Buscar

cultura material e cultura imaterial EXEMPLO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Conceito de cultura material e cultura imaterial
 A cultura material consiste em todo tipo de utensílios, ferramentas, instrumentos, máquinas, hábitos alimentares, tipos de habitação, etc. A cultura material pode influir no estilo de vida de um grupo. Por exemplo: no interior do Nordeste a farinha de mandioca é alimento básico; as rede são usadas por grande parte das pessoas para dormir; as casas pobres são construídas com barro e folhas de palmeira. Forma-se, assim, um modo ou estilo de vida fundamentado na cultura material da região.
 A cultura imaterial abrange todos os aspectos não-materiais da sociedade, tais como: normas sociais, religião, costumes, ideologia, ciências, artes, folclore, etc. Por exemplo, a maioria da população segue a religião católica, não há pena de morte na legislação do Brasil e, embora proibida por lei, o preconceito racial é bastante difundido no país.
- Exemplos de cultura material e cultura imaterial do seu estado e da sua cidade; 
 1- Em sua memória, é criado em 31 de maio de 2000 o Centro Cultural Djanira da Motta, pelo prefeito em exercício Joselyr Benedito Silvestre, instalado em meio a um bosque na área urbana, onde funcionou no passado a estatal agrícola CAIC. O local recebeu o nome da pintora Djanira, significando o tributo do município de Avaré à “maior artista avareense de todos os tempos”, cujas telas ficaram mundialmente conhecidas por retratarem de forma genuína as cores do Brasil. O espaço abriga a Biblioteca Municipal “Prof. Francisco Rodrigues dos Santos”.
 No mesmo local foi criado em 2 de abril de 2008 o Memorial Djanira da Motta e Silva mostra de objetos pessoais, obras e material de referência.
 2- Avaré – E.E. Matilde Vieira Foi criado por decreto de 1901, e instalado, em 8 de junho de 1907.O responsável pela organização foi o inspetor professor José Carneiro da Silva.
Segundo o Anuário do Ensino do Estado de São Paulo de 1907 /08, esse grupo escolar ocupava vastíssima área em um dos pontos elevados da cidade, oferecendo ao observador uma vista agradável resultado de uma grande obra arquitetônica. Seu prédio fez parte de um projeto , elaborado por José Van Humbeeck implantado em 5 municípios, sendo este o único com fachada diferente.
Exemplar de uma das tipologias de edificação escolar implantadas durante a Primeira República pelo Governo do Estado de São Paulo, como parte da política pública de amplos investimentos feitos para promover a educação básica da população, ministrada fundamentalmente nos Grupos Escolares, e a formação adequada de professores, nas Escolas Normais. As construções resultaram de projetos e obras realizadas pelo Departamento de Obras Públicas (DOP), estrutura ligada à Secretaria da Agricultura responsável por criar e manter a infra-estrutura paulista.
 3- Cristo Redentor: A imagem fica em uma região privilegiada, possui um mirante que oferece vista da cidade. O local foi abençoado pelo Arcebispo Dom Antônio Maria Mucciallo que foi inaugurado em 1997. O escultor foi o Engenheiro Paulo Roberto da Silva. O acesso ao local é pela rua Anacleto Pires s/nº, ao lado do ginásio de Esporte Kim Negrão.
 - Importância do trabalho com as culturas material e imaterial na escola.
 A importância se da ao processo de identificação, crítica e respeito que aluno constrói quando tem conhecimento sobre os tipos de cultura, e percebe sua importância. No ambiente escolar, é necessário que o aluno tenha contato com a gama de diversidade cultural que ele tem a sua volta, e que compreenda essas diversidades afim de analisar seus costumes e as produções humanas daquele contexto. 
 -Uma proposta de atividade para trabalhar as culturas material e imaterial com os alunos. 
 4. Justificativa Visando a melhoria da qualidade de ensino, bem como complementação da carga horária da Escola Estadual Professora Galtemir Lins no município de Palmares – PE fora elaborado esse projeto com o Tema “Preservação do Patrimônio Material e Imaterial” cujo título é: “A Cultura Nordestina” tem como foco a construção de uma consciência pautada na mudança de atitudes contribuindo no processo de ensino e aprendizagem tornando-o interativo e significativo. 
 5. Objetivos:Geral: Conscientizar os alunos e a comunidade escolar que a Preservação do Bem Material e Imaterial é muito importante. De forma disciplinar e interdisciplinar desenvolvam esse conhecimento para que se sintam seres transformadores de seu ambiente.
 6.  Valorizar, museus letras de músicas. Valorizar o uso de Blog dentro do contexto educacional; Estimular a leitura de textos diversos e compreensão das leituras intertextuais e hipertextuais (letra de música, etc.);Produzir diferentes tipos de textos dentro do gênero textual proposto; Identificar as variedades linguísticas em relação ao padrão culto; Usar os meios tecnológicos para o desenvolvimento do senso crítico acerca da preservação do patrimônio material e imaterial: Desenvolver atividades pedagógicas de forma interdisciplinar;Específicos:
 7.  Produção de diferentes tipos de texto de acordo com o gênero proposto.  Visita ao Museu e Pesquisa de campo (viagem ); Participação efetiva no Blog para exposição de comentários e produções; Apresentação das produções utilizando ferramentas tecnológicas; Exposição das atividades produzidas;Pesquisas em ambientes virtuais (internet) e bibliotecas; As atividades propostas serão desenvolvidas através de uma participação dinâmica e interativa.Metodologia:

Outros materiais