Buscar

Portfólio Grupo 5 6 semestre Flex 2015 Embrapa Unopar

Prévia do material em texto

�PAGE �
	
Trabalho de Ciências Contábeis do quinto semestre apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média semestral. 
Teixeira de Freitas - BA
2015
SUMÁRIO
3INTRODUÇÃO	�
42 CONCEITO E EXPLICAÇÃO DO ENQUADRAMENTO DA EMBRAPA NA ESTRUTURA DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA	�
62.1 NORMAS QUE REGEM OS ASPECTOS CONTÁBEIS DA ENTIDADE	�
82.2 ATIVIDADES DA EMPRESA	�
92.3 FORMA DE CONTRATAÇÃO DE PESSOAL.	�
92.3.1 Balanço Social, ano 2010 e 2012	�
112.4 SISTEMA DE INFORMAÇÃO	�
122.5 INVESTIMENTOS	�
122.6 PATRIMÔNIO LÍQUIDO	�
122.6.1 DRE – Demonstrativo de Resultado do Exercício	�
132.6.2 Importância das Notas para a Empresa e seus Investidores	�
132.6.3 Contabilidade do Setor Público	�
173 QUADRO DE FUNCIONÁRIOS DA FAZENDA NOVA ESPERANÇA.	�
193.1 CRITÉRIOS PARA DESENVOLVIMENTO DO BALANÇO SOCIAL DA EMBRAPA	�
214 CONCLUSÃO	�
22REFERÊNCIAS	�
��
INTRODUÇÃO
Empresa agrícola é a entidade de caráter econômico que tem por finalidade utilizar a capacidade produtiva da superfície do solo, através de um conjunto de meios apropriados que lhe permitem obter com maior abundância e mais economicamente os produtos da natureza.
Agricultura constitui um conjunto de meios aplicados para obtenção dos produtos da natureza, que é uma atividade complexa, tanto do ponto de vista técnico como econômico. Abrange não somente ligada àquela, como também a atividade complementar de preparação e transformação de alguns produtos agrícolas, sendo esta última atividade indústria agrícola.
Agrícola não corresponde exatamente às atividades abrangidas por ela, porque se refere mais particularmente á cultura vegetal. As expressões rural e agrária correspondem mais à realidade, porque têm um sentido mais amplo, abrangendo as atividades de cultivação do solo, a pecuária e as atividades agroindustriais. Tendo em vista que a agricultura sempre foi um dos principais alicerces da economia no mundo.
Todavia, houve a necessidade da criação de uma empresa que alavancasse tecnologicamente este setor de produção então nasceu a EMBRAPA no Brasil fazendo com que aumentassem ainda mais a produção e melhorassem geneticamente os produtos. A Contabilidade do Setor Público, Contabilidade de Entidades Diversas e Contabilidade Ambiental. 
2 CONCEITO E EXPLICAÇÃO DO ENQUADRAMENTO DA EMBRAPA NA ESTRUTURA DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
EMBRAPA significa Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária; é uma empresa pública, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Tem como missão: "Viabilizar soluções de pesquisa, desenvolvimento e inovação para a sustentabilidade da agricultura, em benefício da sociedade brasileira".
Em 7 de dezembro de 1972, o então presidente da República, Emílio Garrastazu Médici, sancionou a Lei nº.  5.851, que autorizava o Poder Executivo a instituir empresa pública, sob a denominação de Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura. O artigo 7º estabelecia um prazo de 60 dias para a expedição dos estatutos e determinava que o decreto fixasse a data de instalação da empresa. O Decreto nº. 72.020, datado de 28 de março de 1973, aprovou os estatutos da Empresa e determinou sua instalação em 20 dias. Este foi atualizado em 04 de agosto de 1997 pelo Decreto n° 2.291.
A EMBRAPA se enquadra na estrutura da administração pública se deu da seguinte forma: Em 1971, como reflexo da nova orientação governamental em relação ao desenvolvimento científico e tecnológico, foi nomeada uma comissão com o objetivo de estudar detalhadamente a pesquisa agropecuária brasileira, em seus aspectos institucionais, programáticos, financeiros e de recursos humanos. Em seu relatório, a comissão apontou uma série de fatores considerados de influência negativa sobre o rendimento da pesquisa agropecuária brasileira. 
Enfim, o elenco de fatores negativos apontados pela comissão configura um quadro bastante conhecido: a ineficiência do DNPEA (Departamento Nacional de Pesquisa e Experimentação Agropecuária), que atuava até então, também vinculado ao Ministério da Agricultura.
Como resultado das conclusões a que chegou a comissão, foi proposta pelos ministros da Agricultura e do Planejamento e Coordenação Geral a criação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA). Ao proporem a criação da empresa, aqueles ministros salientaram que "a alternativa escolhida foi baseada na ideia de que esse tipo de instituição, por seus próprios fundamentos legais - órgãos de administração indireta – conta com condições essenciais e intrínsecas para dar flexibilidade e eficiência àqueles aspectos relacionados com captação e manejo de recursos financeiros e humanos". 
Todavia, a solução encontrada para resolver o problema da ineficiência do DNPEA foi aquela que já se tornou rotineira na administração pública brasileira - a transformação daquele departamento em empresa pública. A maneira encontrada para a modernização de seus órgãos de administração direta é a delegação de tarefas para esse tipo de empresas, surge então a EMBRAPA como uma empresa pública, dotada de personalidade jurídica de direito privado, com patrimônio próprio, autonomia administrativa e financeira. 
Brasília abriga a Sede da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, que é responsável por planejar, supervisionar, coordenar e controlar as atividades relacionadas à execução de pesquisa agropecuária e à formulação de políticas agrícolas, esse trabalho é realizado por meio de 17 Unidades Administrativas, também chamadas Unidades Centrais, que dão suporte à Diretoria-Executiva da empresa. A Embrapa possui 46 Unidades Descentralizadas e 16 escritórios de Norte a Sul do país. 
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária atua fomentando a agricultura e pecuária nacional, através do desenvolvimento e transferência de novas tecnologias para os produtores nacionais. Hoje a Embrapa é dividida em unidades, de acordo com a área de pesquisa, podemos citar: Embrapa Agroenergia, Embrapa Agroindústria de Alimentos, Embrapa Caprinos, Embrapa Informação Tecnológica, Embrapa Soja, etc.
A Embrapa compõe o Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária - SNPA, também constituído por instituições públicas federais, estaduais, universidades, empresas privadas e fundações que, de forma cooperada, executam pesquisas nas diferentes áreas geográficas e campos do conhecimento científico.
Em termos de cooperação internacional, a Embrapa mantém acordos bilaterais de cooperação técnica com mais inúmeros países e instituições, bem como acordos multilaterais com organizações internacionais, envolvendo principalmente a pesquisa em parceria. Mantêm ainda laboratórios virtuais no exterior (Labex) para o desenvolvimento de pesquisas e prospecção de tendências em temas na fronteira do conhecimento nos Estados Unidos, França, Inglaterra, Países Baixos e Coréia do Sul. Também possui um escritório em Gana para compartilhar conhecimento científico e tecnológico junto aos países africanos e, mais recentemente, no Panamá e Venezuela visando a uma atuação na América Latina.
A EMBRAPA é uma empresa de inovação tecnológica que assumiu um desafio: desenvolver, em conjunto com os parceiros do SNPA um modelo de agricultura e pecuária tropical genuinamente brasileiro, superando as barreiras que limitavam a produção de alimentos, fibras e energia no nosso País. Esse esforço ajudou a transformar o Brasil. Alguns exemplos de sucesso de tecnologias desenvolvidas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária e utilizadas:
- Melhoramento da soja para as condições do Brasil: hoje o país é o 2º produtor mundial de soja;
- Pacotes tecnológicos para aprimoramento dos sistemas de bovinocultura, suinocultura, avicultura (aumento da oferta desses produtos no mercado);
- Aumento da produção nacional de hortaliças; etc.
Atualmente nossa agropecuária é uma das mais eficientes e sustentáveisdo planeta.
 
2.1 NORMAS QUE REGEM OS ASPECTOS CONTÁBEIS DA ENTIDADE
A Contabilidade aplicada à Administração Pública, seja na área Federal, Estadual, Municipal ou no Distrito Federal, é norteada pela Lei nº 4.320, de 17 de março de 1964, a qual estatuiu as normas gerais para elaboração e controle dos orçamentos e balanços, de acordo com o disposto no art. 163, inciso I, da Constituição Federal. A Contabilidade aplicada à Administração Pública registra a previsão da receita e a fixação da despesa, estabelecidas no Orçamento Público aprovado para o exercício; escritura a execução orçamentária da receita e da despesa; faz a comparação entre a previsão e a realização das receitas e despesas; controla as operações de crédito, a dívida ativa, os valores, os créditos e as obrigações; revela as variações patrimoniais; e mostra o valor do patrimônio. 
Seguindo os dispositivos da Lei nº 4.320/64 e as afirmações anteriores, a Contabilidade Pública pode ser definida como sendo o ramo da Contabilidade que registra, controla e demonstra a execução dos orçamentos, dos atos e dos fatos da Fazenda Pública e o patrimônio público e suas variações, demonstra também, todos os atos praticados pelo administrador, quer sejam de natureza orçamentária (previsão da receita, fixação da despesa, empenho, descentralização de créditos, etc.) ou sejam meramente administrativos (contratos, convênios, acordos, ajustes, avais, fianças, valores sob responsabilidade, comodatos de bens, etc.) representativos de valores potenciais que poderão afetar o patrimônio no futuro. Portanto, a Contabilidade não evidencia somente o patrimônio e as suas variações, mas, também, o orçamento e a sua execução (previsão e arrecadação da receita e a fixação e a execução da despesa). 
O objetivo da Contabilidade aplicada à Administração Pública é de fornecer à administração informações atualizadas e exatas para subsidiar as tomadas de decisões; informações aos órgãos de controles interno e externo, para o cumprimento da legislação; e informações estatísticas e outras de interesse dessas instituições governamentais e particulares. 
O Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Contabilidade, no exercício das atribuições que lhes foram atribuídas pelo Decreto-Lei nº 9.295/46, como órgãos fiscalizadores, vêm desenvolvendo um programa de fiscalização nos órgãos públicos, notadamente nos estaduais e municipais, com o propósito de contribuir para o efetivo atendimento da Lei nº 4.320/64 e da Lei Complementar 101/2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF), a qual estabelece normas gerais de finanças públicas a serem observadas pelos três níveis de Governo: Federal, Estadual e Municipal. O principal objetivo da LRF consiste em estabelecer normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal, abrangendo ações planejadas e transparentes, prevenção de riscos e correção de desvios que afetem o equilíbrio das contas públicas e a garantia de equilíbrio nas contas, pelo cumprimento de metas de resultado entre receitas e despesas. 
O programa de fiscalização nos órgãos públicos, desenvolvido pelos Conselhos Regionais de Contabilidade, verifica, nas suas diligências, se o provimento de cargos e o exercício de atividades contábeis estão sendo ocupados por contadores e por técnicos em contabilidade; se há adequacidade do cargo em relação à respectiva categoria profissional; se existe escrituração contábil e se ela está sendo executada de acordo com as normas. 
A fiscalização dos órgãos públicos contribui para a excelência dos trabalhos produzidos pela Administração Pública, para o cumprimento de um dispositivo constitucional e, sobremaneira, para a defesa e a valorização da imagem da classe contábil.
2.2 ATIVIDADES DA EMPRESA
Para o desenvolvimento de um país far-se-á com pessoas, ideias, produtos e serviços, amparados pela destinação adequada de recursos financeiros, essa premissa se aplica a todas as atividades exercidas no âmbito do Estado e diz respeito especialmente à pesquisa agropecuária. Nesse caso, a face mais visível dessa atividade são as tecnologias lançadas por suas instituições na forma de cultivares mais produtivas, novos equipamentos, assim como novos procedimentos e manejos da agricultura que resultam em novos e melhores produtos agrícolas para o consumo de sua população.
Neste momento a Embrapa vem colocar à disposição dos diversos segmentos da sociedade brasileira suas principais tecnologias e resultados lançados em 2013. Trata-se de novas cultivares de soja, trigo, aveia, milho, arroz e forrageiras, entre outras; de novos procedimentos ou manejos agrícolas tais como técnicas de aeração artificial em piscicultura, de controle de pragas em lavouras de soja ou de cultivo de seringueiras; e de novas descobertas científicas que deverão impactar a sociedade e o mercado, entre elas, uma nova forma de clonagem de bovinos e a descrição de uma nova bactéria capaz de aumentar em até 200% o rendimento de grãos. 
Essa nova concepção faz toda a diferença para a Embrapa quando suas pesquisas são desenvolvidas não por intermédio de projetos isolados, mas a partir de portifólios e arranjos de projetos envolvendo uma extensa rede de parceiros internos e externos. O mesmo acontece no âmbito da gestão institucional ao envolver parceiros da iniciativa pública e privada para criar um sistema de inteligência estratégica como o Agropensa, voltado para a antecipação de tendências e identificação de futuros possíveis para a agropecuária brasileira. Esse novo paradigma também afeta o próprio processo de produção e consumo de conhecimentos e tecnologias, que deixa de ser unidirecional para contemplar sua construção conjunta, de maneira interativa. Além da inovação fundamentada no paradigma de redes, outro aspecto fundamental que está orientando a atuação da Embrapa é a preocupação com a sustentabilidade. Nesse contexto, a Embrapa passa a cumprir de maneira mais efetiva seu papel de geradora de soluções em sentido amplo, ao propor e participar com maior efetividade da melhoria de políticas públicas. Entre os melhores exemplos dessa atuação está seu envolvimento no Plano ABC – Agricultura de Baixa Emissão de Carbono, inclusive com o desenvolvimento do sistema de integração Lavoura, Pecuária, Floresta (iLPF), bem como sua participação no processo de modelagem e lançamento da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), além de seu apoio ao programa Brasil Sem Miséria. A Embrapa está se fortalecendo como forte referência em inovação, modernidade, capacidade de antecipação, valorização de parcerias e sustentabilidade, esse reconhecimento se deve ao trabalho de todos os que integram os processos de gestão, desenvolvimento e apropriação dos resultados de suas pesquisas.
2.3 FORMA DE CONTRATAÇÃO DE PESSOAL.
A admissão de pessoal na Embrapa é feita por meio de processos seletivos públicos, conforme o artigo 37, da Constituição Federal do Brasil; Estágios: Programa de Estágio de Complementação Educacional, que abre oportunidades para alunos do Ensino Médio, graduação e pós-graduação em todas as Regiões do Brasil; Seleção de Chefes: Recrutamento e avaliação da habilitação de candidatos aos cargos de chefe-geral de Unidade Descentralizada e gerente-geral de Serviço Especial; 
2.3.1 Balanço Social, ano 2010 e 2012
O Balanço Social de acordo com o IBASE (Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas) é um demonstrativo publicado anualmente pelas empresas, que reúne um conjunto de informações sobre os projetos, benefícios e ações sociais dirigidas aos empregados, investidores, analistas de mercado, acionistas e à comunidade. É também um instrumento estratégico para avaliar e multiplicar o exercício da responsabilidade social corporativa. No Balanço Social a empresa apresenta informações detalhadas e complementares que as demonstrações contábeis publicadas não abordam, como responsabilidade social empresarial junto aos seus funcionários, ao governo e à comunidade,assim, construindo maiores vínculos entre as empresas, a sociedade e o meio ambiente. Em conformidade com o Balanço Social da Embrapa 2014 foram retirados alguns indicadores para base teórica de explicações, na qual são lucro social, Receita Liquida e Empregos gerados, onde serão analisados e apontando as variações nas contas do balanço social. 
Lucro Social: Apesar de a empresa registrar prejuízo operacional contábil em relação de 2013 para 2014, os indicadores demostram que investiu em vários benefícios à sociedade, em conformidade com os indicadores laborais sociais, e as tecnologias Desenvolvidas e transferida a sociedade. No qual tais benefícios se expressam em lucros sociais sendo que em 2013 R$ 20.754.109.291,72 em 2014 R$ 23.693.135.097,08, significando que ouve um decréscimo a menos de um ano ao para outro.
Receita Líquida: A Receita Operacional Líquida (RL) R$ 2.777.242.612,59 em 2014 refere-se às receitas com vendas e serviços, às receitas operacionais (repasses recebidos, outras receitas operacionais e convênios), aos resultados das receitas menos as despesas orçamentárias e extra orçamentárias, deduzidos os descontos concedidos, os impostos sobre vendas e serviços (ICMS e 
ISS), as restituições de receita, os ajustes realizados sobre a receita bruta auferida com vendas e serviços, as retificações de receitas federais e outras deduções.
Empregos criados: A empresa obteve um aumento para 2014 em vários indicadores, somente em empregados acima de 45 anos e empregados portadores de Deficiência física que houve um decréscimo, ficando esse índice ser mais baixo que no ano 2013.
A Embrapa é uma Empresa Pública cujo Capital Social pertence integralmente à União.
Balanço Social tem como principal objetivo demonstrar à sociedade a ação socialmente responsável da empresa, uma vez que, as ações desenvolvidas em prol da melhoria da sociedade e do meio ambiente ajudam instigar a valorização da cidadania corporativa acarretando no estreitamento da relação da empresa/sociedade. 
Conforme APOLINARIO, (2002 p.7), diz o seguinte; o balanço social tem o objeto evidenciar publicamente política social empresarial a favor do crescimento e desenvolvimento da sociedade por meio de: abertura de novas vagas de emprego; gastos com treinamento para formação profissional; assistência social; medicina do trabalho para corpo funcional e políticas voltadas para proteção e preservação do meio ambiente 
2.4 SISTEMA DE INFORMAÇÃO
Sistema de informação é um sistema que coleta, armazena, analisa e dissemina informações para atingir um propósito especifico, transformando dados em informação ou conhecimento (TURBAN et al., 2010). 
Assim diz REZENDE, (2007), O maior objetivo desses sistemas é de auxiliar as organizações nos seus processos de tomada de decisão sendo que, no caso da administração pública, este cliente é o cidadão. 
Buscando melhorar o seu relacionamento com o cidadão até os seus processos administrativos, a administração pública vem adotando em suas atividades o uso de tecnologias e sistemas de informações com objetivo de gerenciamento do bem comum. O sistema de informação (SI) quando utilizada pela Administração Pública pode dar apoio no planejamento estratégico da instituição, ajuda na tomada de decisão dos Gestores e favorecer o trabalho dos funcionários aumentando o leque da disponibilidade de serviços e garantindo assim a eficiência da administração. 
Para solucionar problemas com todo esse processo de geração de papeis criou-se o processo de Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED) que propõe que a digitalização ao invés de um arquivo impresso. O (GED) é o resultado da aplicação de um conjunto de novas tecnologias para otimizar o fluxo de documentos em empresas e organizações, assim como agilizar as comunicações e aumentar a produtividade de processos. O (GED) traz consigo algumas mudanças importantes no que diz respeito a maneira de como criar, armazena, e distribuir um documento pois, o sistema permite ao usuário acessarem os documentos de forma ágil e segura normalmente via navegador web por meio de uma intranet corporativa acessada interna ou externamente sendo esta última forma a mais presente nos dias de hoje.
2.5 INVESTIMENTOS
Os investimentos são realizados na forma de participação societária em empresas estaduais de pesquisa agropecuária, assistência, extensão rural e difusão de tecnologia, necessárias a consecução do seu objetivo social.
Total dos Investimentos:
2013: R$ 4.891.992,96;
2012: R$ 4.892.325,33.
2.6 PATRIMÔNIO LÍQUIDO
O Capital Subscrito e Integralizado da EMBRAPA é de R$ 62.000.000,00 (sessenta e dois milhões de reais), cujo montante pertence integralmente à União.
2.6.1 DRE – Demonstrativo de Resultado do Exercício
Representadas operações realizadas pela EMBRAPA, durante o período de Janeiro a Dezembro de 2013.
Destaca o resultado líquido do período, incluindo o que se denomina de: Receitas e despesas realizadas.
2.6.2 Importância das Notas para a Empresa e seus Investidores
As notas explicativas são parte integrante das demonstrações contábeis. Assim pode-se dimensionar a respectiva importância para tal fração deste relatório perante as demonstrações financeiras. Importante para a tomada de decisões interna e externa da EMBRAPA.
2.6.3 Contabilidade do Setor Público
Contabilidade Pública é o ramo da Ciência Contábil que aplica à Administração Pública as técnicas de registro dos atos e fatos administrativos, apurando resultados e elaborando relatórios periódicos. A assim a Contabilidade Pública registra, controla e demonstra o orçamento aprovado, bem como a sua execução, os atos e fatos administrativos da fazenda pública, o patrimônio público e suas variações. De acordo com a Lei 4.320/64 a Contabilidade Pública organiza-se de modo a permitir o acompanhamento da execução orçamentária, o conhecimento da composição patrimonial, a determinação dos custos dos serviços, o levantamento dos balanços gerais, a análise e interpretação dos resultados econômicos e financeiros. A execução orçamentária é um fator primordial para o controle e acompanhamento da despesa pública em nosso País, e tem papel fundamental na organização e funcionamento dos órgãos públicos em geral. 
O objetivo do orçamento é dispor sobre a atividade financeira do estado tanto no ponto de vista das receitas como das despesas. A Constituição Federal de 1988 institucionalizou um verdadeiro sistema orçamentário ao prever a edição da Lei do Plano Plurianual, Lei de Diretrizes e Lei do Orçamento Anual, que se interligam com objetivo de dotar o setor público num processo de planejamento orçamentaria de curto, médio e longo prazo. Esse planejamento abrange todos os poderes (executivo legislativo e judiciário). 
A planilha apresenta uma análise dos dados referentes aos anos 2010 a 2014 em relação a execução orçamentaria, no qual todos os dados são originários retirados do portal de transparência da EMPBRAPA, onde os mesmos foram analisados na qual se apresenta os programas do governo e suas principais evoluções. Conforme análise do boletim de execução orçamentaria analisaremos os exercícios de 2011 a 2014, com um grau de relevância, onde será verificado em questão todos os pontos levantados. Para análise foi feito comparações entre o orçamento valor liquidado, valor pago, chegando as seguintes analises:
Programa 0360 – Gestão da Política Agropecuária: O programa foi realizado durante os exercícios de 2010 e 2011 e teve como dotação orçamentaria inicial R$ 3.456.000,00 com 100% liquidado durante os exercícios de 2010 e 2011 e como dotação final no exercício de 2010 R$ 2.992.754,61 com 86,60% de valor pago e em 2011 R$ 2.504.151,47 com 80,51% de valor pago a variação dos valores não pagos dos exercícios 2010/2011 foi de 19,51% gerando assim um resto a pagar e se constituirá em uma Dívida Flutuante (dívida de curto prazo) e Podem-se distinguir em dois tipos de Restos a Pagar, os Processadose os Não processados. Programa 0750 - Apoio Administrativo: O programa foi realizado durante os exercícios de 2010 e 2011 no exercício de 2010 o programa teve como dotação orçamentaria inicial R$ 1.326.043.557,00 com 100% liquidado e R$ 1.301.296.516,22 de valor pago 93,13% já no exercício de 2011 a dotação inicial foi de R$ 1.618.796.691,00 com 100% liquidado e R$ 1.601.369.010,75 de valor pago 98,92% a variação dos valores não pagos dos exercícios 2010/2011 foi de 18,73% gerando assim um resto a pagar.
Programa 1156 – Pesquisa e Desenvolvimento para a Competitividade e Sustentabilidade do Agronegócio: O programa foi realizado durante os exercícios de 2010 e 2011. No exercício de 2010 o programa teve como dotação orçamentaria inicial R$ 430.127.299.00 com 100% liquidado e R$ 201.236.788,03 de valor pago 46,79%. Já no exercício de 2011 o orçamento inicial foi de R$ 341.548.027,85 com valor liquidado de 99,98% de R$ 341.487.789,19 e o valor pago R$ 178.609.049,13 com percentual de 52,29% a variação dos valores não pagos dos exercícios 2010/2011 foi de 12,66% gerando assim um resto a pagar.
Programa 1161 - Pesquisa e desenvolvimentos Agropecuário e Agroindustrial para a Inserção Social: No exercício de 2010 o programa teve como dotação orçamentaria inicial R$ 63.506.551,00 com o valor liquidado de R$ 31.357.897,93 observe que aqui o serviço ou mercadoria não foi completamente prestado ou entregue por isso a despesa não foi completamente realizada gerando um percentual de liquidação de 49,38% e o valor pago foi de R$ 18.876.991,58 com percentual de 29,72%. Já no exercício de 2011 a dotação orçamentaria inicial R$ 34.336.156,46 com o valor liquidado de R$ 34.336.156,46 percentual de 100% e os valores pagos foi de R$14.313.987,06 percentual de 41,69% a variação dos valores não pagos dos exercícios 2010/2011 foi de 31,87% gerando assim um resto a pagar.
Programa 1409 - Desenvolvimento da Agroenergia: No exercício de 2010 o programa teve como dotação orçamentaria inicial R$ 59.381.269,00 com o valor liquidado de R$ 59.091.629,94 observe que aqui o serviço ou mercadoria não foi completamente prestado ou entregue por isso a despesa não foi completamente realizada gerando um percentual de liquidação de 99,51% e o valor pago foi de R$ 38.412.080,94 com o percentual de 64,69%. Já no exercício de 2011 dotação orçamentaria inicial R$ 40.801.182,79 com o valor liquidado de R$ 38.154.141,50 aqui a despesa não foi completamente realizada gerando um percentual de liquidação de 93,51% e o valor pago foi de R$ 10.023.845,24 com o percentual de 24,57%. A variação dos valores não pagos dos exercícios 2010/2011 foi de 73,99% gerando assim um resto a pagar.
Programa 1426 - Conservação, Manejo e Uso Sustentável da Agro biodiversidade: No exercício 2010 o programa teve como dotação orçamentaria inicial R$ 5.231.563,00 com o valor liquidado de R$ 5.231.563,00 com o percentual de 100% e o valor pago foi de R$ 2.616.708,54 e com percentual de 50,02%. Já no exercício de 2011 a dotação orçamentaria inicial foi de R$ 5.329.645,15 com a liquidação de 100% e o valor pago foi de R$ 2.116.012,68 com o percentual de 39,70%. A variação dos valores não pagos dos exercícios 2010/2011 foi de 23,66% gerando assim um resto a pagar.
Programa 0906 - Operações especiais: Serviço da Divida Externa (Juros e Amortizações): Este programa foi realizado durante os exercícios de 2010/2011/2012. No exercício de 2011 teve como dotação inicial R$ 2.962.366,33 com valor liquidado de 100% e valor pago de R$ 2.962.366,33 com percentual de 100%%. No exercício de 2012 o programa teve como dotação inicial R$ 5.835.873,56 com valor liquidado de 100% e valor pago de R$ 5.835.873,56 o percentual de valor pago foi de 100%. Este programa não apresentou restos a pagar mais foi o programa que teve a maior dotação inicial no exercício de 2012 e o maior valor pago.
Programa 2042 - Inovações para a Agropecuária: Este programa foi realizado durante os exercícios 2012/2013/2014. No exercício de 2013 o programa teve como dotação inicial R$ 424.720.333,60 com o valor liquidado de R$ 422.503.515,34 com percentual de 99,48% e valor pago de R$ 200.576.663,91 com um percentual de 47,23%. No exercício de 2014 a dotação inicial do programa foi de R$ 406.613.389,84 com o valor liquidado de R$ 406.191.111,02 com percentual de 99,90% e valor pago de R$ 237.159.000,60 com o percentual de 58,33%. A variação dos valores não pagos dos exercícios 2013/2014 foi de 15,42% gerando assim um resto a pagar.
Programa 2105 - Gestão e Manutenção do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento: Este programa foi realizado durante os exercícios 2012/2013/2014. No exercício de 2013 o programa teve como dotação inicial R$ 2.033.641.796,95 com o valor liquidado de 100% e valor pago de R$ 1.995.626.019,62 com o percentual de 98,13%. No exercício de 2014 o programa teve como dotação inicial R$ 2.352.855.019.31 com o valor liquidado de 100% e valor pago de R$ 2.345.445.337,75 com o percentual de 99,68%. A variação dos valores não pagos dos exercícios 2013/2014 foi de 14,91% gerando assim um resto a pagar.
Programa 0901 - Operações Especiais Cumprimento de Sentenças Judiciais: Este programa foi realizado durante os exercícios 2010/2011/2012/2013/2014. No exercício de 2013 o programa teve como dotação inicial R$ 17.128.735,38 com o valor liquidado de R$ 99,99% e valor pago de R$ 16.965.350,39 com o percentual de 99,05%. No exercício de 2014 o programa teve como dotação inicial R$ 19.319.378,00 com o valor liquidado de 100% e valor pago de R$ 16.984.632,17 com o percentual de 87,92%. O percentual de resto a pagar é de 12,08%.
Programa 0909 - Operações Especiais Outros Encargos Especiais: Este programa foi realizado somente no exercício de 2014 com dotação inicial de R$ 264.910,00 com valor liquidado de 100% e valor pago de R$ 234.910,00 com o percentual de 88,68%. O percentual de resto a pagar é de 11,32%.
3 QUADRO DE FUNCIONÁRIOS DA FAZENDA NOVA ESPERANÇA.
Métodos Quantitativos aplicados a Contabilidade vem sendo utilizados com frequência pelos Auditores contábil onde as Ciências Matemáticas estão integradas aos conceitos de mensuração contábil. 
Contabilometria é o ramo da contabilidade que trata da mensuração de relações econômicas e financeiras e testa sua validade. Onde são aplicados métodos quantitativos na solução de problemas contábeis. Contabilometria ajuda a identificar e compreender várias relações possíveis entre os elementos de realidade das empresas (FIGUEIREDO et al., 2001). 
Entre os parâmetros dos métodos quantitativos estarem a Medidas descritivas ou Estatísticas descritivas como é mais conhecida ela é a etapa inicial para análise de dados em um grupo de elementos entre suas características podemos destacar: a média, a variância, o desvio padrão, a mediana e a moda. Com auxílio da Moda (dados agrupados) vamos resolver a seguir a equação que vai dar a resposta que o produtor rural Marcio Costa proprietária da fazenda Nova Esperança ele aumentou o seu quadro de funcionários e agora ela quer saber o salário modal de seus funcionários.
 
Para fazer este cálculo vamos utilizar uma tabela com a tabulação dedada quantitativos agrupada e a fórmula de CZUBER
 
 MO = 3.800 + 0,4827586 * 200 =
 MO = 3.800 + 9655172
 MO = 3.896,55
Após o cálculo chegamos ao salário modal dos funcionários da fazenda que é de R$ 3.896,55. A estatística descritiva implica em descrever aquilo que os dados indicam após tabulados, convertidos em tabelas e gráficos. Como o próprio nome sugere sua função é descrever aquilo que estamos vendo a parti da analise daquilo que estamos observando. As informações econômico-financeiras que são prestadas pela contabilidade são apresentadas externamente sob a forma de relatórios contábeis. 
Os relatórios contábeis mais importantes são: Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado do Exercício, Demonstração de Lucros e Prejuízos Acumulado, Demonstraçãode Fluxo de Caixa, Demonstração do Valor Adicionado, Demonstração do Resultado Abrangente e o Balanço Social.
Balanço Social é um instrumento de gestão com informações contábeis, econômicas, ambientais e sociais. Onde o uso dos Métodos Quantitativos aplicados tanto quanto para sua elaboração como para sua análise é de suma importância.
3.1 CRITÉRIOS PARA DESENVOLVIMENTO DO BALANÇO SOCIAL DA EMBRAPA 
1. Base de Cálculo
2. Indicadores Laborais
3. Indicadores Sociais 
4. Tecnologias Desenvolvidas e Transferidas à Sociedade (TD)
5. Lucro Social 
6. Indicadores do Corpo Funcional
7. Informações Relevantes Quanto ao Exercício da Cidadania Empresarial
O critério 1: trata-se da Base de Cálculo, que é divido em Receita Líquida, Resultado Operacional e Folha de Pagamento.
O critério 2: Indicadores Laborais, evidencia os gastos relacionados a Alimentação, Encargos sociais compulsórios, Previdência privada, Saúde, Segurança e medicina no trabalho, Educação, Cultura, Capacitação e desenvolvimento profissional, Creches ou auxílio creche e outros benefícios. 
 O critério 3: Indicadores Sociais trata dos Tributos Sociais (Excluídos os Encargos Sociais)
 O critério 4: Tecnologias Desenvolvidas e Transferidas à Sociedade (TD) evidencia os investimentos e separa os investimentos relacionados às atividades da empresa dos programas ou projetos transferidos a sociedade.
O critério 5: Lucro Social 
O critério 6: Indicadores do Corpo Funcional descreve os números de empregados ao final do período, de admissões durante o período, de empregados terceirizados, de estagiários, de empregados acima de 45 anos, de mulheres, de negros e de portadores de deficiência ou necessidades especiais que trabalham na empresa, além do percentual de cargos de chefia ocupados por mulheres e por negros.
O critério 7: usado para evidenciar outras informações relevantes quanto ao exercício da cidadania empresarial. Através de ferramentas da estatística a mais apropriada podemos analisar os dados dos cinco primeiros critérios que são números. 
Conforme diz Barbetta (2006, p. 30) “quando os possíveis resultados de uma variável são números de uma certa escala, dizemos que esta variável é quantitativa”.
De acordo com Fávero et al (2009) o uso de estatísticas descritivas permite verificar a comportamento dos dados por meio de tabela. Frequências absolutas, frequências relativas, Tais cálculos podem ser simples como a média aritmética, a mediana, a moda ou a amplitude ou podem ter um grau maior de sofisticação como a análise de regressão ou o coeficiente correlação linear de Pearson (Richardson, 1999).
Segundo Bussab e Morettin (1987), A moda é definida como o dado que mais veze aparece dentro de um conjunto de dados. A mediana, ainda segundo estes autores, é o valor observado em um ponto central entre todos os valores se estes forem postos em ordem crescente ou decrescente. 
A média aritmética ou simplesmente média, segundo Barbetta (2006, p. 91) pode ser definida “como a soma dos valores dividida pelo número de valores observados”. A distribuição de frequência modal agrupa os dados por classes de ocorrência, resumindo assim a análise de conjunto de dados muito grande. Ou seja, serve para o gestor ter uma visão mais sucinta dos fatores ou investimentos sociais que a empresa realizou.
4 CONCLUSÃO
Sobre os princípios e normas das legislações da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - EMBRAPA, evidenciando seus critérios técnicos e normas profissionais para orientar e a elaboração de seus relatórios e demonstrações.
Deu-se a oportunidade de aprender a importância da EMBRAPA, nos seus aspectos jurídicos, atividade da empresa, forma de contratação de pessoal, apresentação do balanço social de uma economia pública, execução de serviço contábeis relacionados a agricultura familiar para o senário brasileiro.
REFERÊNCIAS
Disponível em: <https://www.embrapa.br/relatorio-de-atividades> Acesso em 23/09/2015 às 20hs.
Disponível em: <https://www.embrapa.br/processos-seletivos> Acesso em 23/09/2015 às 20:20hs.
Disponível em: <https://www.embrapa.br/concursos> Acesso em 23/09/2015 às 20:45hs.
Disponível em: <https://www.embrapa.br/estagios> Acesso em 23/09/2015 às 21hs.
Disponível em: <https://www.embrapa.br/selecaochefe> Acesso em 24/09/2015 às 15hs.
Disponível em: <https://www.google.com.br/#q=regime+juridico+da+embrapa> Acesso em 26/09/2015 às 14hs.
https://www.embrapa.br/relatorio-de-atividades. Acesso dia: 26/09/2015 às 15hs.
http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/economia/agropecuaria/censoagro/agri_familiar_2006/familia_censoagro2006.pdf. Acesso em 26.09.2015 às 16:15hs.
www.mfpericias.com/pdf/metodos-quantitativos.pdf.
EMBRAPA: Progrmas do Governo http://www.agricultura.gov.br/arq_editor/file/Minist erio/planos%20e%20programas/RELATORIO%20DE%20AVALIACAO%20%20PPA%202010-V5%20-%20Versao%2011-10-2011%20(2).pdf
Sistema de Ensino Presencial Conectado
CIENCIAS CONTÁBEIS
PATRÍCIA DO NASCIMENTO FONSÊCA CALDAS
ALAN SOUZA CHAVES
ISAANE LOPES DOS SANTOS
NICOLAS LIMA DOS SANTOS
CONTABILIDADE APLICADA
Teixeira de Freitas - BA
2015
PATRÍCIA DO NASCIMENTO FONSÊCA CALDAS
ALAN SOUZA CHAVES
ISAANE LOPES DOS SANTOS
NICOLAS LIMA DOS SANTOS
CONTABILIDADE APLICADA
�PAGE \* MERGEFORMAT�22�

Outros materiais