materiais