Buscar

sonia PROCESSOS ADMINISTRATIVOS (2).ppt

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
PROCESSOS ADMINISTRATIVOS
*
*
Integrantes
Gustavo Henrique
Patrícia Castro
Pollyana Meg
*
*
	
	Inicialmente vamos compreender o que é uma estratégia organizacional, entender o que é uma organização e abordar questões relacionadas à administração e ao administrador. 
	
PROCESSOS ADMINISTRATIVOS
*
*
A Organização, a administração e o administrador
	 Para os estruturalistas, existem dois tipos de estratégias: de competição e de cooperação.
Estratégia de competição: Essa estratégia destaca que a rivalidade abrange duas ou mais organizações com a mediação de um terceiro grupo. Esse terceiro grupo pode ser o cliente, o fornecedor ou qualquer outro. Sabe-se que a competição é um sistema extremamente complexo.
*
*
 Estratégias de cooperação: são divididas em três, a saber: ajuste, cooptação e coalização;
1. ajuste: Visa buscar negociação para encontrar alternativa de acordo na troca de bens e serviços. 
2. cooptação: é o processo de absorver novos elementos ou elementos estranhos na organização, com o propósito de evitar ameaças externas, estabilidade ou existência. 
3. coalização: ocorre quando duas ou mais organizações se unem para alcançar objetivos comuns. 
*
*
Mas o que é uma organização? 
Organização é uma instituição que pode ser formal ou informal, pública ou privada, constituída de pessoas com o mesmo objetivo, dotada de personalidade própria, com uma Missão definida a fim de atingir determinado objetivo”. 
A organização permitiu ao homem desenvolver-se e chegar ao mundo moderno, com muitos avanços, inovações e transformações diversas na dinâmica da produção.
 
*
*
	Toda organização necessita de pessoas altamente qualificadas com administração suficientemente capaz de mantê-las saudáveis em condições de competitividade.
vamos avançar para o entendimento da 
Administração e do Administrador.
*
*
Administração...
	
	É de fato o espaço de mudança, de decisões ou o ambiente que faz as coisas acontecerem, a administração é, sobretudo, o campo de obtenção permanente de resultados, administração e organização caminham de mãos dadas, uma estando diretamente conectada a outra.
*
*
Administrador...
	
	È a pessoa a quem é confiada a responsabilidade de administrar algo, como bens, empresas, comércio, indústrias, imobiliárias etc. Hoje, o administrador também pode ser um supervisor, gestor, gerente, diretor ou presidente de uma empresa. Um líder é um administrador que assume determinadas responsabilidades e suas atividades são necessariamente diferentes, não na natureza, mas sim na intensidade. 
*
*
Para melhor entendimento:
Organização: é o modo como se organiza um sistema, com objetivo definido, de forma coordenada e controlada.
Metas: são meios quantificados para se chegar aos objetivos.
Administração: formas de conduzir uma organização.
Administrador: pessoas com funções definidas que assumem tarefas em diferentes níveis de responsabilidade e complexidade
*
*
Tomada de decisões gerenciais e resolução de problemas
	Um dos assuntos que permeiam o mundo das organizações é a elaboração de estratégias, das mais diversificadas que surgem no cotidiano, precisamos ter domínio dos conceitos de produtividade, eficiência e eficácia, além da análise da natureza dos problemas para a tomada de decisões. É um desafio e tanto. Não é simples tomar decisões gerenciais e resolver problemas. 
*
*
Produtividade: deve-se levar em consideração não somente a quantidade produzida, mas sim a quantidade produzida com qualidade. Se possível, melhorar a quantidade com melhoria contínua de qualidade. 
Eficiência: está efetivamente relacionada aos meios e à forma utilizada para se atingir os resultados, sem considerar se os resultados são válidos ou não.
Eficácia, a eficácia está diretamente ligada aos resultados, não aos meios, por tratar-se de uma relação direta entre o objetivo e o resultado.
*
*
Desenho organizacional
	
	O desenho organizacional é o espaço que integra todos os conceitos corporativos da empresa em um único ponto. Não existem dois desenhos exatamente iguais, com as mesmas características. Cada desenho é único e depende, de diversos fatores, culturais, corporativos, humanos etc. 
*
*
	É um conjunto de várias peças que podem ser montadas de diferentes formas, em que o gestor e sua equipe transformam procedimentos de compras, vendas, marketing etc. em formato de gráfico, para que qualquer pessoa possa ter compreensão do funcionamento operacional de determinado processo ou atividades em um departamento.
*
*
Desenhos organizacionais mais praticados na atualidade
a) Desenho funcional : é o desenho mais comum, com coordenação centralizada, em formato de U;
b) desenho conglomerado: é vigente em organizações que são divididas por tipo de produto O formato é H;
c) desenho divisional: é o desenho dividido por unidade de negócios, Funciona em formato de M;
d) desenho matricial: essas, por sua vez, divididas em departamentos e divisão de produtos;
e) desenho descentralizado: ocorre na organização às características de cada departamento.
*
*
Conclusão
Diante deste trabalho, concluo que faz se necessário conhecimento administrativo no setor de recursos humanos. Devida a grande quantidade de rotinas de processos que envolve este setor
*
*
Referencias
Acesso 10/05/2016
http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/desenvolvendo-a-estrategia-de-competicao-de-uma-empresa/66820/
Acesso 10/05/2016
https://www.google.com.br/search?q=Estrat%C3%A9gia+de+competi%C3%A7%C3%A3o:&biw=1519&bih=734&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwiWtt_CmtDMAhXCx5AKHX8gAlwQ_AUIBigB&dpr=0.9
Acesso 10/05/2016
https://www.google.com.br/search?q=Estrat%C3%A9gia+de+competi%C3%A7%C3%A3o:&biw=1519&bih=734&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwiWtt_CmtDMAhXCx5AKHX8gAlwQ_AUIBigB&dpr=0.9#tbm=isch&q=organiza%C3%A7%C3%A3o
Acesso 10/05/2016
https://www.google.com.br/search?q=Estrat%C3%A9gia+de+competi%C3%A7%C3%A3o:&biw=1519&bih=734&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwiWtt_CmtDMAhXCx5AKHX8gAlwQ_AUIBigB&dpr=0.9#tbm=isch&q=administra%C3%A7%C3%A3o
Acesso 10/05/2016
https://www.google.com.br/search?q=Estrat%C3%A9gia+de+competi%C3%A7%C3%A3o:&biw=1519&bih=734&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwiWtt_CmtDMAhXCx5AKHX8gAlwQ_AUIBigB&dpr=0.9#tbm=isch&q=administrador
Acesso 10/05/2016
https://www.google.com.br/search?q=Estrat%C3%A9gia+de+competi%C3%A7%C3%A3o:&biw=1519&bih=734&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwiWtt_CmtDMAhXCx5AKHX8gAlwQ_AUIBigB&dpr=0.9#tbm=isch&q=desenho+organizacional
Acesso 10/05/2016
https://www.google.com.br/search?q=Estrat%C3%A9gia+de+competi%C3%A7%C3%A3o:&biw=1519&bih=734&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwiWtt_CmtDMAhXCx5AKHX8gAlwQ_AUIBigB&dpr=0.9#tbm=isch&q=desenho+funcional+empresarial+em+forma+de+u
Acesso 10/05/2016
http://www.conteudojuridico.com.br/artigo,prazo-para-a-conclusao-dos-processos-administrativos-disciplinares-e-consequencias-de-sua-superacao,46551.html
Acesso 10/05/2016
Acesso 10/05/2016

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais