Buscar

CASO CONCRETO 5 HDB

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

CASO CONCRETO 5 HISTÓRIA DO DIREITO BRASILEIRO
a)O Congresso se reuniu para eleger uma regência trina que, como o nome sugere, seria composta de três governantes responsáveis pela condução política dos pais até que o Imperador tivesse idade para assumir o comando do império do Brasil
b) Sim, foi a única reforma constitucional feita durante o império. O Ato Adicional concedeu às províncias assembleias e orçamentos próprios e deu a seus presidentes poderes de nomeação e transferência de funcionários públicos, mesmo quando pertencentes ao governo geral.
c) A guarda nacional surgiu em um momento onde uma série de tensões políticas ocorria. De um lado, um grupo favorável à descentralização do poder (Partido Liberal) e de outro, os antilusitanistas. A defesa de uma estrutura política mais descentralizada não significava dizer que os liberais questionassem a ordem social em que viviam. Ao contrário, manutenção da ordem pública e o perigo da fragmentação do país estiveram entre as maiores preocupações do grupo. Assim, nesse contexto, foi criada em 1831, a Guarda Nacional. Os comandantes, os chamados Coronéis, eram aqueles em muitos casos que já possuíam o controle político de suas regiões, sendo a eles concedida maior autonomia, ou seja, menor intervenção do governo central na resolução de conflitos locais.
Resolva as questões objetivas 1, 2 3 e 4 do capítulo 3 de seu Livro Didático. 
Gabarito: 1-C; 2-D; 3-E; 4-D.

Outros materiais