Buscar

A linguagem em defesa da verdade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

UFSJ – Universidade Federal de São João Del Rei
Matéria: Português Instrumental I	
Aluno: Gleidson Jordan dos Santos. Curso: Música Integral - 1º Período Professor: Zé Roberto
A linguagem em defesa da verdade
A linguagem é a forma primordial de comunicação da humanidade, é através dela que se pode compreender os diversos temas propostos pelo universo. A maneira como ela é utilizada, é decisiva para defesa de uma opinião, seja qual for, quando explicitada de forma plausível, torna-se “acreditável”. Se a mesma não for claramente aplicada, a compreensão total de uma mensagem torna-se deficiente.
	Neste contexto de linguagem em defesa de uma verdade, podem-se citar dois filmes com enfoque jurídico, já que o júri é um local onde se presa o bom uso de técnicas lingüísticas para tal fim. O filme “Regras do Jogo (Rules of Engagement)” chama a atenção pela defesa elogiável feita pelo Cel. Hodges, pela forma de exposição dos argumentos da defesa. Além disso, há de se explicitar também a relevância com que é evidenciada no filme a importância das provas em um julgamento e em qualquer outro processo, pois elas têm o poder de condenar ou inocentar um indivíduo. Assim como no filme “O Exorcismo de Emily Rose”, baseado em uma história real, onde tanto a defesa quanto a acusação, usufruem de táticas para proteção de suas opiniões, tentando fazer com que os jurados acreditem em uma delas.
“Mais do que qualquer outro profissional, sem dúvida, o cientista tem a obrigação de escrever não apenas de maneira a fazer-se entendido, como de modo a não ser mal compreendido” (E.H. McClelland, 1943). Essa afirmativa resume o que é comum de acontecer, a forma na qual se utiliza a linguagem para defesa um ponto de vista, deve ser clara e em casos como o imparcial a fim de que os receptores da mensagem a compreendam totalmente.
Enfim, se adequada a linguagem estiver à opinião que se mantém um indivíduo, as chances de protegê-la firmando sua veracidade torna-se mais eficaz, fortalecendo as idéias expostas. Lembrando que é essencial que o uso da mesma não seja tão complexo a ponto de prejudicar a compreensão mútua.

Outros materiais