Buscar

Aula de Teoria da aprendizagem significativa de Ausubel

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
Teoria da aprendizagem significativa de Ausubel 
Estrutura cognitiva: é o conteúdo total e organizado de ideias de um dado indivíduo; ou, no contexto da aprendizagem de certos assuntos, refere-se ao conteúdo e organização de suas ideias naquela área particular de conhecimento. São enfatizadas a aquisição, armazenamento e organização das ideias no cérebro do indivíduo. 
*
*
*
*
Aprendizagem Significativa “É o processo através do qual uma nova informação relaciona-se com um aspecto relevante da estrutura de conhecimento do indivíduo” Ausubel
 Aspectos a considerar – 
Estrutura cognitiva – Processo de ancoragem 
*
Subsunçor 
É o nome que se dá a um conhecimento específico, existente na estrutura de conhecimentos do indivíduo, que permite dar significado a um novo conhecimento que lhe é apresentado ou por ele descoberto. Tanto por recepção como por descobrimento, a atribuição de significados a novos conhecimentos depende da existência de conhecimentos prévios especificamente relevantes e da interação com eles. 
*
A aprendizagem significativa se caracteriza pela interação entre conhecimentos prévios e conhecimentos novos, e que essa interação é não-literal e não-arbitrária. Nesse processo, os novos conhecimentos adquirem significado para o sujeito e os conhecimentos prévios adquirem novos significados ou maior estabilidade cognitiva. 
*
Não literal (ou substantiva)  uma vez aprendido determinado conteúdo desta forma, o indivíduo conseguirá explicá-lo com as suas próprias palavras. Assim, um mesmo conceito pode ser expresso em linguagem sinônima e transmitir o mesmo significado.  Não-arbitrária  existe uma relação lógica e explícita entre a nova ideia e algumas outras já existentes na estrutura cognitiva do indivíduo. 
*
No que se refere a aprendizagem escolar, Ausubel propõe que seja estabelecida duas distinções iniciais, que fazem alusão a dois tipos diferentes de processos que são contínuas e não estanques. Aprendizagem significativa e Aprendizagem mecânica (ou repetitiva) 
*
A aprendizagem significativa se caracteriza pela interação entre conhecimentos prévios e conhecimentos novos, e que essa interação é não-literal e não-arbitrária. Nesse processo, os novos conhecimentos adquirem significado para o sujeito e os conhecimentos prévios adquirem novos significados ou maior estabilidade cognitiva. 
*
*
Aprendizagem mecânicas (ou repetitivas)  é a aprendizagem de novas informações com pouca ou nenhuma associação a conceitos relevantes na estrutura cognitiva. Não há interação entre a nova informação e aquela já armazenada. 
*
Para que ocorra aprendizagem, segundo Ausubel, é necessário que:  Material potencialmente significativo: • O material deve ter significado lógico. • Conceitos subsunçores devem estar disponíveis na estrutura cognitiva.  Disposição para aprender: • O aprendiz deve manifestar uma disposição para relacionar de maneira substantiva e não arbitrária o novo material, potencialmente significativo, à sua estrutura cognitiva 
*
Vantagens da aprendizagem significativa
o conhecimento é retido e lembrado por mais tempo
 facilita novas aprendizagens
 facilita a aprendizagem ocorra novamente, em caso de esquecimento
*
Tipos de inclusão
aprendizagem subordinada
aprendizagem supra-ordenada
*
aprendizagem subordinada
A nova idéia subordina-se a idéias pré-existentes mais gerais e abrangentes.
o novo material é assimilado como um exemplo específico de um conceito previamente estabelecido na mente do sujeito, ou então de alguma maneira, ilustra uma proposição mais geral. 
*
aprendizagem subordinada
Exemplo: ao se aprender o conceito “mamífero”, como aquele animal que possui glândulas mamíferas, pêlos, homeotérmico etc. fica mais fácil acrescentar a idéia de que baleias e morcegos também pertencem ao mesmo grupo
*
Aprendizagem supra-ordenada
O conhecimento prévio é mais específico que o novo material.
A nova idéia subordina idéias pré-existentes menos gerais e abrangentes.
Exemplo: o aluno aprende os conceitos de cão, gato, leão, baleia,  e morcego e percebe que eles podem ser agrupados sob um termo novo, “mamíferos”. 
*
Organizadores prévios
São materiais introdutórios apresentados antes do material a ser aprendido. Apresentam um nível mais alto de abstração e generalidade.
A principal função do organizador prévio é servir de ponte entre o que o aprendiz já sabe e o que ele deve saber para que ocorra aprendizagem significativa – “pontes cognitivas”. 
*
Qual é o papel do professor?
Identificar os conceitos e princípios unificadores mais inclusivos (com maior poder explanatório) e organizá-los hierarquicamente para abranger os menos inclusivos
 determinar os subsunçores que o aluno deve ter para poder aprender significativamente o conteúdo
Diagnosticar os conhecimentos prévios dos alunos
Utilizar princípios e recursos adequados para auxiliar o aluno a assimilar e organizar os novos conteúdos em sua EC
*
Mapas conceituais
são modelos bi-dimensionais e hierárquicos que permitem uma representação gráfica do conhecimento, oferecendo artifícios para representar e interligar conceitos, relações e conectores. A seguir os três tipos de elementos que podemos perceber em um mapa e um exemplo visual:
. Conceitos são desenhados dentro de caixas arredondadas ou quadradas, geralmente fechadas; . Relações são as linhas que ligam os conceitos; . Conectores são termos que representam o tipo de relação entre diferentes conceitos relacionados.
*
*
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais