Buscar

AVALIANDO APRENDIZADO TRABALHO II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201402747029) 	Pontos: 0,1 / 0,1
Provas: FCC - 2013 - TRT - 15ª Região (Campinas) - Técnico Judiciário - Tecnologia da Informação . Manoela, Minerva e Carolina são empregadas da empresa FGH Ltda. Manoela possui vinte anos de idade, não é estudante e possui três filhos. Minerva possui vinte e cinco anos de idade, não possui filhos e é estudante de arquitetura. Carolina possui cinquenta e cinco anos de idade, é mãe e avó, mas não estuda somente frequenta alguns cursos esporádicos. Nestes casos, de acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho, as férias serão sempre concedidas de uma só vez :
	Apenas para Minerva e Carolina.
	Para Manoela, Minerva e Carolina.
	Apenas para Manoela e Carolina.
Certo 	Apenas para Carolina.
	Apenas para Minerva.
 2a Questão (Ref.: 201402182356) 	Pontos: 0,1 / 0,1
ENADE 2012
Tendo-se recusado a cumprir ordem lícita de serviço, um empregado foi advertido, por escrito, por seu gerente. Ao receber a advertência escrita, recusou-se a assinar cópia do documento do empregador, sob alegação de não concordar com seu conteúdo. Foi, então, despedido por justa causa, sob a imputação de ato de indisciplina. Nessa situação, infere-se que
	o empregado agiu de forma ilegítima ao se recusar a assinar a advertência do gerente.
	a imputação de indisciplina ao empregado que se recusou a assinar a advertência foi medida tomada corretamente pela empresa.
	a recusa do empregado em assinar a advertência constitui caso de insubordinação, sendo possível a terminação fundada nesse motivo.
Certo 	a empresa errou ao demitir por justa causa o empregado que se recusou a cumprir ordem lícita de serviço, pois o gerente já o havia advertido.
	a empresa agiu corretamente ao despedir o empregado por justa causa com base na recusa dele de assinar a advertência escrita.
.3a Questão (Ref.: 201402117930) 	Pontos: 0,1 / 0,1
É facultado ao empregado converter um terço do período de férias a que tiver direito em abono pecuniário, no valor da remuneração que lhe seria devida nos dias correspondentes. Contudo:
Certo 	o abono de férias deverá ser requerido até 15 (quinze) dias antes do término do período aquisitivo correspondente
	mesmo quando a empresa concede férias coletivas, a conversão de parte delas em abono pecuniário continua na dependência de requerimento individual do empregado formulado tempestivamente.
	o abono de férias deverá ser requerido 30 (trinta) dias antes do término do período aquisitivo correspondente;
	o abono de férias não será concedido ao empregado menor de 21 (vinte e um) anos;
 4a Questão (Ref.: 201402747049) 	Pontos: 0,1 / 0,1
Telmo foi dispensado imotivadamente pela empresa em que trabalhava. Durante o período de aviso prévio, a empresa, ao invés de reduzir o seu horário de trabalho em duas horas, conforme previsto na CLT, optou por pagar essas horas como extras. Nesse caso, a substituição:
	É válida desde que a empresa remunere as duas horas extras diárias com acréscimo de no mínimo 50%
Certo 	Não é válida e a empresa deverá pagar novo aviso prévio.
	Não é válida e a empresa deverá pagar novo aviso prévio acrescido de 50% de seu valor.
	Não é válida e a empresa deverá pagar novo aviso prévio, exceto se no contrato houver cláusula expressa permitindo tal compensação.
	É válida desde que a empresa remunere as duas horas extras diárias com acréscimo de no mínimo 100%
 5a Questão (Ref.: 201402199464) 	Pontos: 0,1 / 0,1
(FCC-2013-TRT/9ªRegião) Considerando as previsões da CLT sobre rescisão do contrato de trabalho, é INCORRETO afirmar:
	No caso de morte do empregador constituído em empresa individual, é facultado ao empregado rescindir o contrato de trabalho.
	Nos contratos que tenham termo estipulado, o empregador que, sem justa causa, despedir o empregado, será obrigado a pagar-lhe, a título de indenização, e por metade, a remuneração a que teria direito até o término do contrato.
Certo 	Havendo culpa recíproca no ato que determinou a rescisão do contrato de trabalho, não há que se falar em recebimento de indenização.
	Aos contratos por prazo determinado que contiverem cláusula assecuratória do direito recíproco de rescisão antes de expirado o termo ajustado, aplicam-se, caso seja exercido tal direito por qualquer das partes, os princípios que regem a rescisão dos contratos por prazo indeterminado.
	No caso de paralisação temporária ou definitiva do trabalho, motivada por ato de autoridade municipal, estadual ou federal, ou pela promulgação de lei ou resolução que impossibilite a continuação da atividade, prevalecerá o pagamento da indenização, que ficará a cargo do governo responsável.

Outros materiais