Buscar

AVALIANDO APRENDIZADO HISTORIA D B

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Fechar
	
	  HISTÓRIA DO DIREITO BRASILEIRO
	
	Simulado: CCJ0105_SM_201601414781 V.1 
	Aluno(a): CAROLYNE VICENTE CANEPPA FERREIRA
	Matrícula: 201601414781
	Desempenho: 0,5 de 0,5
	Data: 04/04/2016 14:27:10 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201602202418)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(Ufg) Leia os textos a seguir. LEI DAS SESMARIAS, 1375. Dom Fernando, pela graça de Deus, Rei de Portugal e do Algarve, considerando que as terras, que deviam ser lavradas e semeadas (porque são boas para dar pão e outros frutos com que os povos se manterão), são deixadas sem proveito, com grande dano dos povos, estabelece que: 1) todos os que têm terras aforadas sejam obrigados a lavrá-las e semeá-las; 2) se o senhor das ditas terras não puder lavrá-las por si, que se faça por outros ou as dê a lavrador que as lavre e semeie, de modo que as terras, que servem para dar pão, sejam todas lavradas, aproveitadas e semeadas. Disponível em: . Acesso em: 9 set. 2013. (Adaptado). ESTATUTO DA TERRA, 1964. Art. 1°; § 1° Considera-se Reforma Agrária o conjunto de medidas que visem a promover melhor distribuição da terra, mediante modificações no regime de sua posse e uso, a fim de atender aos princípios de justiça social e ao aumento de produtividade. Art. 17. O acesso à propriedade rural será promovido mediante a distribuição ou a redistribuição de terras, pela execução de qualquer das seguintes medidas: a) desapropriação por interesse social; b) doação; c) compra e venda; d) arrecadação dos bens vagos; e) herança ou legado. Disponível em:. Acesso em: 9 set. 2013. (Adaptado). A lei das sesmarias, originalmente aplicada a Portugal e ao processo de colonização do Brasil, e o Estatuto da Terra, elaborado no governo de Castelo Branco (1964-1967), remetem a uma característica do espaço agrário brasileiro. Tal característica, presente nos dois períodos mencionados, pode ser identificada:
		
	
	pela tendência à policultura na produção agrícola.
	
	pela mecanização dos sistemas produtivos.
	
	pela ausência de conflitos pela posse da terra.
	 
	pelo processo de concentração fundiária.
	
	pela existência de uma crise de abastecimento.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201602214205)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Um dos livros mais vendidos no Brasil, nos últimos anos, intitula-se "1808. Como uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a História de Portugal e do Brasil", escrito pelo jornalista Laurentino Gomes, em 2007. Trata-se de um relato sobre a fuga da corte portuguesa para o Brasil, naquele ano de 1808. O príncipe medroso mencionado no título do livro é:
		
	 
	D. João VI
	
	D. Pedro II
	
	D. Manuel I
	
	D. Duarte I
	
	D. Pedro I
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201601474546)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A Assembleia Constituinte foi marcada por uma disputa entre D. Pedro I e a aristocracia rural. Nessa assembleia havia três grupos com ideias diferentes: o grupo português, que era composto por comerciantes militares e que defendia a monarquia absolutista para D. Pedro I; o grupo brasileiro (ala moderada), formado pela aristocracia rural que defendia a centralização e maior limitação aos poderes monárquicos; e, ainda, outro grupo brasileiro, mais radical que o anteriormente citado, que possuía facções da aristocracia rural - principalmente nordestina - menos privilegiada. A grande disputa ocorreu em torno da limitação do poder de D. Pedro I, já que este queria poderes absolutos, o que contrariava as ideias da aristocracia rural. Como resultado, surgiu o projeto de Constituição da Mandioca cujas características fundamentais eram: uma monarquia constitucional com 3 poderes; limite ao poder do imperador; valorização do parlamento que não podia ser vetado pelo próprio imperador. Porém, esse projeto não vingou, já que a Assembleia foi dissolvida e uma nova Constituição foi elaborada por um Conselho de confiança escolhido por D. Pedro I. Com a Assembleia Constituinte dissolvida, D. Pedro I nomeou um Conselho de Estado formado por 10 membros, que redigiu a Primeira Constituição brasileira. Após ser apreciada pelas Câmaras Municipais, ela foi outorgada em 25 de março de 1824.
Levando-se em consideração o texto acima, analise as assertivas abaixo e marque a opção que apresenta, com correção, algumas das características da Constituição de 1824:
I. a centralização do poder e um governo monárquico e hereditário.
II. o catolicismo como religião oficial do país.
III. o estabelecimento do sufrágio universal.
IV. a existência de quatro poderes: executivo, legislativo, judicial e moderador.
		
	
	Somente a assertiva II está correta.
	
	As assertivas II, III e IV são corretas.
	
	Somente a assertiva I está errada.
	 
	As assertivas I, II e IV são corretas.
	
	As assertivas I, III e IV são erradas.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201601469620)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	"A enorme distância da Colônia, a dificuldade de acesso e a falta de estrutura pública faziam com que a autoridade chegasse enfraquecida ao Brasil. Para fazer valer minimamente a vontade dos dominadores havia necessidade de utilizar-se do poder local. É a partir daí que o poder público e o poder privado disputam continuamente força e influência, muitas vezes associando-se e confundindo-se." (MACIEL, José Fabio Rodrigues. História do Direito, São Paulo: Saraiva, 2007, p. 121). De acordo com o texto, marque o instituto a que se refere:
		
	
	Mercantilismo;
	 
	Patrimonialismo;
	
	Bulhonismo;
	
	Capitalismo.
	
	Reformas Pombalinas;
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201601687548)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O período regencial que se iniciou em 1831 teve no Ato Adicional de 1834 um alento de abertura e um ensaio de um regime menos centralizado. Para os monarquistas conservadores, a Regência foi uma ¿verdadeira¿ República, que mostrou sua ineficiência tendo em vista as inúmeras revolvas ocorridas pelo território brasileiro. O ato adicional de 1834, dentre outra modernizações, continha:
		
	 
	Transformação de Regência Trina para Regência Una
	
	A transformação do Brasil em República Constitucional:;
	
	O fim do voto Censitário
	
	O Código Criminal Imperial;
	
	A decretação da ilegalidade do Tráfico negreiro;

Outros materiais