Buscar

prova NI Reposição_Hidráulica_07_11_2012

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nome:
Data:
NI Reposição – HIDRÁULICA
Questão 01) De acordo com o estudo da conceituação de Hidráulica e suas aplicações na Engenharia indique se as afirmativas são verdadeiras (V) ou falsas (F), caso sejam falsas, se necessário, justifique o que invalida a afirmativa: (3,0 pontos).
	
	Podemos afirmar que no movimento permanente, as partículas que se sucedem em um mesmo ponto apresentam, nesse ponto, a mesma velocidade, a mesma massa especifica, estando sujeitas a pressões iguais.
	
	No escoamento interno em tubulações, ocorre forte influência das paredes que geram atrito dissipando a energia. Essa dissipação provoca abaixamento da pressão total do fluido ao longo do escoamento que é denominada “coeficiente de descarga”.
	
	Pela equação da continuidade podemos afirmar que “a velocidade de escoamento é inversamente proporcional à área da seção transversal”. 
	
	O escoamento turbulento liso caracteriza-se pelo movimento caótico das partículas, porém a velocidade média é orientada na direção do eixo do escoamento. Neste regime os atritos são preponderantemente viscosos e o efeito do da rugosidade ou das asperezas das paredes é encoberto pela existência de um filme viscoso que lubrifica a região de contato.
	
	e) “Para um escoamento contínuo e permanente, a carga total de energia em qualquer ponto de uma linha de corrente é igual à carga total em qualquer ponto a jusante da mesma linha de corrente, mais a perda de carga entre os dois pontos”, enunciado do Princípio de Pascal.
Questão 02) Qual a diferença entre cano, canalização, tubo e tubulação?: (2,0 pontos)
Questão 03) Em uma refinaria de petróleo estão sendo conduzidos 200 l/s de óleo combustível à temperatura de 20°c. Sabendo-se que o conduto é de aço soldado com o diâmetro de 450 mm, determinar qual a perda de carga que teremos em uma distância de 2.200 m. (2,0 pontos)
	
	
	
	
Questão 04) Numa cidade do interior, o número de casas atinge a 1200 e, segundo a agência de estatística regional, a ocupação média de cada casa é de 4 pessoas. A cidade já conta com um serviço de abastecimento de água, localizando-se o manancial na encosta de uma serra, em nível mais elevado que o reservatório de distribuição de água da cidade. O diâmetro da linha adutora existente é de 150 mm, sendo os tubos de ferro fundido com bastante uso. O nível de água no ponto de captação flutua em torno da cota de 915 m e o nível médio no reservatório de distribuição é de 879 m, o comprimento da linha é de 4.240 m.
Verificar se o volume de água aduzido diariamente pode ser considerado satisfatório para o abastecimento atual da cidade, admitindo-se o consumo individual médio como sendo de 200 l/hab/dia, aí incluídos todos os usos da cidade, mesmo aqueles não domésticos, e que nos dias de maior calor a demanda é 25% maior que a média. (3,0 pontos)

Outros materiais