Buscar

ACUMULAÇÃO CAPITALISTA E QUESTÃO SOCIAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ACUMULAÇÃO CAPITALISTA E QUESTÃO SOCIAL
	
	Desempenho: 0,3 de 0,5
	Data: 26/04/2016 00:26:16 (Finalizada)
rosely
	
	 1a Questão (Ref.: 201508493313)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Tendo em vista as afirmações, abaixo, assinale a alternativa correta: 1 - Precarização e informalização são algumas das expressões que atingem o mundo do trabalho no quadro da reestruturação produtiva do capital; 2 - É, a partir do final dos anos 90, que o capitalismo busca manter sua hegemonia através da gestação de uma cultura política da crise, na qual busca obter um consentimento das classes em torno das suas necessidades de acumulação e valorização; 3 -Na contemporaneidade, o Serviço Social depara-se com o agravamento das múltiplas expressões da questão social, compreendida como base sociohistórica da requisição social da profissão; 4 - A transferência da responsabilidade do Estado para a sociedade civil é uma transformação que a contemporaneidade trouxe, resultou no apelo às novas formas de caridade religiosa em detrimento da solidariedade civil laica; 5 - Na atualidade os movimentos sociais podem ser entendidos como movimentos de caráter antigovernamental, interinstitucional e potencialmente contestadores da ordem política, daí, decorre a dificuldade do assistente social trabalhar conjuntamente com os mesmos.
		
	
	Apenas a alternativa 5 está incorreta.
	
	Apenas as alternativas 1, 2 e 3 estão corretas.
	
	Apenas as alternativas 1, 3 e 4 estão corretas.
	
	Apenas as alternativas 2 e 5 estão incorretas.
	 
	Apenas as alternativas 1 e 3 estão corretas.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201508482072)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	O conceito de práxis pode ser sintetizado como trabalho humano, concreto, produtivo. Indique qual opção expressaria o trabalho enquanto práxis: I - Torneiro mecânico, esmerilhador, polidor. II - Médico, músico, assistente social. III - Engenheiro, soldador e porteiro de bar. Está ( ão ) correta ( s )
		
	 
	apenas III.
	
	I, II e III.
	
	apenas II e III .
	
	Todas as alternativas.
	 
	apenas II .
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201508482030)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Considerado um dos conceitos basilares do marxismo, onde Marx busca denunciar as desigualdades sociais, contra a falsa idéia de igualdade política e jurídica proclamada pelos liberais. Assinale a alternativa que corresponde a tal conceito:
		
	
	Ação social.
	
	Mais-valia.
	 
	Classe social.
	
	Fato social.
	 
	Alienação.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201508482062)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Através da prévia ideação retira da natureza os meios necessários para se reproduzir. Esta ação do homem sobre a natureza é definida por Marx como:
		
	
	Humanização.
	
	Teleologia.
	
	Conscientização.
	
	Desalienação.
	 
	Trabalho.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201508482028)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	No modo de produção capitalista o homem como mais uma peça na engrenagem, uma coisa , mera força de trabalho, onde sua necessidades são desconsideradas. É assim que o trabalho se converte em trabalho assalariado/alienado pelo capital. Assinale a alternativa corretas sobre a questão do trabalho nos sistema capitalista:
		
	
	O trabalho implica num processo no qual o desenvolvimento das forças produtivas implica em acumulação de capital por de quem vende a força de trabalho.
	 
	O trabalho implica num processo no qual o desenvolvimento das forças produtivas implica em riqueza da classe dominante e miséria dos trabalhadores.
	
	O trabalho não implica num processo no qual o desenvolvimento das forças produtivas implica em riqueza da classe dominante e miséria dos trabalhadores.
	
	O trabalho implica num processo no qual o desenvolvimento das força de trabalho implica em riqueza para a classe dominante e trabalhadores.
	
	O trabalho implica num processo no qual o desenvolvimento das forças produtivas implica num processo de geração de mais valia e socialização dos meios de produção.

Outros materiais